Como tudo começou...
Nosso Carisma teve inicio 1802 quando dois irmãos, Antônio e Marcos Cavanis, diante a um contexto de miséria decidiram acolher com amor paterno crianças e os jovens preparando-os para serem protagonistas de suas histórias e de um mundo melhor.
Publicado em 28/10/2016

Cidade de Veneza, Itália - Em destaque a igreja de Santa Inês. Junto a sua entrada, a "pequenina" Capela do Crucifixo onde foi iniciada a "obra" Cavanis em 1802 e onde, desde 1923, se pode visitar a tumba onde foram sepultados os Veneráveis Fundadores. Anexo a igreja (ao fundo da imagem) se pode ver parte do edifício que a partir de 1806 passou a escola que ainda hoje se encontra ativa.

A Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis, mais conhecida como "Congregação Cavanis", nasceu a partir da intuição e do coração de dois irmãos venezianos, Marcos e Antônio Cavanis, no inicio de 1800.

Naquela época havia iniciado o declínio da República de Veneza, algo que não era só político, mas que implicava também aspectos evidentes de empobrecimento material e moral. Os dois jovens, nascidos e criados em uma família profundamente religiosa, tiveram a possibilidade de conseguir uma ótima formação cristã e cultural, graças também aos padres dominicanos com quem tiveram acesso a educação que os colocaram em contato com o mundo encantador de cultura clássica e humanista.

A partir sensibilidade religiosa e confiança no valor educativo e formativo de uma cultura saudável, nasceu nos dois irmãos a intuição de que a chave para travar o declínio de uma civilização é a disseminação do conhecimento e da cultura em todas as esferas da vida, algo impensável naqueles tempos.

O desejo de contribuir concretamente para o renascimento moral do seu Veneza vai levou-os a abandonar uma promissora carreira como secretários da República para abraçar a vida sacerdotal e dedicar as suas energias da mente e do coração para a educação e formação da mente e do coração dos jovens.

Em 02 de maio de 1802 deram inicio a "Obra". Protagonizaram o surgimento da primeira escola gratuita para o povo e desde então suas vidas seriam caracterizadas por uma caminhada corajosa e incansável na criação e implantação de um pedagogia de formação cristã e cultural dedicadas aos jovens. Durante toda vida deles, vale destacar, que os desafios maiores vieram da constante oposição burocratica do governo e da elite que tentava barrar e dificultar o projeto iniciado pelos irmãos Cavanis.

O amor pelos jovens e uma confiança inabalável na Divina Providência, testemunhada também através de numerosos escritos por eles deixados, justificam bem os dizeres pelos quais nossos Fundadores são conhecidos: "Iuventutis vere parentes" (Verdadeiros pais da juventude), dizeres estes que se encontram gravados na lápide da tumba dos Veneráveis irmãos.

O espírito que anima nossos religiosos e leigos hoje é aquele que recebemos de herança de nossos Veneráveis Fundadores, Padre Marcos e Padre Antônio Cavanis, e por isso, diante das carências e dificuldades na educação, e em meio a tantos perigos que a juventude encontra durante seu crescimento, assumimos como tarefa acolher com amor paterno as crianças e os jovens, educando, protegendo com solicitude e vigilância, formando-os todos os dias na inteligência e na piedade, sem poupar gastos e esforços, de modo que possam atingir a estatura da plenitude de Cristo e contribuir para o crescimento e o bem da sociedade.











www.cavanis.org.br