Dia Mundial de Oração pelas Vocações
A Igreja nos convoca por meio do Papa Francisco, a celebrar o 57º dia mundial de Oração pelas vocações.
Publicado em 04/05/2020

Mensagem do papa Francisco para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 18 – 2020
Maio – Mês de Maria / DIA 03 - 4º DOMINGO DE PÁSCOA! / Domingo do Bom Pastor e “Dia Mundial de Oração pelas Vocações”

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Após celebrar uma linda e abençoada Semana Cavanis e o 218º aniversário da nossa Congregação, à luz do tempo pascal e do mês de maio, dedicado à Maria, celebramos neste domingo o “Domingo do Bom Pastor” e o “Dia Mundial de Oração pelas Vocações”. A Igreja nos convoca por meio do Papa Francisco, a celebrar o 57º dia mundial de Oração pelas vocações através de quatro palavras chaves: Tribulação, Gratidão, Coragem e Louvor, tendo como pano de fundo o texto evangélico que nos conta a experiência singular que sobreveio a Jesus e a Pedro durante uma noite de tempestade no lado de Tiberíades (Mt 14,22-33).

Leia na integra:
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 57º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES - 
3 de maio de 2020 - IV Domingo da Páscoa

Destaco algumas palavras do Papa Francisco na sua mensagem para este dia. O Papa afirma que a primeira palavra da vocação é a gratidão. “Toda vocação nasce daquele olhar amoroso com que o Senhor veio ao nosso encontro, talvez mesmo quando o nosso barco estava à mercê da tempestade. Mais do que uma escolha nossa, a vocação é resposta a uma chamada gratuita ao Senhor. Por isso conseguimos descobri-la e abraçá-la, quando nosso coração se abrir à gratidão e souber reconhecer a passagem de Deus pela nossa vida”.

O Papa conclui sua mensagem com estas palavras: “Caríssimos, especialmente neste dia de Oração pelas vocações, mas também na ação pastoral ordinária das nossas comunidades, desejo que a Igreja percorra este caminho ao serviço das vocações, abrindo brechas no coração de todos os fiéis, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige e encontrar a coragem de dizer “Sim”, vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida a Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro. Que a Virgem Maria nos acompanhe e interceda por nós”.

Acolhendo a mensagem e as palavras do Papa Francisco, também manifesto minha gratidão pelas vocações consagradas e leigas dentro da nossa Congregação e da nossa Província. Sabemos que a iniciativa e o chamado sempre partem de Deus, mas Ele espera de nós um “Sim generoso” com gratidão, coragem e louvor, não obstante as tribulações como na passagem do Lago de Tiberíades. É momento especial onde cada um de nós é chamado a agradecer a Deus pela própria vocação e intensificar as orações pelo aumento das vocações na Igreja e em nossa Congregação. Sem oração não existe despertar vocacional, mas somente rezar e não fazer algo de concreto pode ser que não seja suficiente. Oração e ações concretas são ingredientes fundamentais para o trabalho vocacional. Aqui não estamos nos referindo unicamente às vocações sacerdotais e religiosas, mas também aos vários ministérios leigos e aos mais diversos chamados dentro da Igreja e da sociedade. Porém, como Cavanis, não podemos deixar de incentivar o nosso trabalho vocacional, os nossos religiosos e seminaristas e todos aqueles que trabalham conosco e são os destinatários do nosso Carisma. Lembramos também dos nossos formadores, nossas pastorais vocacionais, SAV, zeladoras de capelinhas, catequese, Infância Missionária, Leigos Cavanis, etc. Rezamos ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe e trabalhamos pelo aumento e perseverança dos vocacionados, na intercessão de Maria, a Mãe das Vocações e dos nossos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

  COMUNICADOS:

  • Manifesto minha alegria e gratidão, e parabenizo a todos os meus confrades e leigos pela bela e abençoada Semana Cavanis e a celebração do dia 02 de maio, os 218 anos da nossa Congregação. Não tenho duvida de que todos fizeram o melhor e souberam utilizar de forma brilhante das redes sociais. Não consegui acompanhar todas as celebrações e iniciativas das comunidades, mas a grande maioria sim. Tudo foi muito bonito e organizado. Não tenho duvida que esta semana ficará em nossa história e no momento certo os frutos virão. Não podemos deixar esfriar estas ações criativas das redes socais a fim de continuar divulgando nosso Carisma, nossa Espiritualidade e a devoção aos nossos Veneráveis Fundadores. Parabéns e muito obrigado a todos.
  • Nesta semana teremos nossas reuniões e partilhas na Província. No dia 05 de maio, terça-feira, faremos uma partilha com todos os Diretores das obras sociais e educacionais, das 09h às 11h da manhã por meio de um aplicativo que enviaremos no e-mail pessoal; e das 14h às 16h, uma partilha também com todos os formadores com este mesmo aplicativo. Nos dias 06 e 07 de maio, teremos a reunião com o Conselho Provincial em Ponta Grossa. Desde já conto com a participação de todos por meio do aplicativo. Apenas a reunião do Conselho Provincial será presencial. Lembro também que nos dias 18 a 22 de maio haverá a reunião do Conselho Geral em Roma, Itália.
  • Dia 13 de maio celebraremos o dia de Nossa Senhora de Fátima e nossa Paróquia de Ponta Grossa celebrará sua novena, ainda com as portas fechadas, a partir do dia 05 de maio. Colocamos em oração nossa Paróquia e todas as comunidades que trazem Nossa Senhora de Fátima como Padroeira.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 04, segunda-feira, Pe. Nelson Luiz Martins, Vigário da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR.

- Dia 05, terça-feira, Rel. Hervé Mbuta Koto, experiência do Tirocínio e formador auxiliar da etapa do postulantado, residente no Cenáculo Cavanis de Castro, PR.

- Dia 06, quarta-feira, Pe. Vanderlei Pavan, vigário da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado trabalho em favor do Carisma e da Missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza

Provincial











www.cavanis.org.br