Dia das Missões e da Infância Missionária
Oportunidade de tomarmos consciência da nossa missão de batizados, leigos e consagrados.
Publicado em 20/10/2019

Mês Missionário Extraordinário 2019.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
OUTUBRO – Mês Missionário Extraordinário / Dia das Missões e da Infância Missionária / Dia 22 – São João Paulo II / Dia 25 – Santo Antônio de Sant´Ana Galvão

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos à terceira semana de outubro e com imensa alegria celebramos neste domingo o “Dia das Missões e da Infância Missionária”, à luz do Sínodo da Amazônia. É o momento central dentro deste “Mês Missionário Extraordinário”. Oportunidade de tomarmos consciência da nossa missão de batizados, leigos e consagrados. Além do mais, é o dia da infância missionária e sabemos da importância deste trabalho na vida de uma comunidade. Uma Igreja que cultiva a infância missionária é uma Igreja verdadeiramente cristã e evangélica. É no batismo que recebemos a missão de ser “sal da terra e luz do mundo” e quanto mais cedo tomarmos consciência desta missão, mais eficaz e frutuosa será a vida do cristão e de toda a Igreja.

Como Cavanis, na qual recebemos a missão de acolher e amar o pequeninos, precisamos valorizar a “Infância Missionária”. Parabenizo as nossas comunidades que organizaram a mantém vivo os grupos da infância missionária. Algumas comunidades não tem propriamente dito um grupo da Infância Missionária, mas trabalham com numerosos grupos de coroinhas, acólitos, perseverança, etc. Apenas destaco um fato, sem desmerecer nenhum outro. Nosso diácono Jeancy Kaiaba que será ordenado sacerdote neste próximo sábado na República Democrática do Congo, na sua passagem pela Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte, juntamente com outros religiosos, formaram um forte e numero grupo de coroinhas e acólitos que permanece vivo e atuante. Em passagem nesta semana por Belo Horizonte, todos o saúdam neste momento especial da sua ordenação, todos são muito gratos por este serviço. Aproveito para motivar e agradecer a todos, religiosos e leigos, que dedicam seu trabalho e seu tempo na formação e evangelização de toda infância.

Neste domingo, o fio condutor das leituras é a ORAÇÃO, a verdadeira oração. A oração para ser verdadeira e consistente precisa ser insistente e humilde. Orar sem desanimar é uma característica da vida orante das primeiras comunidades cristãs. Na parábola, Jesus fala sobre uma pobre viúva que luta por seus direitos. Só que diante dela existe um juiz impiedoso, sem consideração, nem por Deus nem pelos outros. Jesus afirma que o Pai do Céu saberá fazer justiça aos que lhe pedem alguma coisa. Portanto, em nossas orações devemos ter duas preocupações: estamos sendo insistentes? Estamos, de fato, rezando por justiça ou por nossos desejos mais imediatos? Valorizamos a oração em nossa vida pessoal e comunitária. Vida sem oração é vida vazia e ministério estéril. Não podemos fazer de conta, fingir que rezamos. Não existe uma única forma de rezar, mas tomamos consciência que como Cavanis temos a nossa espiritualidade e somos chamados a cultivá-la. É uma forma de sermos família e no sentirmos como família.

  COMUNICADOS:

  • No próximo sábado, dia 26 de outubro, acontecerá a ordenação presbiteral de Jeancy Massoka Kaiaba na Republica Democrática do Kongo. Rezamos por este momento de graça na vida deste confrade e pela Delegação do Congo.
  • Nestes próximos dias deveremos acolher mais três religiosos da República Democrática do Congo que virão cursar teologia na Província, residindo em nosso Instituto Teológico em Belo Horizonte. São eles: Daniel Monsengo Pasinya; Aristide Nzeza Ntangi e Hermann Ngwini Nkumu. Damos nossas boas vindas e os acolhemos com muita fraternidade e hospitalidade.
  • Nesta semana que passou tivemos nossas reuniões no Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte. Agradeço a presença dos diretores, formadores e conselheiros. Estou preparando uma Carta Circular que enviarei na semana com algumas decisões e orientações.
  • Comunico que estou viajando para participar da ordenação presbiteral do Jeancy no Congo e visitar nossos confrades, se possível passar também em Moçambique. Devo retornar no dia 05 de novembro. Neste período o Pe. João da Costa Holanda assume a Província em meu lugar, auxiliado pelos demais conselheiros.
  • Também recordo que já estamos aguardando as matérias para a Revista Cháritas 2019-2020. Não vamos deixar para a ultima hora, precisamos nos agilizar para evitar erros e improvisos. Conto com a colaboração de todos. Envio em anexo uma relação de materiais para facilitar o trabalho.
  • Nesta sexta-feira, dia 18, foi realizado na Casa da Cultura de Castro o relançamento dos dois livros: “Cavanis, 50 anos de Brasil” e “testemunhos Vocacionais”. Com esta cerimônia foi dada abertura a exposição do Memorial Cavanis que ficará até o dia 04 de novembro para visitação. Aproveito para motivar todos a organizar atividades em nível comunitário e por família para comemorar o encerramento do Ano Jubilar.
  • No dia 1º de dezembro teremos uma celebração da Catedral Sant´Ana de Ponta Grossa com a participação de Castro, Ponta Grossa e Ortigueira e no dia 28 de dezembro haverá o encerramento na Matriz Sant´Ana com o Bispo Dom Sergio.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

Dia 20, domingo, Pe. Braz Elias Pereira, missionário Cavanis e Delegado da Republica Democrática do Congo, África.

Dia 22, terça-feira, Pe. Paulo Oldair Welter, Mestre da Teologia e Conselheiro Geral, residente no Instituto Teológico Cavanis em Belo Horizonte, MG.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde com as mais copiosas bênçãos de Deus neste Ano Jubilar.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da São João Paulo II, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br