Chamados e convocados a trabalhar na “Vinha do Senhor”
...todos somos chamados!
Publicado em 20/09/2020

www.pexels.com. Ad uso gratuito (CC0).

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 38 – 2020
SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA / Dia 21 – São Mateus, Apóstolo e Evangelista / Dia 23 – São Pio de Pietrelcina / Dia 26 – São Cosme e São Damião, Mártires. 

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

À luz do Mês da Bíblia e com o lema: “Abra tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11), iniciamos mais uma semana e nos aproximamos do final do mês de setembro, metade do segundo semestre. Nesta semana, em nosso hemisfério sul, entraremos na “Estação Primavera”, a estação das águas, das flores, onde a terra se aquece e se prepara para receber a semente e a natureza transborda em vida, apesar das mudanças climáticas e das excessivas queimadas na região amazônica, especialmente no pantanal mato-grossense, destruindo a fauna e a flora, chegando fumaça ao sul e ao sudeste do Brasil. A Igreja e o mundo se voltam à Amazônia e se preocupa com a nossa “Casa Comum”, neste ano do “Jubileu da terra”. O universo está em chamas e corremos o perigo de uma nova onda do Covid-19, com novos focos na Europa.   

Precisamos olhar o mundo e discerni-lo com os olhos de Deus, assim como nos alerta o Profeta Isaias: “Meus pensamentos não são como vossos pensamentos e vossos caminhos não são como vossos caminhos” (Is 55, 8). Precisamos buscar o Senhor enquanto Ele está perto e enquanto pode ser achado. Não é Deus que se afasta de nós; somos nós que corremos o perigo de nos afastarmos de Deus e não mais sentirmos sua presença. Isso é uma questão muito séria e preocupante. Quantos dos nossos fiéis leigos que se afastaram das nossas Igrejas por medidas protetivas, mas que agora poderiam retornar e estão relutando? Será apenas medo de serem contaminados ou acabaram tendo outros hábitos e não sentem mais a mesma falta e necessidade de voltar à Igreja, de celebrar a eucaristia e receber os sacramentos?

Como vimos no Evangelho, todos somos chamados e convocados a trabalhar na “Vinha do Senhor”. Não importa a hora. Alguns são chamados de madrugada, outros ao longo do dia e aqueles ainda do final do dia. O impressionante é que todos receberão a mesma quantia, pois todos são filhos de Deus, tem seu valor, sua dignidade e suas necessidades. A justiça do Reino prevalece. A justiça de Deus não contrasta com a justiça dos homens, mas a transcende pelo amor. A pessoa sempre deve estar acima de qualquer interesse, de qualquer jogo de poder. Jesus nos revela que a bondade e o amor de Deus são dons totalmente gratuitos. Não importa quanto tempo trabalhamos para o Reino, mas como trabalhamos a exemplo do Apóstolo Paulo que faz um belo testemunho: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro”. (Fl 1, 21). Ele conclui: “Só uma coisa importa: viver à altura do Evangelho de Cristo”.

Outro aspecto do evangelho deste domingo e que Jesus nos chama muito atenção é sobre o perigo da INVEJA. Ela é extremamente destrutiva nos relacionamentos humanos. Na história Bíblica acompanhamos muitas passagens: “Caim matou Abel” por inveja (Gn 4,6); os filhos de Jacó “venderam José, o irmão caçula, ao Egito” (Gn 37,22); Jesus também foi assassinado pela inveja das autoridades judaicas. Infelizmente, hoje, a história se repete na Igreja, na vida religiosa e nas relações familiares. Como diz o ditado popular: “A inveja mata”. Pedimos a cura deste mal. Este sentimento não faz bem a ninguém. Mesmo que às vezes possamos chamá-la de “boa inveja”, a inveja é nociva, é tóxica, para não dizer, diabólica.

  COMUNICADOS:

  • Continuamos valorizando o mês da Bíblia, lendo-a e meditando-a sempre que possível. Também desejo cuidado diante da pandemia e valorizemos o “Setembro Amarelo”, o combate ao suicídio.
  • Neste sábado, dia 19 de setembro, comemoramos o “Dia do Educador Social”. Parabenizamos todos os educadores sociais, especialmente os Educadores Cavanis presente em nossa Província e em toda Congregação.
  • Todos são chamados a trabalhar na “Vinha do Senhor”. Estamos nos aproximando do final do ano e precisamos intensificar nosso trabalho vocacional. Não deixamos esta tarefa apenas aos formadores ou equipe de formação. Obrigado pelo empenho e dedicação de todos no chamar, acompanhar e conduzir os vocacionadas às nossas casas de formação.
  • No dia 04 de outubro, em Valle Hermoso, Santo Domingo, o religioso andino Júlio Bolívar Rosero Guillén, fará sua profissão perpétua. Rezamos por ele e por todos os seminaristas e religiosos formandos da nossa Congregação.

ANIVERSARIANTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 25, sexta-feira, Ir. Renato José Rothen, auxiliar na Casa da Criança e do Adolescente Pe. Lívio Donatti e na Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus à luz do Carisma da nossa Congregação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “São Mateus, Apóstolo e Evangelista”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br