Dia Mundial da Vida Consagrada
A vida consagrada “é olhar que vê Deus presente no mundo, embora a muitos passe despercebido;
Publicado em 02/02/2020

Encontro fraterno 2020, reunindo todos os religiosos Cavanis da Província do Brasil.

Dia 02 – Festa da Apresentação do Senhor e “Dia Mundial da Vida Consagrada” / Dia 03 – São Brás, Bispo e Mártir / Dia 05 – Santa Águeda

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao mês de fevereiro e neste primeiro domingo a Igreja celebra a festa da “Apresentação do Senhor” e também o “Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada”, momentos ricos e abençoados na vida da Igreja e na vida dos consagrados e consagrados, homens e mulheres que decidiram seguir Jesus radicalmente, assumindo publicamente a vivencia dos Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência dentro de uma Congregação ou Instituto de vida consagrada.

Maria e José levaram o Menino Jesus ao Templo para apresentar ao Senhor, como estava prescrito na lei. José levava nas mãos um par de rolas, ofertas dos pobres. Maria, por sua vez, levava o Menino Jesus, o próprio “Cordeiro de Deus” que tiraria o pecado do mundo, o qual seria sacrificado para salvar toda a humanidade. O velho Simeão, sacerdote, representa o velho, a esperança de Israel. Jesus, por sua vez, representa o novo, a Salvação de Israel e de toda a humanidade.

Este encontro, ação do Espírito, revelou muitos corações. Primeiro, a realização de Simeão (Ana) que não morreria sem ver e tocar o Salvador; segundo, que uma espada transpassaria o coração da Mãe. Este Encontro de Jesus, Maria, José, o velho Simeão e a profetiza Ana, que também se encontrava no templo e esperava este momento, são Encontros de promessas, de vida e salvação. Que os nossos encontros de confrades, de comunidades, de amizade, etc, sempre sejam encontros de paz, alegria, de vida, de crescimento humano e espiritual, e jamais sejam encontros de desarmonia, fofocas, intrigas e de morte, quando “matamos” nosso irmão e nossa irmã com falsos julgamentos e comentários maldosos. Que Deus nos livre destes desencontros. Que São Brás, Bispo e Mártir, protetor das gargantas, nos curem deste terrível mal.

Por outro lado, temos a alegria de celebrar o “Dia Mundial da Vida Consagrada”, onde as CRBs, motivam todos os religiosos e religiosas a celebrar este dia em suas Dioceses e Comunidades Religiosas. A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica enfatiza que é um dia de oração pelas vocações e de ação de graças ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em terras de missão e no trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidam dos últimos e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de Deus no mundo. Por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, todos os consagrados renovam seu compromisso de ser "luz do mundo e sal da terra", de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Pontífice para serem "homens e mulheres que iluminam o futuro".

Parabenizo confrade Cavanis pela consagração a Deus dentro da nossa Congregação, a serviço do Carisma da educação da juventude. Motivo todos a lerem novamente a Carta Circular do Superior Geral que envie nos e-mails pessoais nesta semana, destacando a importância deste dia e do Ser Religioso Cavanis. Que Deus abençoe a todos.

  COMUNICADOS:

  • Nesta semana, dia 03, segunda-feira, iniciam as aulas de Teologia na FAJE e no ISTA. Rezamos pelo inicio do ano acadêmico aos nossos estudantes de teologia. Também nesta semana, dia 05, iniciam as aulas na rede estadual e nossos seminaristas de Realeza também começam seus estudos. Desejo a todos os nossos religiosos, seminaristas e formadores um abençoado inicio de ano.
  • Dia 09 de fevereiro, domingo, às 19h, acontecerá a posse do Pe. Vandir Santo Freo como Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR. Também comunico que no dia 12 de fevereiro, quarta-feira, às 20h, haverá a posse do Pe. Adriano Sacardo como Pároco e Reitor do Santuário Santa Rita de Cassia e o Pe. Jorge Luiz de Oliveira como Vigário, Vice Reitor e Mestre da Filosofia. Colocamos em nossas orações e todos estão convidados a participar.
  • Agradecemos a presença do Superior Geral, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa, que esteve visitando nossa Província desde o dia 17 de janeiro e que amanhã, dia 03 de fevereiro, retorna para a Itália. Desejamos uma boa viagem e um abençoado trabalho à frente da nossa Congregação.

 

ANIVERSARIENTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 02, Domingo, Pe. Mauricio K. de Lima, Missionário Cavanis na Região Andina, Quito, Equador.

- Dia 04, terça-feira, Pe. Jonas Barbacovi, vigário da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA.

- Dia 06, quinta-feira, Pe. José Sidney do Prado Alves, Superior Regional da Região Andina com sede em Quito, Equador.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as bênçãos de Deus.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Brás, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br