Celebramos as vocações leigas
O tema para este mês é “Amados e chamados por Deus”. Sentir-se amado por Deus é o fundamento para toda e qualquer vocação.
Publicado em 24/08/2020

CNBB - 2020.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 34 – 2020
AGOSTO – MÊS VOCACIONAL / Dia 23 – Vocação do Cristão Leigo / Dia 24 – São Bartolomeu, Apóstolo / Dia 25 – São José de Calasanz / Dia 27- Santa Mônica / Dia 28 – Santo Agostinho / Dia 29 – Martírio de São João Batista

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste quarto domingo do mês agosto celebramos as “vocações leigas” e seus mais diversos ministérios dentro da Igreja. O tema para este mês é “Amados e chamados por Deus”. Sentir-se amado por Deus é o fundamento para toda e qualquer vocação. Como falar do amor de Deus se não me sinto amado por Ele? Deixamo-nos amar por Deus e assim seremos capazes de amor verdadeiramente nossos irmãos e irmãs, principalmente os mais abandonados e desprovidos do amor.

Celebrar as vocações leigas, em dignidade, é admitir que todos os seres humanos são amados e chamados por Deus. Vivemos hoje uma Igreja ministerial e a vocação do leigo é fundamental nesta nova visão de Igreja. É impossível pensar e admitir hoje uma Igreja sem a presença dos ministérios leigos. Precisamos trabalhar em comunhão e mútua colaboração. Os ministérios ordenados não são os únicos ministérios na Igreja. Ministérios ordenados e ministérios leigos são amados por Deus e queridos pela Igreja. Um fortalece e complemente o outro, não são excludentes, precisam estar em harmonia. Parabenizamos neste dia todos os leigos e leigos e trabalhamos pelo aumento e perseverança das vocações leigas em todas as nossas Igrejas.

O evangelho deste domingo é bem provocativo para todos nós que nos dizemos cristãos. Somos convidados a responder de fato quem é Jesus para nós. Mais do que uma resposta aprendida num livro, numa catequese, ou na ideia de alguma pessoa, somos interpelados a darmos uma resposta pessoal. Quem é Jesus? Precisamos reconhecer Jesus para que nossa espiritualidade possa ser de fato encarnada, verdadeira, e que dê sentido para a nossa vida. A vocação do leigo e leiga em nossa Igreja é estar em constante busca por Jesus. Encontramo-lo na Eucaristia, na sua Palavra e principalmente no irmão que sofre e pena na luta por vida e dignidade.

Neste dia 25 de agosto, terça-feira, celebramos com imensa alegria a festa de São José de Calasanz, nosso Patrono. Antigamente esta festa era celebrada no dia 27 de agosto, agora, oficialmente, celebra-se no dia 25 de agosto. Nosso Superior Geral nos enviou uma bela carta circular para comemorar este dia e os 200 anos da Casetta. Este será um dia de muita oração e intercessão. São José de Calasanz foi um santo que se dedicou inteiramente à educação da juventude. De certa forma, foi um verdadeiro mártir da educação. Sofreu perseguição e até a prisão, mas deixou um enorme legado educacional a toda a “Família Calasanziana”, incluindo nossa Congregação que o tem como patrono. Neste dia também celebramos 49 anos da antiga escola “Ninho Sorriso” de Castro, hoje Centro de Educação Infantil Jardim “Ninho Sorriso”, a primeira obra educacional Cavanis no Brasil, juntamente com a Escola Cavanis de Ortigueira, antigamente chamada “Escola Branca de Neve”. Mais uma vez parabenizamos a “Família Calasanziana”, onde fazemos parte, nossa Congregação e todas as nossas obras que se dedicam a São José de Calasanz.

  COMUNICADOS:

  • No próximo domingo, dia 30 de agosto, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, os religiosos Cavanis Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A participação será restrita devido à pandemia do Covid-19. Como o Estado de Minas Gerais está em ascensão pelo Covid-19, peço extremo cuidado a todos os que participarão deste momento, evitando saídas e contatos desnecessários, preservando e cuidando da saúde de todos.   
     
  • No dia 31 de agosto, segunda-feira, às 18h, no Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte os religiosos da República Democrática do Congo: Aristide, Daniel e Hermann renovarão os votos de pobreza, castidade e obediência e, neste dia, o aspirante Rafael Eugênio, será admitido à etapa do postulantado.
     
  • Mais uma vez reforço e motivo todos a bem celebrar o mês Mês Vocacional com os subsídios já enviados. Neste domingo celebramos e parabenizamos as vocações e os ministérios leigos e, no ultimo domingo, a vocação do catequista.
     
  • Dia 27 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e o dia “Nacional do Psicólogo”. Pedimos a intercessão de Santa Mônica por todas as mães que rezam o sofrem pelos seus filhos e que os psicólogos, com seu trabalho, ajudem aliviar a dor e o sofrimento humano.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São José de Calasanz, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br