O terceiro domingo do advento nos mostra que o Senhor está perto
Estamos muitos próximos do santo Natal!
Publicado em 15/12/2019

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 15 – 3º Domingo do Advento / DOMINGO DA ALEGRIA!

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos muitos próximos do santo natal e neste domingo a Igreja comemora o DOMINGO DA ALEGRIA. Alegrai-vos! A temática deste terceiro domingo do advento abre a alegria do natal, mostrando que o Senhor está perto. Esta alegria da vinda do Senhor é descrita pela imagem da renovação da natureza. O povo que volta do exilio vem cheio de alegria pela libertação. A futura missão do Messias já é manifestada pela cura dos cegos, de surdos, de aleijados e de muitos outros descritos no evangelho.

São Tiago nos oferece um traço da espiritualidade deste tempo de espera que caracteriza o advento. O Apóstolo usa a imagem do agricultor que semeia a terra e espera o fruto. Esta espera tem que se basear na presciência dos profetas que passaram por tantos sofrimentos. A espera que sustenta com espirito de pobre diante de Deus. Não de miséria, mas de desapego. Pobres diante de Deus se sustentam com a alegria da salvação. A alegria passageira entristece, enquanto que a alegria no Senhor fortalece a esperança. É desta alegria que falamos. Alegria que vem de Deus e não da euforia, do mundo e das coisas materiais e passageiras.

Acredito que foi com esta Alegria que celebramos o Ano Jubilar ao longo deste ano de 2019. Foram tantos momentos de celebrações, encontros, reuniões, capítulo, eventos e tantas formas de expressão de alegria e ação de graças pelos 50 anos de presença Cavanis no Brasil. Cada paróquia, seminário, obra social e educacional procuram se organizar para participar dos eventos, acolher o relicário, celebrar os padroeiros neste espírito de ação de graças. Acredito que não foi uma alegria passageira, eufórica, exterior. No entanto, esta alegria de Ser Cavanis precisa continuar em nosso dia a dia. Não é apenas nas festas e momentos solenes que devemos expressar alegria. Ela tem que ser todos os dias e o dia todo. Temos nos Fundadores, no Pe. Basílio Martinelli, no Pe. Lívio Donatti e tantos outros confrades o exemplo da vivencia desta alegria.

Nesta mesma alegria agradeço por mais um ano que estamos chegando ao final. Agradeço por nossos seminários, nossos estágios vocacionais, nossas obras sociais e educacionais, nossas paróquias, nossos religiosos, nossos funcionários e colaboradores, nossas crianças, adolescestes e jovens, nossas famílias e a todos que fizeram e fazem parte da nossa história. Toda esta alegria, não obstante os muitos desafios, dificuldades e sofrimentos, devem estar arraigada em Cristo, na sua Palavra. Se não for por Ele e pelo seu Reino nada vale a pena. Porém, Jesus mesmo nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados, fadigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mt 11, 28 a 30). Feliz domingo da alegria e bom trabalho a todos.

  COMUNICADOS:

  • Agradecemos a Deus mais uma pelos Estágios Vocacionais em Realeza, Castro e Novo Progresso, PA. Não temos ainda os números exatos, mas teremos um bom numero de aspirantes e postulantes para 2020 em nossos seminários. Isto é motivo de muita alegria para a nossa Província e a nossa Congregação. Alegria que deve nos motivar a continuar trabalhando, incentivando e promovendo as vocações.
  • Neste final de semana está acontecendo o Acampamento Jovem na Casa do Menor “Irmãos Cavanis” de Ponta Grossa, PR. São jovens de Ponta Grossa e Castro, mas temos a presença de muitos religiosos da Província. Isto também é alegria neste ano jubilar.
  • Agradeço a todos que já enviaram as matérias para a nossa Revista Cháritas 2019-2020, mas lembro de que faltam ainda algumas matérias.
  • Em nome da equipe econômica e do conselho provincial, venho lembrar as datas de entrega de balancetes e prestações de contas em vista do trabalho com o Instituto AXIS. Temos dois prazos neste mês de dezembro para cumprir. O primeiro vence neste dia 15 de dezembro para entregar a prestação da primeira quinzena do mês e o segundo é o fechamento anual, com extratos bancários, para o dia 06 de janeiro, sem falta. Aos religiosos que estão saindo de férias, procurem verificar e ver a possibilidade de cumprir com estes prazos. Agradeço a compreensão e a colaboração de todos.

 

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 15/12/1996, domingo, Pe. Silvestre Selunk, Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG.

- Dia 16/12/1989, segunda-feira, Pe. Antônio Élcio Aleixo, missionário Cavanis na Romênia.

- Dia 16/12/2006, segunda-feira,  Pe. Adriano Sacardo, Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

- Dia 19/12/2009, quinta-feira, Pe. João Pedro Pinheiro, Pároco da paróquia Santo Antônio de Pádua, Castelo de Sonhos, PA.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de um frutuoso ministério presbiteral à luz do ano jubilar.   

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br