Somos chamados à santidade!
Nesta solenidade de todos os santos recordamos nossa vocação de batizados, portanto, chamados à santidade.
Publicado em 03/11/2019

Santos, ícones, sensus fidei.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 03 – SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS / Dia 04 – São Carlos Borromeu / Dia 09 – Dedicação da Basílica do Latrão

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao primeiro domingo de novembro e celebramos alegremente a Solenidade de todos os Santos e Santas de Deus. “Uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar... Esses são os que vieram da grande tribulação, lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro. (Ap 7,9,14). Esta multidão aumenta continuamente, especialmente o numero dos mártires dos nossos tempos, nos países de missão, vitimados por testemunharem a fé cristã.

Nesta solenidade recordamos nossa vocação de batizados, portanto, chamados à santidade. Faz-nos viver mais profundamente o mistério de Cristo, e como Igreja peregrina, experimentamos já na terra a alegria e os bens do Céu. No evangelho, Jesus está no alto da montanha, de onde proclama as bem-aventuranças aos Apóstolos e a todo o povo. Em cada bem–aventurança transparece o sentido da pertença ao Reino de Deus. Os santos e santas andaram no caminho das bem-aventuranças, pertencem ao Reino e agora estão junto de Deus.

Como povo cristão recorremos à intercessão dos santos e santas em nossas necessidades. É gesto de confiança e de certeza do auxilio que podem nos dar. É estímulo para a nossa vivência de fé. Mas, o que não podemos esquecer é que também somos chamados à santidade. A santidade dos santos deve nos estimular e nos fazer procurar a nossa santidade. Este é o desejo de Deus: a nossa santidade. “Sede santos como vosso Pai Celeste é Santo”, diz nos Jesus.

Esta solenidade também nos motiva a rezar pela beatificação e santificação dos nossos Veneráveis Fundadores e do Venerável Pe. Basílio Martinelli. Não temos duvidas da santidade deles, mas sonhamos em vê-los um dia sendo reconhecidos santos pela Madre Igreja. Não precisamos buscar em outros santos o modelo de santidade. A vida dos Fundadores e do Pe. Basílio Martinelli nos dá o direcionamento. Conhecemos também a história da vida do Pe. Basílio Martinelli: “Uma vida, uma jornada”. Ele foi o santo da cotidianidade, do dia a dia, da simplicidade, das pequenas coisas.

Penso que é isso que Deus espera de nós. Oferecer o sacrifício do cotidiano, das pequenas ou grandes renuncias, do cansaço ao atendimento paroquial, do cuidado às crianças e jovens em nossas obras sociais e educacionais, da presença e testemunho em nossos seminários, do esforço da partilha e vivencia fraterna com os nossos confrades, do atendimento a tantos pobres e necessitados que batem à nossa porta. Penso que aqui está o perfume da verdadeira santidade: fazer as pequenas coisas com muita entrega e muito amor. Desejo um bom mês de novembro a todos!

  COMUNICADOS:

  • Juntamente com o Superior Geral já nos encontramos na Cúria Geral na Itália. Chegamos nesta manhã de domingo após visitar nossos confrades e nossa missão na República Democrática do Congo e em Macomia,  Moçambique. Foi uma experiência maravilhosa de partilha, convivência e testemunho Cavanis junto às crianças, adolescentes, jovens, famílias. Encontramos também muitas Congregações Religiosas em missão, especialmente as Servas da Anunciação, as irmãs Franciscanas Recoletinas, entre outras. Agradecemos a todos, especialmente nossos confrades e o Bispo Dom Luiz Fernando de Pemba. Deus abençoe da Congregação nesta região e em todas as partes territoriais.
  • Já se encontram em nossa Província os religiosos: Daniel Monsengo Pasinya; Aristide Nzeza Ntangi e Hermann Ngwini Nkumu, da nossa Delegação do Congo. Os acolhamos com alegria e desejamos a todos os nossos religiosos estudantes e seminaristas um bom final de ano letivo.
  • Nos dias 15, 16 e 17 de novembro a Juventude Cavanis de Ponta Grossa e Castro estarão recebendo um grande numero de Jovens Cavanis de Uberlândia, MG. O Encontro se dará em Ponta Grossa com visita em Castro. Será um grande momento juvenil neste ano Jubilar. Serão mais de trezentos jovens reunidos.
  • Rezamos pela reunião do Conselho Geral entre os dias 11 a 15 de novembro na Cúria Geral em Roma. Que Deus ilumine e abençoe o Governo Geral.

 

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 06, quarta-feira, Jude Herve Balando T. Religioso Cavanis da República Democrática do Congo, residente no Instituto Teológico Cavanis em Belo Horizonte.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um bom termino da teologia com as mais copiosas bênçãos de Deus neste Ano Jubilar.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br