Jesus: Caminho, Verdade e Vida
Jesus é o Caminho que leva ao Pai, Verdade que revela o Pai e a Vida que é estar no Pai.
Publicado em 10/05/2020

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 19 – 2020
Maio – Mês de Maria / DIA 10 - 5º DOMINGO DE PÁSCOA! / “Domingo das Mães” / Dia 13 – Nossa Senhora de Fátima / Dia 14 – São Matias, Apóstolo

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Celebramos o 5º domingo do tempo pascal e Jesus se apresenta aos discípulos e a nós como Caminho, Verdade e Vida. Jesus é o Caminho que leva ao Pai, Verdade que revela o Pai e a Vida que é estar no Pai. Este evangelho nos revela a profunda relação e intimidade de Jesus com o Pai. Jesus conhece o Pai e o Pai o conhece, e Jesus cumpre fielmente a missão que o Pai lhe confiou. Porém, a comunidade tem suas duvidas: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”(Jo 14,8). Não apenas a Felipe, mas Jesus responde a todos nós: “Há tanto tempo estou contigo e ainda não me conhece?”

Penso que para nós sacerdotes esta passagem do santo evangelho é uma das mais proclamadas, especialmente nas celebrações das exéquias: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também. Na casa do Pai há muitas moradas”. (Jo 14,1-2). São palavras muito profundas e confortadoras que geralmente utilizamos para confirmar a nossa fé na ressureição de Jesus e confortar os corações dos familiares e amigos que se encontram por vezes tristes, abatidos e desiludidos. Principalmente neste momento em que a vida está tão ameaçada, o tempo para velar está tão reduzido, onde algumas vítimas da pandemia são sepultadas sem a presença de familiares, muitas em valas comunitárias, tudo isso gera desespero, sofrimento e dor. Somente a fé em Jesus e na Ressureição podem aliviar a dor e confortar corações.

A escolha dos Sete Diáconos da passagem dos Atos dos Apóstolos deste domingo, homens de boa fama, repletos do Espírito Santo e de sabedoria, nos faz recordar que a missão de Jesus e da Igreja é servir a todos, especialmente os mais necessitados. Naquela época eram as viúvas de origem grega que eram deixadas de lado no atendimento diário. E hoje, quem são deixados de lado?  A quem cabe a tarefa de servir? Aumentam a cada dia o numero dos excluídos, não apenas nos grandes centros urbanos, pessoas deixadas de lados, entre elas crianças, adolescentes e jovens.

Servir é tarefa de todo cristão, de todo batizado, não apenas daqueles que recebem o ministério do diaconato. A “diaconia” é serviço de todos e para toda a vida. Para nós Cavanis, a primazia do nosso serviço está voltada à educação, a prática da caridade, a vivência da paternidade para com as crianças, os adolescentes e jovens. No entanto, todos aos que de nós se achegar, independente da faixa etária, somos chamados a estender a mão, partilhar o pão e ver nele o rosto do Cristo que sofre e suplica ajuda.

Finalizo estas palavras lembrando com muito carinho e gratidão das nossas “Queridas Mães”, celebradas neste segundo domingo de maio. Lembro aqui das mães vivas e falecidas, especialmente das mães de todos os nossos confrades, seminaristas, funcionários, leigos das nossas paróquias e atendidos em nossas obras. Não temos palavras para agradecer tanto carinho, amor e cuidado a nós dispensados. Somente Deus, na sua infinita bondade, pode retribuir a cada mãe o que realmente elas merecem. A nós caba a gratidão, o respeito e toda admiração. Nosso maior presente neste dia são nossas orações e o nosso compromisso de sermos bons filhos. Que a Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe, abençoe todas as mães e as cumulem com muita saúde, paz e amor. Parabéns a todas as mães!

  COMUNICADOS:

  • Enviei nesta sexta-feira no e-mail dos religiosos da Província a Carta Circular e meu desejo é que todos possam ter recebido e tido acesso às decisões e orientações do Governo Provincial após as reuniões desta semana.
  • Lembro também que nos dias 18 a 22 de maio haverá a reunião do Conselho Geral em Roma, Itália.  Colocamos em nossas orações.
  • Dia 13 de maio, quarta-feira, celebraremos o dia de Nossa Senhora de Fátima e nossa Paróquia de Ponta Grossa está celebrando sua novena, ainda com as portas fechadas. Neste domingo, dia 10 de maio, de forma restrita, haverá uma celebração festiva com vendas de almoço entregue nos carros.  Colocamos em oração nossa Paróquia e todas as comunidades que trazem Nossa Senhora de Fátima como Padroeira.

ANIVERSARIANTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 14, quinta-feira, Pe. Marcio Campos da Silva, Pároco da Paróquia São José de Vila Palmeira, São Paulo e Diretor Executivo da Casa Clamor Cavanis.

A ele nossos mais sinceros parabéns com todos de muita saúde, paz e um abençoado trabalho em favor do Carisma Cavanis e na Cidade de São Paulo.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 10/05/1969, domingo, Pe. Giuseppe Viani, Reitor da Faculdade católica de Novo Progresso, PA e vigário da Paróquia Santa Luzia.

- Dia 15/05/1982, sexta-feira, Pe. Mario Valcamônica, Pároco da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR, e Diretor das obras sociais e educacionais de Ortigueira. Parabenizamos o Pe. Mário, o mais recente e novo aposentado.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado trabalho presbiteral em favor do Carisma e da Missão Cavanis.

 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

 

Pe. Edemar de Souza, Provincial

 











www.cavanis.org.br