Religioso Adelir recebe o ministério do Acolitato
O rito aconteceu durante a Missa celebrada na Paróquia Imaculada Conceição de Nova Pampulha, Belo Horizonte. (21/06)
Publicado em 22/06/2020

Neste domingo, dia 21 de junho, às 9h30 da manhã, na Paróquia Imaculada Conceição de Nova Pampulha, Belo Horizonte, o nosso Religioso Adelir da Silva Morais recebeu o ministério do Acolitato com a presença do Superior Provincial.

BOA SEMANA, CAVANIS!

Nº 25 – 202020

Junho – Mês dos Sagrados Corações / Dia 21- São Luiz Gonzaga / Dia 24 – Natividade de São João Batista / Dia 27 – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste dia 21 de Junho, domingo, vos escrevo esta Boa Semana também na memória de São Luiz Gonzaga, religioso, dia em que nossa Congregação foi aprovada oficialmente pela Igreja no ano de 1836. São Luiz Gonzaga, religioso, morreu aos 23 anos onde contraiu uma doença cuidando dos doentes. É conhecido o Patrono da Juventude. Pedimos sua intercessão por nossa Congregação a fim de que sejamos fieis a Cristo e fieis ao Carisma da educação da juventude que recebemos de Deus por intermédio dos nossos Veneráveis Fundadores.

A liturgia da Palavra deste final de semana incentiva-nos a não desanimar frente aos desafios da nossa missão profética. Destemidos, somos chamados a enfrentar as provações e as perseguições advindas mesmo da parte de amigos e familiares. O profeta Jeremias, diante dos ataques sofridos, assim nos diz: “O Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso os que me perseguem cairão vencidos” (Jr 20, 11). Esta mesma confiança Jesus nos confirma no evangelho: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não pode matar a alma” (Mt 10, 28). É preciso antes temer o pecado, pois ele pode matar a alma e lançar o corpo ao inferno. Quanto a nós, somos chamados a manter a firme confiança em Deus, pois “até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” ( Mt 10, 30). Como Cavanis também temos o nosso slogan: “Sola in Deo Sors”, somente em Deus nossa esperança, nossa confiança, nossa sorte.

Nesta quarta-feira, dia 24 de junho, celebramos a Natividade de São João Batista. Ele veio ao mundo com a missão de preparar o povo para a chegada do Cristo, o “Cordeiro de Deus”. Cumpriu com fidelidade e humildade sua missão e, mais tarde, o próprio Cristo o elogia como Profeta. Foi portador da mensagem do Senhor, não buscou a si mesmo e com a chegada de Cristo retirou-se humildemente: “É preciso que Ele cresça e eu diminua”. Que esta celebração nos ajude a viver na humildade e austeridade a exemplo de São João Batista e levar a bom termo a missão a nós confiada, seja ela leiga ou consagrada.  São João Batista! Rogai por nós.

Também no dia 27 de junho, sábado, temos a memória facultativa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Maria, a quem chamamos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é Mãe sempre pronta a nos amparar em seu amor maternal. Seu auxilio será sempre certo como luz do dia. Sua bondade materna podemos sentir todos os dias, pois ela se põe ao nosso lado e nos aponta o caminho do seu Filho Jesus. Diante do momento de desesperança em que vivemos, não apenas pelo evento da pandemia, mas por diversas realidades vividas no Brasil e no mundo, mais do que nunca precisamos invocar seu socorro, pedindo que ela nos conduza ao seu Filho Jesus. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro! Intercedei por nós.

  COMUNICADOS:

  • Neste domingo, dia 21 de junho, às 9h30 da manhã, na Paróquia Imaculada Conceição de Nova Pampulha, Belo Horizonte, o nosso Religioso Adelir da Silva Morais receberá o ministério do Acolitato com a presença do Superior Provincial. No próximo domingo, dia 28 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo, o Religioso Júlio Rosero Bolivar do Equador receberá também o ministério do Acolitado na Paróquia São Sebastião de Ortigueira, às 09h da manhã, com a presença dos Superiores Provincial e Regional. Desde já rezamos por estes nossos confrades pedindo a eles a graça e o dom da perseverança.
  • Nesta semana que passou os nossos Religiosos da Filosofia concluíram os estudos do primeiro semestre 2020 por meio de lives e aplicativos. Nesta semana, também nossos Religiosos de Teologia concluirão os estudos do primeiro semestre. Como eles não poderão realizar as experiências pastorais de férias devido à pandemia, os formadores irão propor atividades nos próprios seminários a fim de favorecer o descanso e outras reflexões.
  • Também nesta semana o Ecônomo Provincial enviou uma segunda carta a fim de motivar o momento difícil em que nos encontramos, agradecendo pelo esforço de todos e motivando a trabalharmos unidos num mesmo ideal e direção. Espero que a mesmo possa ser lida e observada por todos.
  • Parabenizamos e rezamos por todas as nossas comunidades que trazem São João Batista e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeiros.

ANIVERSARIANTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 24, quarta-feira, Postulante Edinaldo dos Santos Serafim, estudante de filosofia residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade, Maringá, PR.    

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores e São João Batista.

ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 21/06/1964, domingo, Pe. Giuseppe Leonardi, missionário Cavanis em Veneza, Itália.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral à luz do Carisma e da Espiritualidade Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São João Batista, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br