O Servo de Deus Padre Basilio Martinelli (1872-1962) Oração.
A vida de Padre BasilioPadre Basilio Martinelli nasceu em Calceranica (TN) 27 de dezembro de 1872 e morreu em Possagno (TV) 16 de março de 1962. Os exemplos piedosos de sua mãe, que todos os dias reunia a família para oração, deixou-lhe uma profunda impressão. Aos 16 anos ele entrou para a Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis, em Veneza, onde, superou com sua grande perseverança e força de vontade as primeiras dificuldades nos estudos, em 1892 ele recebeu o hábito religioso. Em 17 de abril de 1897, foi ordenado sacerdote pelo Patriarca Sarto, São Pio X. Formou-se em Pádua em 1902, distinguiu-se especialmente no ensino de latim e grego. Ensinou durante mais de cinquenta anos: sempre metódico, paciente e zeloso. Ele dedicou-se ao ministério do confessionário, dedicando-se com zelo incansável para os jovens, pais e mães de famílias, para os padres, religiosos e religiosas consagradas. Padre Basilio ensinou principalmente vivendo sua consagração na pobreza, castidade e obediência como um ato de amor a Cristo e constante imitação das suas virtudes.
Ele foi impelido pelo desejo de receber em si os espinhos e pregos que o Senhor recebeu em sua carne ao ser pregado na cruz". Em seu leito de morte os médicos descobriram este misterioso segredo em seu corpo golpeado, uma grande surpresa e comoção que envolveu a todos. Que o conhecia, o estimava como um santo e o procuravam para pedir suas orações. Depois de sua morte são incontáveis aqueles que atribuem à sua intercessão as graças recebidas.
Da causa de beatificação de Padre Basilio Martinelli• 16 de março de 1962 - Padre Basilio morre em Possagno (TV) estimado por muitos, por sua santidade de vida. • 24 de agosto de 1984 - O Padre Preposito, Guglielmo Incerti, apresenta ao Bispo de Treviso Mons. Mistrorigo o libelos supplex para a abertura do processo canônico ordinário. • 18 de maio de 1985 - Canova Templo em Possagno, Mons. Mistrorigo assina o Decreto da abertura do Processo. • 08 de outubro de 1985 - O Tribunal eclesiástico inicia o seu trabalho. • 16 de março de 1988 - A investigação do caso é concluída em Possagno com uma cerimônia solene presidida pelo Bispo de Treviso e concelebrada pelo Arcebispo de Trento. • 28-30 setembro de 1988 - Reconhecido como Servo de Deus é feita a transladação de seu corpo, do cemitério de Possagno para a igreja de São José de Calasanz, no Colégio Canova. • Toda a documentação investigada é entregue a Congregação para as Causas dos Santos, em Roma. É emitido o Decreto de validade jurídica do Processo feito na Diocese de Treviso. • 23 de março de 1992 - Foram compiladas a Positio super virtutibus e a relativa Informatio, do Postulador, Pe. Tomasi, com a orientação do Relator, Mons. José Luis Gutiérrez. • 14 de julho de 2009 - Congresso Especial dos Consultores teólogos, junto a Congregação para as Causas dos Santos. Examinados os documentos e a Positio, é dado parecer afirmativo sobre as teologais, cardeais e anexas praticados em grau heróico do Servo de Deus. • 13 de abril de 2010 - Também os Cardeais e Bispos responsáveis, reuniram-se junto a Congregação, para dar parecer afirmativo sobre o reconhecimento da vida santa e das virtudes praticadas pelo Servo de Deus Basilio Martinelli. • 01 de julho de 2010 - O Santo Padre Bento XVI autoriza a assinatura do Decreto sobre as virtudes praticadas em grau heróico pelo Venerável Servo de Deus Basilio Martinelli.
Oração para obter graças através da interceção do Venerável Padre Basilio MartinelliO Deus onipotente, nos te pedimos de glorificar o teu servo Padre Basilio, que foi em sua vida terrena mestre da ciência e de virtudes para os jovens, e quis sofrer em silêncio, como vítima de amor pelas almas necessitadas de sua misericórdia.
18 de maio de 1985: Canova Templo em Possagno, Mons. Mistrorigo assina o Decreto da abertura do Processo. |
www.cavanis.org.br