Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz – FELIZ ANO NOVO!
Com a graça e a proteção Divina concluimos um ano e projetamos numa nova etapa.
Publicado em 29/12/2019

3C

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 29 – Sagrada Família de Nazaré / Dia 31 – São Silvestre / Dia 01 – Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz – FELIZ ANO NOVO!

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com a graça e a proteção divina chegamos ao final de mais um ano. Para nossa Província, como para a Congregação, foi um ano muito especial, pois celebramos o Ano Jubilar e o 35º Capítulo Geral, sendo eleito o primeiro Superior Geral brasileiro, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa. Nesta ultima Boa Semana do ano, quero acima de tudo, manifestar nossa gratidão a Deus pelas inúmeras graças recebidas ao longo do ano, como também agradecer imensamente a cada confrade e a cada colaborador leigo pelo trabalho prestado ao serviço do nosso Carisma e nossa Missão.

No clima do natal, celebramos neste ultimo domingo do ano a festa da Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Deus quis revelar-se a nós no seio de uma família. Maria e José, abertos à vontade de Deus disseram sim, possibilitando a encarnação do Verbo e que a salvação chegasse até nós. A família de Nazaré merece toda a nossa reverencia, pois é única e jamais se repetirá. Conforme o relato do evangelho de hoje, vemos os enfrentamentos que Maria e José tiveram para defender e proteger o Menino Deus. Os grandes estavam amedrontados com a força de uma criança, pois o amor é mais forte do que um exercito.

Falando da Sagrada Família não podemos deixar de lembrar-se da nossa família biológica na qual fomos gerados e educados, como também da nossa Família Cavanis, na qual fomos acolhidos como membros e filhos. Penso que a segunda leitura da carta de São Paulo aos Colossenses deste domingo tem muito a nos dizer: “Irmãos, vós sois amados por Deus, são os seus santos eleitos. Revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também” (Cl 3,12-13).

Aproveito neste momento para desejar a todos um Feliz Ano Novo com as mais ricas bênçãos de Deus. Iniciamos o ano com a Solenidade de Nossa Senhora, Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz. Confiamo-nos a Deus pela intercessão materna de Maria e que seja um ano muito abençoado, no qual possamos viver como “verdadeiros irmãos”, nos amando mutuamente e amando as crianças, adolescentes e jovens como a verdadeiros pais, pois esta é a nossa grande missão deixada por nossos Veneráveis Fundadores. Na festa da família, não esqueçamos que somos membros de uma família chamada: “Congregação das Escolas de Caridade, Instituto Cavanis”.

Neste sábado, dia 28 de dezembro, encerramos o Ano Jubilar, mas nos comprometemos a viver com a mesma alegria, dando testemunho de consagrados e de leigos comprometidos. São 51 anos de presença Cavanis no Brasil, precisamos continuar rezando e promovendo as vocações, em comunhão com o Governo Geral e com toda a Congregação. Obrigado a todos que ajudaram a escrever esta linda e abençoada história. Muitos deles já se encontram na Casa do Pai. Cabe a nós dar continuidade à missão Cavanis “Olhando o passado com gratidão, vivendo o presente com paixão e vislumbrando o futuro com esperança” (Papa Francisco).

  COMUNICADOS:

  • Em nome da equipe econômica e do conselho provincial, venho lembrar mais uma vez das datas de entrega dos balancetes e prestações de contas em vista do trabalho com o Instituto AXIS. O Encerramento final, com extratos, ficou para o dia 06 de janeiro. Obrigado a todos pela compreensão e colaboração.
  • No próximo domingo, dia 05 de janeiro, daremos início ao Encontro Fraterno 2020 e espero que todos estejam se preparando para participar. Dia 05 de janeiro chegada dos religiosos temporários e noviço e no dia 13 de janeiro chegada dos religiosos perpétuos. Não se esqueçam de trazer os livros de oração, paramentos e pertencem pessoais. Desde já sejam todos bem vindos.

 

ANIVERSARIENTE DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 31, terça-feira, Pe. Rogério Diesel, missionário Cavanis e Reitor do Seminário Internacional em Roma.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, um bom estudo e um bom trabalho junto à formação internacional.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Sagrada Família, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br