Mês de agosto, MÊS VOCACIONAL
Serão cinco finais de semana e a cada domingo celebraremos uma vocação específica dentro da Igreja.
Publicado em 27/07/2020

O cartaz é bastante significativo, simbólico e catequético para que a gente possa entender que a proposta do mês vocacional é para que todos se unam para esse grande mutirão de oração. Nele também temos todos os organismos que fazem parte dessa grande obra.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 30 – 2020
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM/ Dia 26- São Joaquim e Sant`Ana / 29 – Santa Marta / Dia 31 – Santo Inácio de Liyola

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao ultimo domingo de julho e no próximo sábado damos abertura ao mês de agosto, MÊS VOCACIONAL, em toda a Igreja do Brasil. Agosto serão cinco finais de semana e a cada domingo celebraremos uma vocação específica dentro da Igreja. Agradeço a iniciativa do ofício “Vocações e Formação” da nossa Província que já encaminhou subsídios para bem celebrar este mês em nossas paróquias, obras e casas de formação. Será uma grande oportunidade para agradecer a Deus pela própria vocação e celebrar cada vocação em específico, promovendo um grande despertar vocacional na Província, mesmo vivendo medidas restritivas. Lembro que no ultimo domingo de agosto, dia 30, queremos coroar este mês com duas ordenações diaconais dos nossos religiosos: Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya.

Mesmo não celebrando a memória dos santos no domingo, a não ser em caso de algumas solenidades, queremos lembrar neste domingo, dia 26 de julho, de São Joaquim e Santa Ana, os pais da Virgem Maria e os avós maternos de Jesus. Nesta memória lembramo-nos de todos os avós, bisavós e tataravós que têm a graça de chegar a esta idade e poder contar com o carinho, a gratidão e amor de todos os familiares, especialmente dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Quem teve e tem esta graça de conviver com estas pessoas sabem de quem estamos falando, destas pessoas santas e abençoadas que doaram a vida pela família, principalmente na educação da fé. Que São Joaquim e Santa Ana intercedam por todos nós, junto a sua Filha e ao seu Neto, especialmente pelas pessoas idosas e todas as famílias.

Na primeira leitura deste domingo, no livro dos Reis, Salomão pede ao Senhor o dom da sabedoria a fim de poder governar sabiamente o seu povo, o povo de Deus, sem se deixar enganar. Pela história bíblica sabemos que este dom foi lhe concedido, mesmo que em algumas decisões o rei tenha desagradado a Deus. Sabemos que não apenas os que exercem cargos elevados precisam do dom da sabedoria a fim de poder governar a própria vida. No entanto, sabemos que é quase impossível exercer um bom governo, seja qual for a instancia, se não houver a sabedoria e a força divina. É também por este motivo que a Igreja nos incentiva continuamente a rezar por aqueles que nos governam. Todos precisamos encontrar o “tesouro perdido”, a “pérola preciso”, que é o próprio Cristo, e nele pautar a nossa vida, as nossas escolhas e as nossas decisões, pois onde estiver o nosso tesouro ali estará o nosso coração, como nos diz Jesus.

  COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, que no dia 30 de agosto, domingo, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A participação será restrita devido à pandemia do Covid-19.
  • Nos dias 28 e 29 de julho acontecerá a reunião do Conselho Provincial na sede da Província em Castro, PR. Também entre os dias 03 a 07 de agosto acontecerá a reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Colocamos os dois momentos em nossas orações.
  • Neste domingo, dia 26 de julho, na memória de São Joaquim e santa Ana, parabenizamos e rezamos por nossos pais, avós, bisavós e todas as pessoas mais idosas que nos cuidaram e nos educaram na fé. Lembramos também da Dona Maria, Mãe do Pe. Adriano Sacardo que na terça feira celebra seu 7º dia.
  • Mais uma vez reforço e motivo todos a bem celebrar o mês de agosto, Mês Vocacional. Com os subsídios já enviados procurem valorizá-los e rezar por todas as vocações, cada qual no seu dia especifico.
  • Nesta semana, com os devidos cuidados e as medidas protetivas, estão retornando aos nossos seminários os aspirantes e postulantes de Realeza, Castro e Novo Progresso, PA. Contamos com a compreensão, orações e apoio de todos.
  • Colocamos em nossa oração o Pe. José Osni, ex-religioso Cavanis que passou por uma cirurgia de um tumor na cabeça nesta semana e se recupera na cidade de Palhoça, Santa Catarina.

ANIVERSARIENTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 26, domingo, Aristide Nzeza Ntangi, religioso da República Democrática do Congo, estudante de teologia no Instituto Teológico de Belo Horizonte, MG.

A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, perseverança e bom estudo acadêmico nas ciências teológicas.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São Joaquim e Sant`Ana, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br