Foi preciso se reinventar
Para cuidar da nossa prĂ³pria vida e da vida do outro, como gesto amor e compromisso, fomos convidados a ficarmos em nossas casas, nos reinventarmos...
Publicado em 30/03/2020

..se reinventar.(Fonte: https://pdimagemecarreira.com/)

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 13 – 2020

Dia 29 – 5º Domingo da Quaresma / CF: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao quinto domingo da quaresma e já nos preparamos para vivenciarmos a poucos dias a Semana Santa e a Páscoa do Senhor. Nossos dias têm sido muito diferentes do corriqueiro, das nossas múltiplas atividades, do nosso frenesi diário. Para cuidar da nossa própria vida e da vida do outro, como gesto amor e compromisso, fomos convidados a ficarmos em nossas casas, nos reinventarmos, colocando em prática a Campanha da Fraternidade – “Vida: dom e compromisso”.

Penso que este tempo esteja sendo uma grande lição para todos, onde muitas vezes não encontramos tempo para nós mesmos, para Deus, para a vida em família e em comunidade fraterna. Temos agido muito parecido com a “Marta” dos evangelhos e pouco como “Maria” que se coloca aos pés de Jesus. Jesus chama atenção que Maria “escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10, 38-42). Aproveitamos este tempo para ficar com Jesus e com as pessoas que Ele colocou ao nosso lado, especialmente a família e os confrades.

Neste tempo de pandemia, do Covid-19, temos recebido muitas informações. Porém, nem todas correspondem à verdadeira realidade. Há interesses políticos e econômicos envolvidos, que não deixam de ser importante. No entanto, não existe algo mais importante do que a vida do ser humano e do planeta, e sua prevenção. “Uma ovelha vale as noventa e nove”, dizia Marcos Cavanis ao seu irmão Pe. Antônio Ângelo Cavanis, parafraseando as palavras do próprio Cristo nos santos evangelhos. Não podemos cair no pânico e nem na desesperança, estamos no meio da “Tempestade”, como nos disse o Papa Francisco nesta sexta-feira com a benção “Urbi et Orbi”. Precisamos manter a esperança, Jesus está na barca e nos chama atenção: “homens de pouca fé”. Precisamos ser os portadores desta esperança com fé e com as prevenções.

Mesmo diante do “Cenário de Morte” que aumenta a cada dia, especialmente em nossa “Terra Mãe” da Congregação, a Itália, e se espalha rapidamente aos quatro quantos do Planeta, sobre os quais o Papa Francisco invocou a benção com o Santíssimo Sacramento, aos pés do Crucificado e de Nossa Senhora, Jesus se apresenta neste domingo como “Ressurreição e a Vida”. Ao devolver a vida ao seu amigo Lázaro, Jesus quer mostrar que tem o poder sobre a morte e também o poder de gerar a vida: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 11, 2526).

Como o Papa Francisco nos pediu para sermos portadores da “Esperança” em meio à tempestade da pandemia que assola o mundo, o próprio Cristo nos pede hoje que sejamos portadores da “Vida”, cuidando da vida desde a sua concepção até seu declínio final, natural. Cuidamos da nossa vida como dom de Deus e cuidamos da vida dos nossos irmãos e irmãs como presente de Deus. Não nos esqueçamos de rezar por todos os profissionais de saúde que estão doando a própria vida, muitos já foram contaminados, para cuidar da vida dos outros. Mais do que uma profissão, é uma verdadeira vocação. Rezamos uns pelos outros e cada qual procure fazer a sua parte. Que Deus nos abençoe e nos guarde e a Virgem Maria nos proteja.

  COMUNICADOS:

  • Como medida preventiva ao Coronavírus(Covid-19), cancelamos provisoriamente a ordenação diaconal do nosso Religioso Ademar Aparecido Silva dos Santos. Quanto à celebração dos 50 anos de presença Cavanis em Ortigueira no dia 26 de abril e as nossas reuniões provinciais para o inicio do mês de maio, ainda manteremos na agenda, mas vamos analisando com prudência no decorrer dos próximos dias e as orientações recebidas.
  • Por decisão do nosso Ofício Vocações e Formação e como medida preventiva, no domingo passado, já liberamos nossos seminaristas aspirantes para ficarem em suas famílias até que a situação se normalize. Os postulantes permanecem no Cenáculo Cavanis e os estudantes de filosofia e teologia estão estudando em casa, sendo acompanhado pelas orientações das devidas faculdades. O ISTA deveria voltar na segunda-feira, dia 30, mas já adiou a volta sem data prevista. Assim deve acontecer com todas as faculdades. Desejamos e eles bom estudo!
  • Agradeço imensamente as varias iniciativas tomadas em nossas Paróquias e seminários de transmissões online, facebook, etc. Ainda não sabemos por quanto tempo teremos que agir assim. Que o Espírito Santo inspire a todos nós.
  • No próximo domingo celebraremos o “Domingo de Ramos”, o início da Semana Santa. Penso que todos nós nunca vivenciamos algo semelhante, longe fisicamente, não espiritualmente, dos nossos paroquianos e das nossas comunidades de fé. Vamos seguir direitinho, no espírito de obediência e comunhão, com nossas Igrejas Particulares. Cada Igreja Particular, com seus e nossos Bispos, já se pronunciaram e vem se pronunciando na medida em que os dias passam. Elas também seguem e estão em comunhão com as Organizações de Saúde. “Quem obedece (para o bem) nunca erra”.  Como nosso país é extremamente grande e estamos como Cavanis, de Norte a Sul, pode haver programações diferentes. O importante é que estejamos em comunhão com as Igrejas Particulares. Prestamos atenção nas orientações litúrgicas extraordinárias sugeridas para a “Semana Santa e a Páscoa”.

ANIVERSARIENTE DE VIDA:

- Dia 29, domingo, Pe. Martinho Paulus, Superior Regional da Região Andina eleito recentemente, residente em Quito, Equador.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus em favor do Carisma e da Missão Cavanis na Região Andina.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de SouzaProvincial











www.cavanis.org.br