Nossa Senhora do Carmo, a Mãe do Carmelo, a Co-padroeira da nossa Congregação
Dentre tantas graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, lembramos que foi no dia 16 de julho de 1838 que nossa Congregação recebeu a aprovação Canônica da Santa Sé.
Publicado em 13/07/2020

Nossa Senhora do Carmo.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 28 – 2020
15º DOMINGO DO TEMPO COMUM/ Dia 14 – São Camilo de Lellis / Dia 15 – São Boa Ventura / Dia 16 – “NOSSA SENHORA DO CARMO”

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos à semana em que celebramos Nossa Senhora do Carmo, a Mãe do Carmelo, a Co-padroeira da nossa Congregação. É momento especial de manifestar nosso amor e devoção a Virgem Maria com o título de Nossa Senhora do Carmo. Assim nos diz o Cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de luta e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”. Em meio à perseguição dos muçulmanos, no século XII, São Simão Stock, Superior Geral dos Carmelitas, no dia 16 de julho, estava recitando o terço quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo do inferno”. Percebemos que tudo isso se torna patrimônio espiritual da humanidade e nós, Cavanis, fomos agraciados pela Mãe do Carmelo.

Dentre tantas graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, lembramos que foi no dia 16 de julho de 1838 que nossa Congregação recebeu a aprovação Canônica da Santa Sé, não podendo ser um dia melhor e mais significativo para a nossa Congregação que tem Maria como Mãe e Rainha, onde a invocamos também com o título de “Mãe das Escolas de Caridade”. Nosso Superior Geral já nos motivou na sua ultima “Circular” a preparar bem esta festa, se possível com um tríduo, louvando a Deus pelos inúmeros benefícios recebidos por sua maternal intercessão.

Ao olhar para a história da nossa Congregação, mesmo na Província, dedicamos seminários, noviciado, grutas e comunidades à intercessão de Nossa Senhora do Carmo. Também nesta data lembramos a partida para a Casa do Pai do Irmão Aldo Menghi há 25 anos e do Pe. Cleimar Pedro Fassini há 19 anos. Geralmente nossos Capítulos, Provinciais e Gerais, com raras exceções, iniciam no dia 16 de julho, também em memória a Nossa Senhora do Carmo. Lembro também que todas as nossas Famílias Religiosas trazem Maria como Padroeira. Tudo isso queremos recordar com muita gratidão e devoção, como nos diziam os Fundadores: “Sem Maria nada faremos, sem Maria nada começaremos; com Maria aguardaremos as surpresas de Deus de feste em festa”. Recebemos da Igreja, da Congregação e mesmo das nossas famílias biológicas esta devoção pura e simples à Virgem Maria e queremos conservar em nosso coração, cultivando nos momentos pessoais e comunitários de oração.

Também nesta terça-feira, dia 14 de julho, faremos memoria de São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos e fundador da Ordem Camiliana, ramo masculino e feminino, totalmente voltada à saúde e, principalmente, ao cuidado dos doentes e idosos.  Neste tempo de pandemia, mais do que nunca, precisamos de sua intercessão diante do Covid-19 e tantas outras formas de enfermidades que assola nossa humanidade. Pedimos sua intercessão por todas as vítimas da pandemia, seus familiares, os profissionais da saúde e por toda a Família Camiliana, muito próxima de nós, especialmente na Itália, onde existe uma mútua colaboração entre Cavanis e Camilianos (as). Que Deus conserve nossa saúde e a saúde do nosso povo.

  COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, que no dia 30 de agosto, domingo, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A participação será restrita devido à pandemia do Covid-19.
  • Está acontecendo neste final de semana, dias 11 a 13 de julho, uma reunião extraordinária do Conselho Geral na Itália. Colocamos em nossas orações.
  • Como frisei acima, também a partir da Carta Circular do Superior Geral, vamos nos preparar para celebrar Nossa Senhora do Carmo neste dia 16 de julho, quinta-feira. Sugiro a todos um tríduo: dias 13, 14 e 15, mesmo que seja na própria comunidade religiosa. Cada comunidade veja a melhor maneira de celebrar, também se utilizando das redes sociais. O importante é que não passemos em branco. Convidamos nosso povo a rezar conosco nestes dias.
  • Parabenizamos nosso Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, nossos confrades, seminaristas e todos os benfeitores e colaboradores.

 ANIVERSARIANTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 12, domingo, Pe. João Pedro Pinheiro, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Castelo de Sonhos, PA.

- Dia 14, terça-feira, Pe. Franco Allen Somensi, Conselheiro e Secretário Provincial, Presidente da Associação e Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Castro, PR.

- Dia 17, sexta-feira, Ir. Wenceslau Klusczkowski, Diretor do prédio do Seminário Antônio e Marcos Cavanis de Ponta Grossa, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores e Nossa Senhora do Carmo.

ANIVERSARIENTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 15/07/2017, quarta-feira, Pe. Jonas Barbacovi, momentaneamente residindo na sede Provincial em Castro, PR, tratando da sua saúde.

- Dia 16/07/2016, quinta-feira, Pe. Ricardo Buratto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.

- Dia 17/07/2011, sexta-feira, Pe. José Carlos da Silva Leite, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Uberlândia, MG e Diretor do “Espaço” e da Cristina Cavanis.

A eles os nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral à luz do Carisma, da Espiritualidade e da Missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br