Recebemos a Carta Circular do Superior Geral
Ele nos convida a celebrarmos a memória de Nossa Senhora do Carmo, além de tantas outras belas reflexões e informações.
Publicado em 06/07/2020

3C

BOA SEMANA, CAVANIS!
Nº 27 – 202020
Dia 05 – Santo Antônio Maria Zacaria, Presbítero / Dia 06 – Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir / Dia 11 – São Bento, Abade

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao segundo semestre 2020 e queremos alimentar nossa esperança de que seja um semestre muito abençoado em todos os aspectos da nossa vida, principalmente no controle da pandemia do Covid-19 e a preservação da saúde da nossa população mundial. Esperamos resultados científicos, como vacina e outras possibilidades de cura e controle da pandemia, mas não podemos esquecer de que a nossa maior segurança vem de Deus e das nossas atitudes pessoais e comunitárias que adotamos. Deus sempre fará sua parte, mas precisamos fazer a nossa parte com gestos de amor a vida e responsabilidade social e comunitária.

Nesta semana recebemos a Carta Circular do Superior Geral, referente ao mês de julho, convidando-nos a celebrar com alegria e gratidão a memória de Nossa Senhora do Carmo, além de tantas outras belas reflexões e informações. Acredito que suas palavras tenha-nos motivado como um todo, mas principalmente em preparar bem este momento, se possível com um tríduo, pois a veneramos como co-padroeira da nossa Congregação e foram inúmeras as graças recebidas por sua maternal intercessão. Assim expressa o Superior Geral logo no início da carta: “Esta celebração se torna ainda mais especial porque recordamos também o bicentenário da primeira comunidade Cavanis com a entrada dos primeiros noviços na Casetta em 27 de agosto de 1820”. Na Semana Cavanis já retomamos o tema da Casetta que precisa cada vez mais ser aprofundado, pois se trata do início e da origem da vida nossa fraterna Cavanis; um dom de Deus, mas também um desafio diante da nossa interculturalidade.

:: LER A CARTA ENVIADA PELO SUPERIOR GERAL 

O fio condutor da liturgia da Palavra deste domingo passa pela mansidão e a humildade de coração. A primeira leitura de Zacarias diz que o rei, que vem ao encontro do seu povo, está montado em um jumento, algo inconcebível para a época, pois os reis andavam a cavalo, símbolo de animal de guerra. Jesus é um rei justo, que salva, que é humilde. Jesus quer libertar as pessoas mostrando que o Reino de Deus está no meio de nós, coisas que só serão compreendidas pelos pequeninos. “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). O povo no tempo de Jesus já sofria pesados fardos sob o jugo da Lei. Hoje temos o peso e a fadiga de um sistema econômico que exclui, deixa os pobres à margem e devora vidas. Somente os pequeninos com um coração manso e humilde aprendem com Jesus a grandeza do verdadeiro amor, da justiça e da misericórdia. Os sábios e entendidos, com corações orgulhosos não entendem. Estamos entre os pequeninos ou os grandes, os sábios e entendidos? Resta-nos abrir nossos corações ao “Espírito de Cristo” e ter uma vida nova.

Neste dia 06 de julho, segunda-feira, faremos memória de Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir. Chamo atenção por ela ser uma jovem adolescente, entre 11 ou 12 anos, que foi morta por varias punhaladas a fim de manter sua pureza e sua fidelidade a Deus. Tive a graça de visitar a casa onde ela foi martirizada e o santuário onde foi depositado seu corpo. Como Cavanis, “guardiões da juventude”, se assim podemos dizer, temos a missão de acolher, proteger, educar e promover. Porém, nem sempre conseguimos “proteger” nossas crianças, adolescentes e jovens, vítimas da violência, de abusos físicos e psicológicos, muitas vezes fruto do descaso da própria família e da sociedade.

  COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, que no dia 30 de agosto, domingo, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nesta semana já foram enviados os convites nos grupos de watzap. A participação será restrita devido a pandemia do Covid-19.

 ANIVERSARIANTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 09, quinta-feira, Pe. João da Costa Holanda, Vigário e Ecônomo Provincial, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Diretor da Casa do Menor “Irmãos Cavanis” de Ponta Grossa, PR.

- Dia 11, sábado, Pe. Jorge Luiz de Oliveira, Conselheiro provincial e Mestre da Filosofia, residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade, Maringá, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores.

ANIVERSARIENTES DE ORDENAÇÃO:

- Dia 09/07/1995, quinta-feira, Pe. Martinho Paulus, Superior Regional da Região Andina. Celebra-se seus 25 anos de ordenação presbiteral, Jubileu de Prata.

- Dia 10/07/2010, sexta-feira, Pe. Aparício Carneiro Filho, residente em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, experiência pastoral na Capelania da Marinha do Brasil. Celebra-se seus 10 anos de ordenação.

A eles os nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral à luz do Carisma, da Espiritualidade e da Missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de Santa Maria Goretti, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza CSCh, Provincial











www.cavanis.org.br