|
|
Nesta semana está previsto o termino do nosso 35º Capitulo Geral Missa que marcou a abertura do 35º Capitulo Geral. (16 Julho dia de Nossa Senhora do Carmo)
2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS” Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis! Nesta semana está previsto o termino do nosso 35º Capitulo Geral. A data indicada é o dia 02 de agosto, DIA CAVANIS, mas pode sofrer alteração, caso necessário. Estão sendo dias riquíssimos de reflexões e partilhas sobre o tema do capitulo: “A vida consagrada Cavanis. A serviço dos jovens, numa Igreja em saída, num mundo em mudança”. Temos como Carisma a educação paterna da juventude e são muitos os desafios que se apresentam neste campo juvenil, especialmente num mundo em contínuas e profundas mudanças, tendo como grande fator de interferências as “novas tecnologias”, com tudo aquilo que de positivo ou negativo possa representar. Papa Francisco muito tem escrito e falado sobre esta categoria eclesial, “Igreja em saída”. Nesta perspectiva, os religiosos Cavanis sentem a necessidade de promover uma Congregação em saída, especialmente rumo às periferias existenciais, ao encontro de tantas pessoas que sofrem diversas formas de exclusão, violência, abandono, discriminação, perseguição; entre eles, as crianças, os jovens, os migrantes, os toxicodependentes, os desempregados, etc. Como batizados, discípulos missionários de Jesus, não podemos ficar indiferente diante destas situações que se nos apresentam diariamente. Para isso, primeiramente precisamos sair de nós mesmos, acolhê-los com misericórdia e sem julgamentos. Precisamos “sentir o cheiro das ovelhas”. Em nosso caso, a prioridade são as crianças, os jovens e empobrecidos. No entanto, o tema do Capitulo inicia com este primeiro âmbito: “A vida consagrada Cavanis”. Aqui podemos citar 1Cor 13, a “Caridade é dom supremo”. Posso fazer tudo, mas se não tiver amor, de nada adianta. Amor a Deus, à Igreja, à Congregação, à consagração religiosa, aos confrades, aos jovens e as crianças. A vivência fiel da nossa vida consagrada Cavanis refere-se, antes de tudo, sobre a qualidade e a intensidade dos nossos relacionamentos. Não posso renunciar minha capacidade e minha natureza relacional. Toda vez que renuncio esta capacidade, cortando relações, estou dificultando o canal da graça em mim e no outro. Nosso Deus é relação e comunhão. A vida dos nossos Fundadores, “duas cabeças, mas um só coração” é um princípio cristão fundamental de como podemos viver juntos, trabalhar juntos, respeitando as diferenças. Aqui também nos referimos ao relacionamento com os nossos leigos (as). Aproveito para desejar um bom final de julho e um abençoado inicio de agosto, mês vocacional, por excelência no Brasil, no qual celebra-se e valoriza-se todas as vocações. É oportunidade que temos para agradecer as vocações consagradas que Deus nos tem concedido nestes 50 anos de Brasil, como na Congregação. Rezamos pela perseverança e um profundo despertar vocacional. Neste mês temos varias iniciativas: encontros vocacionais, “Convocação”, “Despertar Vocacional”, retiros, celebrações, festas, etc. Vamos valorizar todas estas iniciativas. COMUNICADOS:
ANIVERSARIANTE DE VIDA: Dia 31, quarta-feira, Religioso Leonardo de Paula, estudante de Filosofia que reside no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR. A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, paz, bom estudo e perseverança vocacional, à luz do Ano Jubilar e do 35º Capítulo Geral. Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Santa Marta, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. Fraternalmente, |
www.cavanis.org.br