Mês Vocacional 2020
Primeira semana, Ministérios Ordenados - “Dia do Padre”.
Publicado em 02/08/2020

3C

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 31 – 2020
AGOSTO – MÊS VOCACIONAL / Dia 02 – Ministérios Ordenados, “Dia do Padre”/ Dia 04 – São João Maria Vianey, Presbítero / Dia 06 – Transfiguração do Senhor / Dia 08 – São Domingos, Presbítero

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

É com imensa alegria e gratos pela vocação recebida que iniciamos o mês de agosto, “Mês Vocacional”, para a nossa Igreja do Brasil. Ao longo do mês teremos a oportunidade de celebrarmos todas as vocações, cada domingo uma vocação específica, louvando a Deus e promovendo um despertar vocacional. Como Cavanis, mesmo diante do “novo normal”, queremos promover as vocações. Em todos os anos realizámos “encontros vocacionais”, “despertar vocacional”, partilhas. Para este ano havíamos programado um “Encontro Nacional do SAV”, mas precisamos desmarcar devido a pandemia do Covid-19. Porém, não deixaremos em branco, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover as vocações e motivar os animadores vocacionais.  Para isso já foram disponibilizados subsídios e enviados aos religiosos.

A liturgia deste 18º domingo do tempo comum apresenta-nos o convite que Deus nos faz para nos sentarmos à mesa que Ele próprio preparou, e onde oferece gratuitamente o alimento que sacia a nossa fome de vida, de felicidade, de eternidade. Na primeira leitura Deus convida o seu povo a deixar a terra da escravidão e a dirigir-se ao encontro da terra da liberdade, a Jerusalém nova da justiça, do amor e da paz. Aí, Deus saciará definitivamente a fome do seu povo e oferecerá gratuitamente a vida em abundancia, a felicidade sem fim. O evangelho apresenta-nos Jesus, o novo Moisés, cuja missão é realizar a libertação do seu povo. No contexto de uma refeição, Jesus mostra aos seus discípulos que é preciso acolher o Pão que Deus oferece e reparti-lo com todos os homens. É dessa forma que os membros da comunidade do Reino fugirão da escravidão do egoísmo e alcançarão a liberdade do amor.  A segunda leitura é um hino ao amor de Deus pelos homens do qual nenhum poder hostil nos pode afastar. Acolhemos a Palavra de Deus em nossa vida e o louvamos por nossa vocação.

Ao celebrar neste primeiro domingo as vocações ordenadas: o diácono, o padre e o bispo, queremos parabenizar nossos diáconos, transitórios e permanentes, todos os sacerdotes, especialmente da nossa Congregação e todos os bispos, em particular com os quais trabalhamos nas dioceses e arquidioceses. O ministério ordenado é um dom de Deus para o serviço da Palavra, da Liturgia e do Povo de Deus. É exercer o mistério em “Persona Christi”, tendo Cristo como modelo e centro da nossa vida. Ao lembrar-nos de todos os sacerdotes, nesta terça-feira, faremos memória de São João Maria Vianey, o patrono de todos os sacerdotes. Pedimos sua intercessão e que possamos imitá-lo na humildade, no zelo pastoral e na santidade. São João Maria Vianey!– Rogai por nós e por nossos sacerdotes. Parabenizamos a todos.

  COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, que no dia 30 de agosto, domingo, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A participação será restrita devido à pandemia do Covid-19.
  • Na semana enviei a Carta Circular após nossa reunião do Conselho Provincial. Nesta semana, entre os dias 03 a 07 de agosto, acontecerá a reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Colocamos este momento em nossas orações.
  • Mais uma vez reforço e motivo todos a bem celebrar o mês de agosto, Mês Vocacional. Com os subsídios já enviados procuremos valorizá-los e rezar por todas as vocações, cada domingo celebrando uma vocação especifica.
  • Nesta semana nossos religiosos da Filosofia e Teologia darão início aos estudos acadêmicos deste segundo semestre, ainda de forma não presencial. Rezamos por todos os nossos seminários que retornaram suas atividades com os devidos cuidados. Que seja um semestre muito abençoado no campo na formação.   

ANIVERSARIENTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 05, quarta-feira, Pe. Piero Fietta, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Córsico, Milão, Itália e procurador das missões.

- Dia 08, sábado, Pe. Irani Luiz Tonet, Vigário e Ecônomo Geral, residente em Roma, Itália.

A eles os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um bom trabalho em favor da nossa Congregação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São João Maria Vianey, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br