É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação
Deus nos convida e a Igreja nos convoca a viver com intensidade as praticas quaresmais neste tempo de conversão e reconciliação...
Publicado em 01/03/2020

BOA SEMANA, CAVANIS!
Nº 09 – 202020
Dia 01 – 1º Domingo da Quaresma / Dia 04 – São Casemiro / Dia 07 – Santas Perpétua e Felicidade, Mártires

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos iniciando o mês de março e vivendo as maravilhas do tempo da quaresma. Como nos diz o Apóstolo Paulo aos Coríntios: “É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação”(2Cor 6,2). Deus nos convida e a Igreja nos convoca a viver com intensidade as praticas quaresmais neste tempo de conversão e reconciliação, voltando o coração a Deus e aos irmãos. Este é o jejum que agrada a Deus: “quebrar as cadeias injustas, desatar as amarras dos jugos, libertar os que estão detidos, repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos...” (Is 58,6). A conversão, assim como a caridade, precisam ser concretas, vividas e demonstradas com ações.

Para auxiliar na tarefa de uma verdadeira conversão, a Igreja lançou a Campanha da Fraternidade 2020: “A fraternidade e vida: dom e compromisso”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). As ultimas Campanhas da Fraternidade teve como foco a natureza, a ecologia, a “nossa casa comum”. Esta, porém, não deixa de tratar deste tema, do cuidado com a natureza, mas vai diretamente ao encontro da vida, especialmente da vida humana que se encontra tão ameaçada e vulgarizada em nossos dias. Precisamos cuidar sim do nosso Planeta que se agoniza, da ecologia, da flora, da fauna, etc, mas não podemos descuidar da vida humana que se agoniza pela violência, pela fome, pelo desemprego, pelos vícios.

A liturgia da Palavra deste primeiro domingo da quaresma nos apresenta, de maneira muito especial, o caminho para o deserto. Jesus é conduzido pelo Espírito Santo ao deserto. A espiritualidade do deserto é muito rica. O deserto é lugar da tentação, mas também do Espírito. Abrimos este tempo de deserto como viveu o povo, como viveu Jesus e como vimemos nós no deserto da vida. Ali é o lugar da tentação, do pecado e da vitória. O povo no deserto se educou para entrar na terra prometida. Nós nos educamos para entrar na terra conquistada por Jesus, que é a Páscoa. A Igreja nos oferece muitos meios para atravessar este deserto: a Palavra de Deus abundante, o Pão do Céu, o estímulo à caridade e o empenho no desapego, fazendo jejum dos males que nos atentam.

Ao falar da espiritualidade do deserto, lugar do sofrimento, da tentação e também da vitória, recordamos que também nós temos momentos de desertos na vida. Passamos por momentos áridos, secos, sem vida, sem luz. Momentos estes marcados por enfermidades, depressão, incompreensões, o peso das muitas responsabilidades da nossa missão. Este deserto também está presente na vida do nosso povo que sofre e pena para sobreviver, encontrar um trabalho, sustentar a família. Nesta situação encontram-se muitas crianças, adolescentes e jovens que são conduzidos ao deserto por um sistema sócio-político que oprime, escraviza e desumaniza.

Enfim, o deserto também é o lugar do encontro com Deus. Imagem rica do antigo testamento: “Eu te conduzirei ao deserto e falarei ao coração” (Os 2,14). Anualmente temos nossos retiros, uma espécie de deserto, mas mensalmente somos convidados a tirar uma manhã ou um dia de deserto, um tempo de oração, tempo de escuta do Senhor. Valorizamos esta rica experiência que está em nossas Constituições e veremos que a vida terá um novo sentido, um sinal de vitória e de libertação de tantos males.

  COMUNICADOS:

  • No dia 19 de abril, domingo, às 08h da manhã, acontecerá a Ordenação Diaconal do Religioso Ademar Aparecido Silva dos Santos na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia em Belo Horizonte, MG, com a presença do Bispo Dom Joaquim Mol. Desde já rezamos por ele, sua família e toda a Congregação.
  • Nesta semana teremos a visita do Pe. Martinho Paulus em nossa Província, escolhido recentemente como o novo Superior Regional da Região Andina. Que ele seja muito bem vindo e que Deus o abençoe nesta nova missão. Também nesta semana chegará a nossa Província o Pe. Edmilson Mendes, Delegado da Itália e coordenador do Oficio da Postulação. O acolhamos na alegria e na fraternidade.
  • Envio em anexo o “GUIA CAVANIS 2020”. Nele contém a programação das reuniões do Governo Geral, Provincial e das Famílias Religiosas; assim como a relação dos religiosos, endereços e demais informações uteis e necessárias para a nossa maior comunicação, comunhão e realização da missão.

ANIVERSARIENTE DE VIDA:

- Dia 06, sexta-feira, Pe. Mário Valcamônica, Pároco da Paróquia São Sebastião de Ortigueira e Diretor Executivo da Casa da Criança “Pe. Lívio Donatti” e do “Colégio Cavanis” de Ortigueira, PR.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus junto ao povo de Ortigueira.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO:

- Dia 05/03/2011, quinta-feira, Pe. Franco Allen Somensi, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Castro, Presidente da Associação Antônio e Marcos Cavanis e Secretário Provincial.

- Dia 06/03/2011, sexta-feira, Pe. Josoé Francisco Zanon, Reitor do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e Conselheiro Provincial.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado ministério presbiteral junto à formação e no exercício do Carisma Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza - Provincial

 











www.cavanis.org.br