“Dies Natalis” de Pe. Antônio Cavanis
São 162 anos de seu nascimento para a vida eterna.
Publicado em 08/03/2020

3C

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 10 – 2020

Dia 08 – 12º Domingo da Quaresma - Dia Internacional da Mulher / Dia 12 – “Dies Natalis” de Pe. Antônio Cavanis

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Damos abertura à segunda semana na quaresma, tempo especial da graça de Deus, à luz da Campanha da Fraternidade 2020 que nos chama a viver plenamente o amor e a misericórdia aos nossos irmãos e irmãos, especialmente aos que sofrem e estão prostrados às margens da vida, carregando a cruz da violência, da dependência, da fome e toda espécie de preconceito e discriminação: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”(Lc 10,33-34). Que a atitude do Bom Samaritano nos motive a fazer o mesmo, não nos esquivando de ajudar o próximo que se encontra caído em nosso caminho.

A liturgia da Palavra deste domingo nos apresenta a passagem da Transfiguração do Senhor. Este momento na vida de Jesus acontece para explicar sua passagem pela paixão que iria sofrer, mas apresenta também a meta, o caminho espiritual de todo homem e mulher. Não haverá um sinal de glorificação exterior como acontece agora, mas sim no interior onde se manifestará a glória do Pai. Para isso precisamos escutar atentamente a voz do Pai: “Este é o meu Filho Amado, no qual pus todo meu agrado. Escutai-o!”(Mt 17,6). Quaresma é tempo propício para aprendermos a escutar a voz de Deus que nos chama a uma missão, assim como chamou Abrão para sair da sua terra e preparar um povo que honrasse o Senhor: “O Povo da Promessa”.

Nesta semana nos alegramos imensamente pelo “Dies Natalis” do Pe. Antônio Ângelo Cavanis, acontecido no dia 12/03/1958. São 162 anos de seu nascimento para a vida eterna. Sabemos que ele nasceu dois anos antes e morreu cinco anos depois do irmão Marcos. Quando nos referimos ao Pe. Antônio Ângelo Cavanis, embora não os separamos em nossas orações e devoção, vem em nossa mente à imagem de um sacerdote sereno, calmo, humilde, introspectivo, com uma profunda espiritualidade. Além do mais, vem à imagem de um verdadeiro educador, um pai com um coração de mãe que cuida da casa e cuida dos filhos espirituais que Deus os confiou. Porém, um complementa o outro. Não podemos imaginar um separado do outro. Do Céu, ambos intercedem por nós e desejam que façamos o mesmo pela educação da juventude.

Convido todos os religiosos e leigos a celebrar este dia em nossas comunidades religiosas, em nossas obras educacionais e sociais, também em nossas paróquias. Sendo uma quinta-feira, nem todas as paróquias têm celebrações eucarísticas, mas isso não impede de realizar alguma coisa que possa marcar este dia, um terço, uma adoração, um ato devocional. Além do mais, é uma grande oportunidade que temos para divulgar a devoção aos nossos Veneráveis Fundadores, colaborando com o Ofício da Postulação, nos esforçando conjuntamente neste trabalho, também na espera de um milagre onde a Igreja possa declará-los definitivamente santos, embora para nós já o sejam.

  COMUNICADOS:

  • No dia 19 de abril, domingo, às 08h da manhã, acontecerá a Ordenação Diaconal do Religioso Ademar Aparecido Silva dos Santos na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia em Belo Horizonte, MG, com a presença do Bispo Dom Joaquim Mol. Desde já rezamos por ele, sua família e toda a Congregação. Envio o convite em anexo e há a poucos dias chegará impresso.
  • No dia 26 de abril, domingo, às 10h da manhã, haverá a celebração dos 50 anos de presença Cavanis em Ortigueira. Desde já vamos acompanhando com nossas orações e também nos preparando para participar deste momento, especialmente quem já colaborou com esta grandiosa e bela missão.
  • Nesta semana inicia a Novena a São José, Esposo da Virgem Maria. Nossa Paróquia São José de Vila Palmeira, São Paulo, se prepara para este abençoado momento de novena e festa, e queremos participar com nossas orações e também com a presença.
  • Reforço o convite de celebrarmos o “Dies Natalis” do Pe. Antônio Ângelo Cavanis neste dia 12 de março, quinta-feira. Cada comunidade procure ver a melhor forma de celebrar. Em Castro iremos reunir todas as obras Cavanis às 15h na Paróquia São Judas Tadeu para um momento celebrativo, tendo outras atividades ao longo do dia em cada obra social e educacional.
  • Peço vossas orações pelos nossos confrades Pe. José Amilton Gomes dos Santos que passa por varias complicações de saúde, especialmente a perda da voz, e precisará se afastar das atividades pastorais por um período de tempo por recomendações médicas. Também o Pe. Adriano Sacardo contraiu uma dengue nesta semana e está se recuperando. Colocamos em nossas orações.
  • Rezamos também pelo Sr. José Mateus, tio materno do Pe. Jorge Luiz de Oliveira que faleceu neste sábado de madrugada, aos 87 anos, em Três Rios, Rio de Janeiro. Rezamos pelo seu descanso eterno e o conforto dos familiares e do nosso confrade, Pe. Jorge Luiz.
  • Neste dia 08 de março comemoramos o “Dia Internacional da Mulher”, marcando sua luta por dignidade, igualdade e respeito. Parabenizamos todas as mulheres, cada qual no seu papel de profissional, de mãe, de irmã, de avó, das mulheres consagradas, etc. De maneira muito especial, lembramo-nos das nossas mães, parentes e aquelas mulheres que trabalham em nossas paróquias, seminários, obras sociais e educacionais. Rezamos também pelo fim do “Feminicídio” e todo e qualquer tipo de violência praticado covardemente contra a mulher. Que Maria, a Mulher por excelência, em seu Filho Jesus, as abençoem!

ANIVERSARIENTE DE VIDA:

- Dia 12, quinta-feira, Pe. Josoé Francisco Zanon, Reitor do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Pregresso, PA, e conselheiro provincial.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus junto à formação e ao povo de Novo Pregresso, PA.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial

 

 

 











www.cavanis.org.br