Estamos iniciando uma semana muito abençoada: a “SEMANA CAVANIS”
218º aniversário de Fundação da Congregação e aos duzentos anos, o bicentenário da “Casetta”, a primeira Comunidade Cavanis, e o bicentenário do primeiro noviciado na Congregação.
Publicado em 27/04/2020

Cidade de Veneza, Itália - Em destaque a igreja de Santa Inês. Junto a sua entrada, a "pequenina" Capela do Crucifixo onde foi iniciada a "obra" Cavanis em 1802 e onde, desde 1923, se pode visitar a tumba onde foram sepultados os Veneráveis Fundadores. Anexo a igreja (ao fundo da imagem) se pode ver parte do edifício que a partir de 1806 passou a escola que ainda hoje se encontra ativa.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 17 – 2020
3º DOMINGO DE PÁSCOA! Dias 26/04 à 02/05 – SEMANA CAVANIS / Maio – Mês de Maria / Dia 01 – São José Operário, dia do Trabalho.

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

À luz do tempo pascal e do “Caminho a Emaús”, no reconhecimento de Jesus ao partir o pão, estamos iniciando uma semana muito abençoada, a “SEMANA CAVANIS”, em comemoração ao 218º aniversário de Fundação da Congregação e aos duzentos anos, o bicentenário da “Casetta”, a primeira Comunidade Cavanis, e o bicentenário do primeiro noviciado na Congregação. São datas muito valiosas que precisamos celebrar com verdadeiro espirito Cavanis, renovando nossa força carismática, na união e na fraternidade, a exemplo e memória dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis, nossos verdadeiros pais e verdadeiros pais da juventude.

Nosso Superior Geral, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa nos enviou nesta semana uma bela e profunda Carta Circular, nos motivando a celebrar intensamente esta Semana Cavanis, não obstante o momento de pandemia em que assola o nosso planeta e, consequentemente, nossa Congregação, de maneira ainda especial, os países em que a pobreza e outras enfermidades já são muito frequentes. Mais do que nunca é momento de nos sentirmos como “Verdadeira Família Cavanis”, manifestando nossa solidariedade por meio da oração e por meio de gestos concretos de ações caritativas.   

Além da carta circular, recebemos outros riquíssimos subsídios, advindos do Papa Francisco, da Igreja, como também de confrades que generosamente traduziram material do Italiano ao português. Penso que temos materiais suficientes para realizar uma bela e frutífera “Semana Cavanis”, utilizando-se de forma criativa as redes sociais, enfocando de maneira muito especial o tema da “Casetta”, proposto pelo Governo Geral, em comemoração ao seu bicentenário e aos 218 anos da Congregação.

Mesmo que nossas Paróquias e obras sociais e educacionais estejam funcionando de forma limitada, nas múltiplas realidades do nosso Brasil, façamos a nossa parte com: celebrações eucarísticas, terços e via sacra Cavanis, adoração, palestras, vídeos e tudo que possa favorecer a nossa participação e a participação dos nossos leigos. Quem sabe para o mês de outubro, em comemoração ao “Dies Natalis” do Pe. Marcos Cavanis, possamos repetir esta semana, juntamente com nossas crianças, nossos jovens e toda a comunidade de leigos que partilham e comungam do nosso Carisma.

Além do mais, nesta semana encerramos o mês de abril e iniciamos o mês de maio. “Mês de Maria e Mês da Congregação”, se assim podemos dizer. Maria sempre esteve e sempre estará presente na história da nossa Congregação. Nascemos como “Congregação Mariana” em 1802, passando à “Congregação das Escolas de Caridade” em 1804, e Maria sempre foi e sempre será nossa Mãe e Rainha. Não precisamos fazer esforços para recordar tantos relatos e tantas graças que recebemos por sua intercessão. Nos momentos difíceis da humanidade, como também da nossa Congregação, Maria sempre esteve presente e não será desta vez que ficaremos desamparados. Na cruz Jesus diz: “mulher, (Mãe), eis aí o teu filho”; “Filho, eis aí tua Mãe” (Jo 19, 26-27). Jesus nos entregou aos cuidados de sua Mãe, mas também pediu que a acolhêssemos e a cuidássemos como nossa Mãe. Que ao longo deste mês de maio possam intensificar nosso carinho e nossa devoção à Maria, lembrando sempre o que ela nos disse nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. (Jo 2,5).

  COMUNICADOS:

  • Mesmo diante da prevenção do Covid-19, vamos celebrar com alegria e entusiasmo a “Semana Cavanis”, de 26 de abril a 02 de Maio. Usaremos a criatividade, tão bem exploradas por todos nós neste período de pandemia, utilizando-se dos infinitos recursos das novas tecnologias e das redes sociais.   
  • Como estamos vivenciando ainda momentos de incertezas sobre a retomada das nossas atividades em nossas paróquias, obras sociais e educacionais, seminários menores, etc, fica então decido que no dia 05 de maio, terça-feira, faremos uma partilha com todos os Diretores das obras sociais e educacionais, das 09h às 11h da manhã por meio de um aplicativo que enviaremos a todos nesta próxima semana; e das 14h às 16h, uma partilha também com todos os formadores com este mesmo aplicativo. Enviaremos também uma pequena pauta para nos orientarmos nesta partilha. Nos dias 06 e 07 de maio, teremos então a reunião com o Conselho Provincial em Ponta Grossa, presencial, com possibilidade da ausência de um ou dois conselheiros.
  • Como percebemos nestes últimos dias em nosso Brasil, não obstante as várias crises que estamos enfrentando, a crise política se avolumam a cada instante. Temos a missão de rezar pelos poderes públicos e por aqueles que nos governam, mantendo uma consciência crítica e cristã da realidade, sem cairmos em partidarismo, especialmente em nossas redes sociais e em nossos grupos de watzap. Falo isso aos religiosos e aos leigos, evitando também os “Fake News”, pois estamos vivendo numa era do “Pós Verdade” e podemos estar comprando e vendendo ideias e fatos que não correspondem à realidade. Cuidar disso é um gesto de cidadania e amor ao próximo e à própria pátria.
  • Sexta-feira, dia 01 de maio, celebramos o dia de São José Operário e o dia do trabalho. É momento de olharmos e rezarmos pela crise mundial em que o trabalho e os trabalhadores estão enfrentando. O número dos desempregados cresce a cada dia, com ele a dor e a fome, especialmente aos mais carentes e necessitados da humanidade. Lembramos que também nós somos trabalhadores e estamos enfrentando duras realidades. Que São José Operário interceda por todos nós, despertando nas autoridades medidas que favoreçam o cultivo da dignidade de todo ser humano, especialmente o direito ao trabalho e ao seu sustento, e nos ajude a sermos mais solidários com os menos favorecidos, dentro e fora da Congregação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São José Operário, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br