CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
Cristo ressuscitou, venceu o pecado e a morte! Não temos mais motivos para a tristeza.
Publicado em 13/04/2020

3C

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 15 – 2020
Dia 12 – DOMINGO DE PÁSCOA! – CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
Uma Feliz e Santa Páscoa a todos!

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao grande momento das celebrações da “Vigília Pascal” e do “Domingo da Páscoa”. Cristo ressuscitou, venceu o pecado e a morte! Não temos mais motivos para a tristeza. Isto não é uma utopia, mas é uma realidade sobre a qual devemos testemunhar. Maria Madalena foi a primeira a receber o anuncio da ressureição: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 28, 10). O medo se transformou em coragem, a tristeza em alegria, o fracasso em vitória. Maria Madalena corre para anunciar aos apóstolos, enquanto que Pedro e João correm para verificar o sepulcro. Realmente o sepulcro está vazio! Mas apenas João, o discípulo amado, recebeu a graça de crer: “Ele viu e acreditou”! (Jo 20, 8).

Reflitamos um pouco! Talvez nunca imaginássemos na vida de um dia celebrar a Santa Páscoa sem a presença dos nossos fiéis, sem as grandes multidões nas procissões, nas vias sacras, nas encenações, com as portas das Igrejas fechadas, utilizando-se quase que exclusivamente dos recursos das novas tecnologias. Meu desejo é que seja a ultima vez que isso esteja acontecendo, embora a vida e o mundo deem tantas reviravoltas. No entanto, penso que tenhamos aprendido uma grande lição em vários âmbitos da nossa vida. Em nossa agitação diária, percebíamos o quanto era difícil encontrar tempo para a oração pessoal, para a meditação da Palavra, para ler um bom livro, para cuidar da nossa saúde, para ficar com os confrades, com nossa família, cuidar da casa, fazer comida, partilhar as pequenas tarefas do dia a dia. Isto está acontecendo na grande maioria das nossas comunidades religiosas e nas famílias. Será que foi tão difícil assim? O que mudou em nós?  Não seria isto uma verdadeira Páscoa?

Nosso Papa Francisco, em suas reflexões, afirmou que este tempo de isolamento social (não de Deus e nem dos irmãos), está sendo uma das maiores oportunidades para realizarmos grandes mudanças em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas comunidades religiosas, em nossas Igrejas e em todos os âmbitos da nossa sociedade. Não podemos continuar sendo os mesmos, precisamos nos reinventar, “nascer de novo”, como disse Jesus a Nicodemos. Esta é a verdadeira páscoa, aquela que gera mudanças de comportamento, de vida, de atitudes. Uma vez por todas, Jesus nos libertou de todas as escravidões, especialmente do pecado e da morte. Não podemos mais compactuar com o pecado e com a morte tão presente em nossa sociedade, em nossas relações fraternas e familiares, e porque não em nossas Igrejas? Páscoa é passagem. Jesus realizou a sua! Precisamos realizar a nossa, “viver as coisas do alto”.

Com o Espírito do Ressuscitado, aproveito para desejar a todos uma Feliz e Santa Páscoa. Que Jesus ressuscite em cada coração, levando paz, amor, harmonia e fortaleça a nossa esperança por dias melhores. Estendo estes votos a todos os meus confrades, aos nossos familiares, aos nossos colaboradores e funcionários, aos nossos leigos e leigas, aos nossos assistidos e a todas as suas famílias. Estendo estes votos ao Superior Geral e seu Conselho, aos confrades de todas as partes territoriais da nossa Congregação e às Congregações Religiosas que comungam do nosso Carisma. Permaneçamos unidos na oração e na fraternidade à luz do Cristo Ressuscitado.

  COMUNICADOS:

  • Como medida preventiva ao Covid-19, fica confirmada apenas a reunião do Conselho Provincial nos dias 06 e 07 de maio, tendo em vista também a reunião do Conselho Geral entre os dias 18 a 22 de maio em Roma, Itália. Caso tenhamos quadros significativos de melhoras na situação atual, analisaremos a possibilidade de realizar as demais reuniões provinciais nas mesmas datas.
  • O Secretário Provincial, em nome do Ecônomo Provincial e todo Conselho, enviou nesta semana uma Carta a todos os religiosos da Província, com algumas orientações e observações diante da situação da pandemia que estamos atravessando. Motivo todos a lerem e observar as devidas prescrições.   

ANIVERSARIENTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 12, domingo de Páscoa, Pe. Ricardo Buratto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.

- Dia 17, sexta-feira, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa, Superior Geral da nossa Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis, residente em Roma, Itália.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado trabalho em favor do povo de Deus, do Carisma e da Missão Cavanis no mundo.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma Feliz e Santa Páscoa, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de SouzaProvincial

 











www.cavanis.org.br