“Amados e chamados por Deus”
Semana de oração pelas vocações à vida “Religiosa Consagrada”.
Publicado em 16/08/2020

Encontro fraterno 2020, reunindo todos os religiosos Cavanis da Província do Brasil.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 33 – 2020
AGOSTO – MÊS VOCACIONAL / Dia 16 – Solenidade da Assunção de Maria e dia das Vocações à Vida Religiosa Consagrada / Dia 20 – São Bernardo / Dia 22 – Nossa Senhora Rainha

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste terceiro domingo do mês vocacional, com imensa alegria, celebramos a Solenidade da Assunção de Maria ao Céu e o início da semana de oração pelas vocações à vida “Religiosa Consagrada”, tendo este ano como tema: “Amados e chamados por Deus”.  Lembrando-nos de todos os religiosos e religiosas do mundo inteiro, e de todas as Congregações, Ordens e Institutos de Vida Consagrada, especialmente da nossa Congregação e das Congregações com quais trabalhamos e partilhamos o Carisma, como é o caso das Irmãos do Santo Nome de Deus, Irmãs Cavanis. Lembramo-nos: Primeiramente Deus nos ama e depois Ele nos chama.

No ano de 2015 celebramos o “Ano da Vida Religiosa Consagrada” e o nosso Papa Francisco afirmou: “Onde estão os religiosos ali existe alegria”. Também nos recordava que precisamos lembrar-nos do passado com gratidão, viver o presente com paixão e vislumbrar o futuro com esperança. São expressões muito ricas e significativas que não podemos esquecer. Somente assim estaremos vivendo com autenticidade nossa consagração e estaremos atraindo os outros jovens à vida religiosa consagrada. Como Cavanis, fomos reconhecidos muitas vezes e por muitos fieis como “Congregação alegre”. Trabalhando com crianças, adolescentes e jovens e não podemos ser diferente. Parafraseando: um “Cavanis triste é um triste Cavanis”.

Na solenidade da Assunção de Maria ao Céu, Aquela que em tudo fez a vontade do Pai, sendo discípula missionária do próprio Filho, acolhemos Maria como Mãe e Modelo dos Consagrados. É em Jesus e Maria, no Filho e na Mãe, que encontramos os fundamentos, a base e a razão da nossa Consagração. Eles, primeiramente, viveram plenamente os conselhos evangélicos: a castidade, a pobreza e a obediência e nos motivam a viver a nossa consagração de forma alegre e radical. Não apenas para os consagrados, mas também aos leigos, consagrados primeiramente pelo Batismo, são apresentados os conselhos evangélicos como meta de vida cristã. Os leigos não professam publicamente os votos, mas vivenciam no seu estado laico, seguindo Cristo e sua Mãe, como modelo para todo cristão.

Aproveito neste momento para parabenizar todos os consagrados Cavanis, masculinos e femininos, como também os religiosos do mundo inteiro. Parabenizo os nossos religiosos da Congregação, alguns chegando aos sessenta ou setenta anos de consagração, outros consagrados recentemente. Formamos uma única Família Cavanis, convivendo lado a lado a experiência com a juventude, a fragilidade com a força, a consciência de uma doação total com o desejo de uma entrega total. Parabéns a todos. Tenhamos uma semana muito abençoada a rezamos nesta intenção.   

  COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, que no dia 30 de agosto, domingo, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A participação será restrita devido à pandemia do Covid-19.
     
  • No dia 31 de agosto, segunda-feira, às 18h, no Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte os religiosos da República Democrática do Congo: Aristide, Daniel e Hermann renovarão os votos de pobreza, castidade e obediência.
     
  • Mais uma vez reforço e motivo todos a bem celebrar o mês de agosto, Mês Vocacional com os subsídios já enviados. Nesta semana, de maneira muito especial, pelas vocações à vida religiosa consagrada, refletindo e rezando o tema: “Amados e chamados por Deus”.
    *Sugestões de materiais para o mês vocacional.
     
  • Recebemos em nossos e-mails a Carta Circular do Superior Geral destacando os 200 anos da Casetta. Desejo que todos possam lê-la e valorizá-la.
    *27 de agosto de 1820: início da primeira comunidade Cavanis - Carta Circular de Pe. MANOEL R. P. ROSA CSCh, PREPOSITO GERAL.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora Rainha, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br