Semana do Natal, nascimento do Emanuel, o Deus conosco
...o Verbo Encarnado que se fez homem e veio habitar entre nós.
Publicado em 22/12/2019

3C

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 22 – 4º Domingo do Advento / Dia 25 – NATAL DE JESUS / Dia 26 – Santo Estevão / Dia 27 – São João, Apóstolo e Evangelista / Dia 28 – Santos Inocentes e Celebração de ENCERRAMENTO DO ANO JUBILAR

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Iniciamos uma semana muito abençoada. Com a celebração do 4º domingo do advento damos abertura à SEMANA DO NATAL e celebraremos o nascimento do Emanuel, o Deus Conosco, o Verbo Encarnado que se fez homem e veio habitar entre nós. Também nesta semana celebraremos Santo Estevão, o primeiro mártir da era cristã, São João, Apóstolo e Evangelista, os Santos Inocentes e a Solene Celebração dos 50 anos de presença Cavanis no Brasil. Temos tantos motivos para nos alegrarmos e fazer desta semana uma solene ação de graças pelas maravilhas de Deus em nossas vidas.

Na primeira leitura o Profeta Isaias, mesmo diante do fechamento de Acaz, Rei de Israel, anuncia: “O próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel” (Is 7, 14). Acaz disfarçando de não querer tentar o Senhor, na verdade, ele está se omitindo e não quer se comprometer com o Senhor. Da mesma forma, podemos cair neste mesmo erro e mesmo pecado, nos fechando a Deus e à sua graça, não querendo se comprometer com Ele e com seu povo. Em nosso caso, não nos comprometermos com as crianças e os jovens mais carentes e necessitados. Por sua vez, Maria e José, mesmo diante das muitas dificuldades, uma vez entendo a vontade e o projeto de Deus, assumiram a missão de acolher o salvador, o Filho de Deus encarnado: “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou Maria sua esposa” (Mt 1, 24).

Aproveito neste momento para desejar a todos os confrades, familiares, funcionários, leigos, amigos e benfeitores, nossos assistidos, um Feliz e Santo com as mais copiosas bênçãos de Deus. Que possamos acolher o Menino Deus com a mesma alegria e simplicidade como foi acolhido por seus pais, Maria e José, os pastores e o “Resto de Israel”. O Menino que nasce em Belém é a expressão Divina da Misericórdia e nós seremos os mensageiros de hoje desta misericórdia de Deus. Que possamos cantar com os anjos e a coorte celeste: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados”( Lc 2,14). Feliz Natal a todos e que sejam mensageiros desta boa notícia a todos que encontrarmos pelo nosso caminho.

É com este espírito natalino que encerramos o Ano Jubilar. Pe. Lívio Donatti, Pe. Mario Merotto e Pe. Francisco Justi foram acolhidos no Brasil no dia 24 de dezembro de 1968, às vésperas da noite de Natal. Foi neste ambiente natalino que chegam ao Brasil trazendo na bagagem uma nova esperança e uma nova maneira de acolher e educar as juventudes. Neste próximo sábado, dia 28 de dezembro, convoco toda a Província e Congregação para nos unirmos em oração e fazer o encerramento do Ano Jubilar. Teremos na Paróquia São Judas Tadeu de Castro uma celebração solene e festiva, com jantar, na qual acolheremos muitos visitantes que virão agradecer a Deus por esta linda história, concluindo assim este ano de ação de graças, o Ano Jubilar.

  COMUNICADOS:

  • Em nome da equipe econômica e do conselho provincial, venho lembrar mais uma vez das datas de entrega dos balancetes e prestações de contas em vista do trabalho com o Instituto AXIS. Quem não entregou a prestação de conta da primeira quinzena de dezembro faça o quanto antes. O Encerramento final, com extratos, ficou para o dia 06 de janeiro. Obrigado a todos pela compreensão e colaboração.
  • Quanto ao Encontro Fraterno 2020 espero que todos estejam se preparando para participar. Dia 05 de janeiro chegada dos religiosos temporários e noviço e no dia 13 de janeiro chegada dos religiosos perpétuos. Não esqueçam de trazer os livros de oração, paramentos e pertencem pessoais. Desde já selam todos bem vindos.
  • Desejo a todos os religiosos e leigos um Feliz e Santo Natal. Aos que estão de férias desejo um bom descanso junto aos familiares e suas comunidades.

 

ANIVERSARIENTE DE VIDA:

- Dia 27, sexta-feira, Pe. Jeancy Kaiaka, missionário Cavanis em Macomia, Moçambique.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde e um frutuoso ministério presbiteral por intercessão de São João, Apóstolo e Evangelista.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São João, Apóstolo e Evangelista, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br