Setembro, mês dedicado a Bíblia
Que a Palavra de Deus nos ilumine e nos aponte o caminho do encontro do irmão e da irmã...
Publicado em 07/09/2020

3C

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 36 – 2020
SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA / Dia 07 – Dia da Pátria / Dia 08 – Natividade de Nossa Senhora / Dia 12 – Santíssimo Nome de Maria

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com imensa alegria, fé e amor, iniciamos o mês de setembro, Mês da Bíblia. O tema para este mês é: “Abra tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). É um tema muito provocativo e instigante, especialmente para o momento difícil em que a humanidade atravessa, milhares de desempregados, sem teto, sem pão, muitos sem esperança. Abrir a mão ao irmão é abrir o coração para acolhê-lo, consolá-lo, mas também é abrir a dispensa e se, possível, também o bolso para dar-lhe o mínimo necessário para sobreviver. Que a Palavra de Deus nos ilumine e nos aponte o caminho do encontro do irmão e da irmã, especialmente aqueles que moram e convivem conosco, como também aqueles que batem em nossas casas, em nossas Igrejas suplicando tantos tipos de ajuda, não apenas material, mas principalmente o conforto espiritual.

A liturgia da Palavra deste final de semana não poderia ser mais apropriada para entender e vivenciar o tema do mês da Bíblia. O Profeta Ezequiel assim nos diz: “Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e não lhe falares, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu pedirei conta da sua morte” (Ez 33,8). São Paulo aos Romanos assim escreve: “Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor próprio, pois quem ama o próximo está cumprindo a lei” (Rm 13, 8). No evangelho Jesus conclui: “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão” (Mt 18, 15). Todas estas passagens da Sagrada Escritura nos convidam a abrir a mão e o coração ao irmão a fim de ampará-lo, corrigi-lo e ajudá-lo a salvar-se. Não podemos nos omitir nestas situações. Porém, sempre com muita caridade. Não somos juízes, mas irmãos.

No Brasil estamos celebrando a “Semana da Pátria”, o “sete (07) de setembro”. Como patriotas somos chamados a rezar por nossa pátria, pelos que exercem cargos públicos, pelas famílias, pela juventude e pela infância brasileira. Somos uma grande nação, um país rico e promissor, mas infelizmente constatamos um desnível social exacerbado, muita injustiça e corrupção. Não cabe a nós julgar, sermos partidário, mas cabe a nós fazer a parte de patriotas e, primeiramente, de cristão, de católicos, de consagrados e leigos engajados. Também lembro que a Igreja lançou o “Jubileu da Terra” que vai até o dia 04 de outubro de 2021, comória de São Francisco. Lembro, com pesar, que as devastações e as queimas foram imensas nestes últimos tempos e que o mundo se volta para a Amazônia, pulmão do Planeta, que agoniza. Será uma grande oportunidade para retomarmos os dois documentos “Sínodo da Amazônia” e a “Laudato SÍ”, a fim de lermos e meditarmos. Rezamos por nossa Pátria e cuidamos da nossa terra, nossa “Casa Comum”.

  COMUNICADOS:

  • Agradecemos mais uma vez a Deus e aos nossos confrades pelos momentos vividos em Belo Horizonte no final de semana passada, e motivo todos a continuarmos rezando pela perseverança e o aumento das vocações para a nossa Congregação e para a Igreja.
  • Unimo-nos em oração ao Ir. Wenceslau Kluczkowski pelo falecimento de sua mãe, Natália Kluczkowski, sepultada neste sábado dia 05 de setembro na cidade de Castro, PR. O 7º dia será na quinta-feira. Colocamos em oração.
  • O mês de setembro no Brasil, além de ser celebrado o mês da Bíblia é também conhecido como “Setembro Amarelo”, marcando a luta da prevenção ao suicídio, com o tema: “Amor à vida”. Desde o ano de 2014 celebra-se esta campanha. O dia próprio é no dia 10 de setembro. São registrados mais de 12 mil suicídios no Brasil anualmente e mais de 01 milhão no mundo. Registra-se que 96,8% dos casos de suicídios estão relacionados a problemas mentais, sendo a depressão a maior causa.   
  • No dia 04 de outubro, em Valle Hermoso, Santo Domingo, o religioso andino Júlio Bolívar Rosero Guillén, fará sua profissão perpétua. Rezamos por ele e por todos os seminaristas e religiosos formandos da nossa Congregação.

ANIVERSARIANTE DE VIDA:

- Dia 10, quinta-feira, Religioso e Diácono José Barbosa, residente no seminário Irmãos Cavanis de Ponta Grossa, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus.

ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 08/09/2001, terça-feira, Pe. Vanderlei Pavan, vigário da Paróquia Cristo rei de Realeza, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um abençoado ministério junto aos seus compatriotas e o povo de Realeza.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br