Continuamos a nossa caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor
Jesus diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia”(Jo 10,10)
Publicado em 15/03/2020

No dia 19 de abril, domingo, às 08h da manhã, acontecerá a Ordenação Diaconal do Religioso Ademar Aparecido Silva dos Santos na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia em Belo Horizonte, MG, com a presença do Bispo Dom Joaquim Mol. Desde já rezamos por ele, sua família e toda a Congregação.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 11 – 2020
Dia 15 – 3º Domingo da Quaresma
Dia 16 – “Dies Natalis” do Pe. Basílio Martinelli
Dia 19 – São José, Esposo da Virgem Maria

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com a Igreja e como Igreja continuamos a nossa caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor, percorrendo o caminho que Jesus percorreu, carregando com Ele a nossa cruz. Temos a Campanha da Fraternidade 2020 que nos motiva lutar pela valorização e defesa da vida. Jesus diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia”(Jo 10,10). Em todos os lados encontramos a vida sendo ameaçada, seja pela violência, pelos vícios, pela fome, pelo aborto, pelo desemprego, por falta de políticas publicas em favor dos menos favorecidos, dos indefesos, os preferidos do Reino. Como cristãos, não podemos ficar indiferentes e achar que isso seja normal.

A liturgia da Palavra deste domingo nos apresenta Jesus como “Água Viva”, que mata e sacia nossa sede de paz, justiça, amor e perdão. No encontro com a Samaritana Jesus diz: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem te pede, dá-me de beber”. Este encontro mudou a vida da Samaritana e dos habitantes de Sicar que disseram a mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo” (Jo 4, 42). Precisamos reconhecer diariamente o dom de Deus em nossa vida que se manifesta nas pequenas coisas do dia a dia. Precisamos buscar em Jesus a água que mata e sacia nossa sede, a fonte de água viva que jorra para a “vida eterna”.

Nesta segunda-feira, dia 16 de março, nossa Congregação se alegra imensamente pela celebração do “Dies Natalis” do Pe. Basílio Martinelli. Sua partida para a Casa do pai foi no dia 16/03/1962, são 58 anos de vida eterna. Pe. Basílio Martinelli viveu longos anos e destes, 74 anos foi religioso, sacerdote, docente, educador da juventude. O livro: “Uma Jornada, um vida...”, conta em detalhes a história de um santo da cotidianidade, vivendo o espírito de humildade e santidade. Não fez grandes coisas aos olhos humanos, mas tudo o que fez e viveu foi com grandeza de alma e espírito. Assim como rezamos por nossos Veneráveis Fundadores, pedindo a graça da beatificação e santificação, também rezamos, sem cessar, pelo Pe. Basílio Martinelli, que um dia também possa ser aclamado pela Igreja como santo, embora já o consideramo-lo.

Lembro também que nesta semana estamos celebrando a Novena a São José, Esposo da Virgem Maria e Patrono Universal. São José é um dos santos mais queridos e invocados em toda a história da Igreja. Nele vemos o exemplo de humildade, simplicidade e santidade. Foi um pai zeloso e um esposo totalmente dedicado à sua família. Uma vez entendido o que aconteceu com Maria, obra do Espírito Santo, ele aceitou o projeto de Deus na sua vida, renunciando um projeto humano e pessoal, para realizar o projeto de Deus, acolhendo o Salvador na história da Humanidade. Temos nele um modelo de cristão, de pai e de consagrado. Pedimos sua intercessão por nossa Paróquia São José de Vila Palmeira, São Paulo, que está em Novena e festa nesta semana, assim como a todas as demais Paróquias e Comunidades que o trazem como Padroeiro. Que São José interceda por toda nossa Igreja, pelas famílias e pelo nosso povo que neste momento sofre pelas infecções da “dengue” e do “coronavírus”.

  COMUNICADOS:

  • No dia 19 de abril, domingo, às 08h da manhã, acontecerá a Ordenação Diaconal do Religioso Ademar Aparecido Silva dos Santos na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia em Belo Horizonte, MG, com a presença do Bispo Dom Joaquim Mol. Desde já rezamos por ele, sua família e toda a Congregação.
  • No dia 26 de abril, domingo, às 10h da manhã, haverá a celebração dos 50 anos de presença Cavanis em Ortigueira. Desde já vamos acompanhando com nossas orações e também nos preparando para participar deste momento, especialmente quem já colaborou com esta grandiosa e bela missão.
  • Nesta semana, Nossa Paróquia São José de Vila Palmeira, São Paulo, encerra-se sua Novena e celebra a Festa do Padroeiro. Pedimos a Deus que abençoe nossa missão em São Paulo, presente na Paróquia São José e na Casa da Criança, “Ir. Aldo Menghi”.
  • Continuamos rezando pelos nossos confrades Pe. José Amilton Gomes dos Santos que se recupera da saúde e o Pe. Adriano Sacardo que passou vários dias internado em Medianeira, PR, com a dengue, mas que já deu alta e nesta semana retorna a Maringá para continuar sua missão. Colocamos em nossas orações, assim como todas as vítimas da Dengue e Coronavírus.
  • Neste sábado, dia 14 de março, às 18h, na Paróquia Sant`Ana de Castro, PR, foi ordenado Diácono Permanente da Diocese de Ponta Grossa, o Sr. Antônio Geraldo Kluczkowski, irmão de sangue do nosso religioso, o Ir. Wenceslau Kluczkowski. O agora diácono Antônio Geraldo foi seminarista Cavanis da primeira turma em 1972, juntamente com o Pe. Tadeu Biásio e o Ir. Wenceslau. Parabenizamos a ele e a toda família Kluczkowski.   

ANIVERSARIENTE DE VIDA:

- Dia 19, quinta-feira, Pe. Rodrigo Duarte, Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza, PR.

- Dia 20, sexta-feira, Pe. Aparício Carneiro Filho, Religioso Cavanis em missão na Marinha, na Cidade de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus junto à formação e em favor do Carisma Cavanis.

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO:

- Dia 20/03/1999, Pe. José Sidney do Prado Alves, missionários Cavanis na Região Andina.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado e frutuoso ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São José, Esposo da Virgem Maria, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis e do Pe. Basílio Martinelli.

Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br