|
|
Assembléia Extraordinária da Província Cavanis do Brasil 3C.2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS” Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis! Chegamos ao terceiro domingo do mês de setembro, Mês da Bíblia. A mensagem central das leituras deste domingo é a MISERICÓRDIA. Na primeira leitura, diante da rebeldia do povo, Deus pensa em abandonar o povo de Israel e escolher um outro povo mais dócil. Moisés, com muita ousadia, intercede pelo povo e lembra-O da ALIANÇA. Em nome deste amor, Deus perdoa e aceita os limites humanos do povo. Na segunda leitura, o apóstolo Paulo, em seu processo de conversão, também experimentou a misericórdia de Deus, o qual não quer condenar ninguém, mas mandou seu Filho como proposta de perdão e reconciliação. Mas é no evangelho, com as três parábolas (a ovelha pedida, a moeda perdida e o “filho pródigo” ou “Pai misericordioso”), na relação “PERCA E ENCONTRO”, que Deus manifesta sua misericórdia. Quem experimenta a gratuidade do amor misericordioso de Deus quer partilhar sua alegria com os outros. Deixamo-nos tocar e envolver por esta alegria.
Foi dado um importante passo dentro daquilo que nos propomos no início do ano, mas ainda precisamos contar com a colaboração e o empenho de todos os religiosos para conseguir concluir os trabalhos até o final do ano. Mesmo os que não se puderam se fazer presente por motivos justificados, procurem se informar a fim de dar sua valiosa contribuição no seguimento dos trabalhos. O ecônomo provincial e sua equipe repassarão novamente as devidas orientações e os prazos a serem cumpridos. Agradecemos a Deus pelos momentos de graças que estamos vivendo como Província e Congregação. Celebramos neste período jubilar o VIII Capítulo Provincial e o XXXV Capítulo Geral, os quais nos motivaram viver a Vida Consagrada e o Carisma Cavanis dentro de uma “Igreja em saída” e “num mundo em mudança”. Precisamos discernir os sinais dos tempos e procurar ser “Vinho novo em odres novos”. Acima de tudo precisamos mudar nossa mentalidade, a maneira velha de ver e analisar as coisas, deixando de lado pensamentos, preconceitos e estruturas que nos escravizam e nos impedem de aproximar-se do outro. Precisamos ser “bons administradores” dos bens espirituais e temporais, lembrando que nosso maior patrimônio são as pessoas: os confrades, os jovens, as crianças, as famílias, os empobrecidos. COMUNICADOS:
Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Mateus, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. Fraternalmente, |
www.cavanis.org.br