"A fonte de onde brotou grande riqueza de águas fecundadoras"
Síntese cronológica da vida de Padre Antônio e Padre Marcos Cavanis - Parte 02
Publicado em 12/11/2014

Na foto a imagem dos irmãos criada a partir da "máscara mortuária" dos mesmos.

Leia também: Os Cavanis e seus tempos - Apresentação histórico-ambiental (Parte 01)

A queda da República Vêneta teve conseqüências desastrosas: no prazo de cerca de nove anos se revezaram quatro governos; a cidade se tornou terra de conquista por parte de Napoleão; foi depredada, despojada de suas fontes de vida: seus comércios se contraíram pavorosamente; o trabalho minguou, o dinheiro começou faltar. Quem padeceu às conseqüências mais pesadas, foi o povo e a juventude. 

Neste contexto de miséria e de aviltamento começa e enxertar-se a obra dos Servos de Deus. Começaram no final de 1797, com uma pequena escola em casa para alguns jovens que o pe. Antônio, sacerdote desde 1795, instruía gratuitamente e o pe. Marcos, ainda leigo, alegrava com divertidas atividades recreativas. (Pos., Doc. IV, p. 122; Doc. XVI, pp. 692-693). 

Este "pequeno ato de caridade", como comentou depois o pe. Marcos "foi a tênue fonte de onde brotou grande riqueza de águas fecundadoras". (Doc. XVI, p. 693). 

Em maio de 1802, os Cavanis fundaram a Congregação Mariana, ponto de chegada de uma vocação amadurecida gradualmente na constatação dos males de que padecia a juventude e ao mesmo tempo, campo de ensaio em que se integrou e consolidou a colaboração dos dois irmãos num único ideal de apostolado. (Doc. V, p. 169). 

Mas a Congregação Mariana deve ser também considerada como um ponto de partida, porque foi justamente dela que, por lógica ordem de desenvolvimento, tiveram origem, como a planta da semente, nas contingências do tempo, as escolas de caridade, e depois de uma nova congregação religiosa que continuasse seu espírito (ib.). 

Enfim, deve-se sublinhar que com sua origem e desenvolvimento, ela marca a inserção dos Cavanis na obra de renascimento espiritual que um grupo de zelosos sacerdotes tinha empreendido no meio das populações vênetas. 

Isto significa que eles, embora jovens, e Marcos ainda leigo, tiveram a sensibilidade espiritual de reparar a necessidade verdadeiramente urgente da juventude de Veneza naquele momento histórico, e a coragem de buscar e atualizar urgentemente as que se apresentavam como as soluções mais aptas. (Doc. V, pp. 169-170). 

Conteúdo extraído do livro: Carisma e Espiritualidade dos Veneráveis irmãos Antônio e Marcos Cavanis - Documentação da Causa de Beatificação dos Fundadores.











www.cavanis.org.br