Setembro: conhecido na Igreja do Brasil como “Mês da Bíblia”
É um momento oportuno de aproximar-nos da Palavra de Deus, não como “meros ouvintes”, mas como “praticantes da Palavra” como nos diz São Tiago.
Publicado em 01/09/2019

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2019 com o estudo da Primeira Carta de João. (http://www.cnbbne1.org.br/igreja-no-brasil-celebra-o-mes-da-biblia-2019-com-o-estudo-da-primeira-carta-de-joao/)

BOA SEMANA, CAVANIS!

Nº 35 – 2019

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”

SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA / Dias 01 a 07 – Semana da Pátria / Dia 03 – São Gregório Magno

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com a graça de Deus iniciamos o mês de setembro, conhecido na Igreja do Brasil como “Mês da Bíblia”. É um momento oportuno de aproximar-nos da Palavra de Deus, não como “meros ouvintes”, mas como “praticantes da Palavra” como nos diz São Tiago. A Igreja terá varias iniciativas para celebrar este mês. Porém, cada comunidade religiosa ou cada um nós, em particular, pode encontrar formas para melhor celebrar e valorizar a Palavra de Deus na própria vida: leitura diária de um texto bíblico, leitura orante ou a Lectio divina, círculos bíblicos, etc.

Nesta semana o Brasil celebra a “Semana da Pátria” e uma das incumbências nossa e da Igreja é rezar por aqueles que nos governam e rezar por nossa pátria. É bom ser patriota, mas não bairrista e nem segregacionista. Hoje acompanhamos os movimentos de segregação, nacionalismos exacerbados, construções de murros, ódio ao diferente que se espalha no mundo, especialmente nos países desenvolvidos. Também tratamos deste tema em nosso 35º Capítulo Geral. Vivemos ainda momentos de profunda instabilidade em nosso país. Acompanhamos as inúmeras queimadas, causada também por uma longa estiagem, mas também por questões econômicas e políticas envolvidas. A preservação da Amazônia, tendo também em vista o “Sínodo da Amazônia”, está causando muitas discussões no campo político, social e eclesial.   

Pedimos à Mãe Aparecida que volva seu manto sagrado sobre todo o povo brasileiro, especialmente as famílias e os filhos mais esquecidos e abandonados pelo sistema que deixa milhões às margens do desemprego, da fome e da miséria. Cresce cada vez mais o muro entre pobres e ricos. Nosso país é campeão no quesito desigualdade social. Por outro lado, sabemos que o Brasil é muito abençoado e muito rico por toda sua riqueza natural, sua cultura, seu acolhimento aos mais diversos povos. Diz-se que o Brasil é “uma mãe” que acolhe a todos. Infelizmente muitos aproveitam disso e acabam desonrando esta mãe e prejudicando seus irmãos.

Aproveito para desejar a todos um abençoado mês de setembro e dizer que precisamos ter consciência de que somos uma família e necessitamos uns dos outros. Todos precisam ter consciência das próprias falhas e limitações, como também ter consciência da comum vocação a qual fomos chamados. Se aqui estamos é porque fomos chamados por Deus e demos nossa resposta dentro da nossa Congregação que tem o Carisma da educação, do amor gratuito às crianças, adolescentes e jovens. Confiamos este mês a Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos nossos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

  COMUNICADOS:

  • Neste final de semana está acontecendo o CONVOCAÇÃO na Diocese de Ponta Grossa e contamos também com a presença dos nossos jovens e promotores vocacionais de Ponta Grossa e Castro. Lembro também que no dia 15 de setembro haverá o II Despertar Vocacional em Castro, também contando com a participação dos nossos adolescentes e jovens de Ponta Grossa e Castro.
  • Nos dias 12 e 13 de setembro acontecerá a Assembleia Geral da Província no Cenáculo Cavanis de Castro para aprovação dos Estatutos. Todos os religiosos perpétuos são convidados e convocados a participar. A previsão de termino será no almoço do dia 13 de setembro, a fim de possibilitar o retorno para suas comunidades.
  • Nosso Superior Geral, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa chegou à nossa Província no dia 26 de agosto. Estará visitando algumas comunidades religiosas, a saber: dias 02 a 04 de setembro em Uberlândia, MG; dias 05 a 07 em Maringá, PR, e dias 08 a 12 em Ponta Grossa e Castro, PR. Provavelmente estará conosco no dia 12 em Castro, durante nossa assembleia.
  • Comunico que o religioso Júlio da Região Andina chegou à Província e fará sua etapa de tirocínio na comunidade religiosa de Ortigueira, PR. Também comunico que o religioso Aime Junior Lukumu da República Democrática do Congo retornará à nossa Província no dia 24 de setembro após fazer a etapa do tirocínio em Roma. Acolhemos estes nossos religiosos com muita alegria.
  • Nesta segunda feira a Câmara Municipal de Realeza fará uma homenagem pelos 50 anos de presença Cavanis no Brasil e pelo trabalho prestado em Realeza. Agradecemos esta homenagem e reconhecimento, na qual nossos confrades de Realeza e da Família Religiosa representarão à Província e a Congregação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br