O Servo de Deus Padre Basilio Martinelli (1872-1962)
Padre e educador do Instituto Cavanis declarado Venerável pelo Papa Bento XVI
Publicado em 17/12/2015

Oração.

A vida de Padre Basilio

Padre Basilio Martinelli nasceu em Calceranica (TN) 27 de dezembro de 1872 e morreu em Possagno (TV) 16 de março de 1962. Os exemplos piedosos de sua mãe, que todos os dias reunia a família para oração, deixou-lhe uma profunda impressão.

Aos 16 anos ele entrou para a Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis, em Veneza, onde, superou com sua grande perseverança e força de vontade as primeiras dificuldades nos estudos, em 1892 ele recebeu o hábito religioso. Em 17 de abril de 1897, foi ordenado sacerdote pelo Patriarca Sarto, São Pio X. Formou-se em Pádua em 1902, distinguiu-se especialmente no ensino de latim e grego. Ensinou durante mais de cinquenta anos: sempre metódico, paciente e zeloso.

Ele dedicou-se ao ministério do confessionário, dedicando-se com zelo incansável para os jovens, pais e mães de famílias, para os padres, religiosos e religiosas consagradas.

Padre Basilio ensinou principalmente vivendo sua consagração na pobreza, castidade e obediência como um ato de amor a Cristo e constante imitação das suas virtudes.
 

"Desejo ama-lo intensamente Jesus e imitá-lo nas virtudes que mais resplandeceram em sua vida: a unidade junto ao Eterno Pai, a obediência até a cruz, o incêndio da caridade onde queima esse coração "
Pe. Basilio Martinelli

 

Ele foi impelido pelo desejo de receber em si os espinhos e pregos que o Senhor recebeu em sua carne ao ser  pregado na cruz". Em seu leito de morte os médicos descobriram este misterioso segredo em seu corpo golpeado, uma grande surpresa e comoção que envolveu a todos.

Que o conhecia, o estimava como um santo e o procuravam para pedir suas orações. Depois de sua morte são incontáveis ​​aqueles que atribuem à sua intercessão as graças recebidas.

 

Da causa de beatificação de Padre Basilio Martinelli

16 de março de 1962 - Padre Basilio morre em Possagno (TV) estimado por muitos, por sua santidade de vida.

24 de agosto de 1984 - O Padre Preposito, Guglielmo Incerti, apresenta ao Bispo de Treviso Mons. Mistrorigo o libelos supplex para a abertura do processo canônico ordinário.

18 de maio de 1985 - Canova Templo em Possagno, Mons. Mistrorigo assina o Decreto da abertura do Processo.

08 de outubro de 1985 - O Tribunal eclesiástico inicia o seu trabalho.

16 de março de 1988 - A investigação do caso é concluída em Possagno com uma cerimônia solene presidida pelo Bispo de Treviso e concelebrada pelo Arcebispo de Trento.

28-30 setembro de 1988 - Reconhecido como Servo de Deus é feita a transladação de seu corpo, do cemitério de Possagno para a igreja de São José de Calasanz, no Colégio Canova.

• Toda a documentação investigada é entregue a Congregação para as Causas dos Santos, em Roma. É emitido o Decreto de validade jurídica do Processo feito na Diocese de Treviso.

23 de março de 1992 - Foram compiladas a Positio super virtutibus e a relativa Informatio, do Postulador, Pe. Tomasi, com a orientação do Relator, Mons. José Luis Gutiérrez.

14 de julho de 2009 - Congresso Especial dos Consultores teólogos, junto a Congregação para as Causas dos Santos. Examinados os documentos e a Positio, é dado parecer afirmativo sobre as teologais, cardeais e anexas praticados em grau heróico do Servo de Deus.

13 de abril de 2010 - Também os Cardeais e Bispos responsáveis, reuniram-se junto a Congregação, para dar parecer afirmativo sobre o reconhecimento da vida santa e das virtudes praticadas pelo Servo de Deus Basilio Martinelli.

01 de julho de 2010 - O Santo Padre Bento XVI autoriza a assinatura do Decreto sobre as virtudes praticadas em grau heróico pelo Venerável Servo de Deus Basilio Martinelli.

 

Oração para obter graças através da interceção do Venerável Padre Basilio Martinelli

O Deus onipotente, nos te pedimos de glorificar o teu servo Padre Basilio, que foi em sua vida terrena mestre da ciência e de virtudes para os jovens, e quis sofrer em silêncio, como vítima de amor pelas almas necessitadas de sua misericórdia.
Por sua intercessão, concede também a nós amar o sacrifício silencioso para a salvação das almas, e, em particular, a graça que confiantemente te pedimos (faça seu pedido). Por Cristo nosso Senhor. Amém.

 

 




18 de maio de 1985: Canova Templo em Possagno, Mons. Mistrorigo assina o Decreto da abertura do Processo.


18 de maio de 1985: Canova Templo em Possagno, Mons. Mistrorigo assina o Decreto da abertura do Processo.






www.cavanis.org.br