A serviço dos jovens, numa Igreja em saída
Há exatamente um ano atrás celebrávamos o nosso 35º Capítulo Geral.
Publicado em 20/07/2020

Padre Edemar de Souza CSCh durante apresentação do relatório que narra a realidade Cavanis no Brasil. (Julho de 2019, celebração do 35º Capítulo Geral na cidade de Morlupo, Itália)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 29 – 2020
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM/ Dia 22- Santa Maria Madalena / Dia 25 – São Tiago e São Cristóvão.

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Inicio esta Boa Semana recordando a todos que há exatamente um ano atrás, entre os dias 16 de julho a 01 de agosto, celebrávamos em Morlupo, Itália, o nosso 35º Capítulo Geral, com o tema: “A vida consagrada Cavanis. A serviço dos jovens, numa Igreja em saída e num mundo em mudança”. Estávamos em 24 padres capitulares e mais sete convidados, sendo 05 leigos e 02 religiosos estudantes. Também recordo que há dois anos, entre os dias 16 a 20 de julho, celebrávamos o VIII Capítulo Provincial no Cenáculo Cavanis de Castro, com o tema “Ser Cavanis à luz do cinquentenário”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,08).

Faço questão de lembrar-se destes dois Capítulos para não esquecer a nossa identidade Cavanis e do compromisso que assumimos como Província e Congregação. Os Capítulos, “eventos salvíficos e particulares da graça de Deus”, são preparados com muita antecedência, empenho e oração. Marcam a história de uma Província e Congregação e nos convidam a atualizar o Carisma no tempo e em cada realidade. Após 50 anos de Brasil nos comprometemos a ser Cavanis à luz do cinquentenário e a viver como verdadeiros irmãos, tendo como exemplo os nossos Veneráveis Fundadores. Com o Capítulo Geral, nos comprometemos a viver nossa consagração a serviço da juventude, observando o convite do Papa Francisco de sermos uma Congregação em saída, considerando as múltiplas mudanças em âmbito social, eclesial e Congregacional. Colocamos em prática toda esta riqueza vivida e celebrada.

Após quatro meses de pandemia do convid-19, estamos nos preparando na Província para retomarmos algumas atividades, ainda de forma muito lenta e com os devidos cuidados. No Brasil são quase 80 mil mortos e mais de dois milhões de contaminados. Rezamos pelas vitimas e suas famílias e agradecemos a Deus por não haver nenhum contaminado entre nós. Agradeço o esforço e o empenho de cada um em se cuidar e em cuidar do outro. No entanto, a luta ainda não terminou. Cada Estado e cada Município vivem momentos diferentes e precisamos observar as determinações sanitárias e religiosas. Certamente este ano não teremos uma retomada normal. Precisamos nos adaptar com este novo ritmo, pois a retomada não será fácil para ninguém. Já estamos vendo uma fileira de desempregados, muitos doentes e precisamos estar preparados para enfrentar os múltiplos desafios nas paróquias, nos seminários e em nossas obras sociais e educacionais. Confiamo-nos nas mãos de Deus.

  COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, que no dia 30 de agosto, domingo, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A participação será restrita devido à pandemia do Covid-19.
  • Nos dias 28 e 29 de julho acontecerá a reunião do Conselho Provincial na sede da Província em Castro, PR. Também entre os dias 03 a 07 de agosto acontecerá a reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Colocamos em dois momentos em nossas orações.
  • Errata: Na Boa Semana anterior (28ª) havia afirmado que Nossa Senhora do Carmo seria “co-padroeira” da nossa Congregação. Lembro que esta foi sempre uma forma carinhosa que eu a utilizo ao invocá-la, pela importância que ela sempre ocupou em nossa Congregação. No entanto, sabemos que a nossa Padroeira é a Mãe das Escolas de Caridade e o nosso Patrono é São José de Calazans. Também afirmei que no dia 16 de julho de 1838 aconteceu a aprovação da Canônica da nossa Congregação pela Santa Sé. Na verdade a aprovação Canônica aconteceu em 21 de junho de 1836 e no dia 16 de julho de 1838, em Veneza, o Patriarca local, fez a instituição Canônica em reconhecimento da nova Congregação, sua ereção, nesta Igreja Particular.
  • Neste dia 25 de julho, sábado próximo, celebraremos São Tiago e São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Também neste dia celebra-se, em muitos lugares do Brasil, o dia do colono, do agricultor, aonde muitos de nós viemos desta realidade rural e agrícola, no cultivo de pequenas plantações. Rezamos por todos os nossos agricultores e motoristas pedindo a intercessão destes dois santos intercessores, São Tiago e São Cristóvão.

ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 23/07/2016, quinta-feira, Pe. Rodrigo Duarte, reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza, PR.

A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral à luz do Carisma, da Espiritualidade e da Missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São Tiago e São Cristóvão, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br