35º Capítulo Geral Ordinário - CGO - 2019
(25 de julho de 2019) - Festa de São Tiago Apóstolo
Publicado em 13/07/2019

No final da tarde de ontem, foram eleitos em assembleia plenária (com a maioria absoluta; cf. art. 53 do regulamento da CGO) os três auditores ("probi viri"), que examinaram as relações econômicas e administrativas de acordo com as Constituições.

Hoje a missa, a oração das vésperas, foram em idioma inglês, a língua oficial, acima de tudo, para nós Cavanis, na República das Filipinas, onde existem muitas línguas locais. Quem presidiu foi o Superior Geral emérito Pe. Alvise Bellinato, formador há muitos anos naquela parte territorial.

No final da tarde de ontem, foram eleitos em assembleia plenária (com a maioria absoluta; cf. art. 53 do regulamento da CGO) os três auditores ("probi viri"), que examinaram as relações econômicas e administrativas de acordo com as Constituições. Foram eleitos os seguintes membros do Capítulo: 1) Pe. Manoel R. Pereira Rosa, 2) Pe. Paulo Oldair Welter, 3) Pe. Ciro Sicignano.

Pe. Irani Luiz Tonet, na qualidade de economo geral da Congregação, nomeado para este serviço pelo superior geral Pe. Pietro Fietta em 2013, apresenta e faz a leitura de seu relatório sobre o estado econômico-financeiro e patrimonial da Congregação durante o período dos últimos seis anos (2013-2019), começando com um amplo quadro na situação internacional e uma visão teológica e bíblica do significado e propósito dos bens materiais na comunidade dos discípulos de Cristo, fundamentando o discurso em 1P 4, 10 e Lucas 12.42; e novamente em Lucas 4:18 (cf. Is 61.1); e Lucas 14,33; 18,22; bem como na prática e doutrina dos veneráveis Fundadores. Atualiza a mensagem, referindo-se amplamente às atividades e pensamento do Papa Francisco sobre esta questão.

Após essa introdução, Pe. Irani apresenta em detalhes o inventário dos bens em nível geral e em seguida em nível de cada uma das partes territoriais na ordem cronológica de sua fundação, com os dados  relevantes.

Foi acolhido com palmas a comunicação sobre a parte territorial mais recente, no Timor Leste que, evangelicamente, possui apenas uma motocicleta usada por Pe. José Valdir Siqueira e Pe. Robert Jann Vallera para visitar as comunidades nas montanhas a oeste e sul da igreja Matriz de Lessibutak, subúrbio de Dili, a capital.

Ao final, os capitulares manifestaram os agradecimentos ao tesoureiro geral e seguiu-se um período de perguntas e esclarecimentos.

Até o momento a comissão de comunicação que emite estes comunicados é composta em ordem alfabética pelos seguintes capitulares: os Padres Antônio Elcio Aleixo, João da Costa Holanda, Larry Jay Lantano, Giuseppe Leonardi, Maurício Kviatkovski de Lima e Ciro Sicignano. A partir de hoje passa a fazer parte Pe. Clément Boke Mpamfila, que traduzira para a língua francesa.

Agradecemos ao Sr. Fernando Riqueto de Maringá (Paraná, Brasil) que colabora com a cobertura do evento (fotos e vídeo). E, claro, Pe. Edmilson Mendes, responsável entre outras coisas pelo 3C - Centro de Comunicação Cavanis.











Giornata di lavoro dei padri capitolari (25 Luglio)

www.cavanis.org.br