Solenidade de Cristo Rei do Universo
Encerramos o ano litúrgico 2019 e nos preparamos para iniciar um novo ciclo.
Publicado em 24/11/2019

Imagem: Cristo Rei do Universo.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 24 – Solenidade de Cristo, Rei do Universo / Dia 28 – Dia Nacional de Ação de Graças / Dia 30 – Santo André, Apóstolo

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com imensa alegria e fé celebramos neste domingo a “Solenidade de Cristo, o Rei do Universo”, encerrando o ano litúrgico 2019 e nos preparando para iniciar um novo ciclo na Igreja. São Paulo aos Colossenses nos diz: “Ele é a cabeça do corpo, isto é, a Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo Ele tem a primazia” (Cl 1, 18-19). Jesus é o nosso Rei. Porém, um Rei muito diferente de qualquer concepção humana. Um Rei Espiritual, não material; bem diferente daquele que os Judeus esperavam e ainda esperam. É o Rei da história, dos vivos e dos mortos.

Toda a pregação de Jesus, desde o início, é focada no Reino. Começa sua pregação publica dizendo que o “Reino chegou” (Mc 1, 15). Tem consciência de que é o enviado do Pai, o Messias, mas não reivindica sobre si este título, para evitar outros conflitos na Palestina já conturbada. Assim não provoca equivoco sobre sua missão. Ele é o Messias, o que implanta o Reinado de Deus, por isso é Rei, não na lógica humana, mas na lógica divina. Ele se põe ao lado dos mais feridos no mundo, por causa da exclusão, do egoísmo e da autossuficiência. Ele faz exatamente a vida triunfar. Por sua morte nos vem à vida. Eis o Reinado de que o mundo precisa.

Nós, Cavanis, obediente a Cristo, nos comprometemos a colaborar na construção do seu Reino, colocando-nos inteiramente disponível a trabalhar em favor das crianças e jovens, especialmente os mais pobres e abandonados, os preferidos do Reino. A fidelidade a Cristo requer a fidelidade ao Carisma. Somos chamados a reconhecer em cada criança, adolescente e jovem o Cristo que se manifesta em seu rosto. Por vezes, um rosto feliz e transfigurado, por vezes um rosto triste e completamente desfigurado pelo uso do álcool, da droga, da depressão, das automutilações e mesmo das tentativas de suicídio, cada vez mais triste e presente em nossos dias.

Há pouco mais de um mês faremos o encerramento do Ano Jubilar. Isto não quer dizer que iremos parar de agradecer e reconhecer a bondade de Deus para com a nossa Província e a nossa Congregação. Continuaremos vivendo as “surpresas de Deus de festa e em festa”, com Maria, como nos diziam os Fundadores. Para quem ama a Deus verdadeiramente e seu semelhante, a vida é uma contínua festa. Porém, para quem tem dificuldade de amar e perdoar, de aceitar o irmão, a vida pode ser muito dura e não ter o mesmo brilho. Jamais esperamos que a vida seja um mar de rosas, sem dificuldades e sem desafios. Jesus mesmo nos disse: “quem quiser me seguir tome sua cruz todos os dias e me siga”. Também nos disse: “Eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo”. Vivamos com alegria e fé a solenidade de Cristo Rei.

  COMUNICADOS:

  • Parabenizamos a Paróquia Cristo Rei de Realeza, na pessoa dos nossos confrades, pela festa do Padroeiro. Que Deus abençoe toda caminhada paroquial e a presença do nosso Seminário Nossa Senhora Aparecida.
  • Nesta semana, dias 28 e 29, teremos as formaturas de Teologia dos nossos religiosos Adelir da Silva Morais Pereira no ISTA e Judi Herve Balando e Herve Mbuta Koto na FAJE em Belo Horizonte. A eles nossas orações e nossos mais sinceros parabéns pela conclusão da teologia.
  • Rezamos pelo Diácono Jeiner Alí Pretel Moreno da Região Andina que será ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro em Bogotá, Colômbia. Unimo-nos em oração a ele, sua família e a toda Região Andina.
  • Lembro-vos das matérias para a nossa Revista Cháritas 2019-2020. Conto com a colaboração de todos. A data proposta é até o dia 1º de dezembro.

 

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 24, domingo, Ir. Daniel Maciel Domingues, religioso auxiliar na Paróquia Santo Antônio de Pádua de Castelo de Sonhos, PA.

- Dia 27, quarta-feira, Pe. Antônio Élcio Aleixo, missionário Cavanis na Romênia.

- Dia 29, sexta-feira, Pe. Silvestre Selunk, Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, MG.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde com as bênçãos de Deus neste Ano Jubilar.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Santo André, Apóstolo, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

 

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial

  











www.cavanis.org.br