1º comunicado de imprensa do 35 ° Capítulo Geral ordinário-CGO – 2019
16 - 20 de julho de 2019
Publicado em 20/07/2019

Capitulares durante os trabalhos...

"Todos estavam  assíduos em oração, juntamente com algumas mulheres e com Maria, a mãe de Jesus" (At 1, 14). Neste espírito nós nos encontramos no dia 15 de julho, na parte da noite os padres capitulares do 35 º CGO, os cinco leigos e os dois estudantes religiosos convidados para o CGO, na casa de férias Rogate, em Morlupo (ao norte de Roma, na rua Flaminia, 65) , que no caso não era para ferias mas para o trabalho capitular. A casa é muito boa não só de muito conforto, mas também de equipamentos técnicos para traduções simultâneas e tudo o que é necessário para reuniões, votação, informação, informática e assim por diante. As "algumas mulheres" mencionadas acima não foram, além de um delegada do Brasil, as duas senhoras (Orietta e Barbara) que traduziu simultaneamente nas várias línguas necessárias. Um tom verdadeiramente de Pentecostes.

De fato, este CGO é verdadeiramente internacional: os capítulares pertencem a todas as 10 partes territoriais da Congregação e a sete países (pelo nascimento) de quatro continentes. Todos os dias a liturgia eucarística e das horas é celebrada numa língua diferente, incluindo línguas não europeias, pelo menos em canticos sagrados.

No dia 16, solenidade de Nossa Senhora do Carmo, o capítulo começou com a celebração festiva da missa do Espírito Santo (com as orações também da BVM), e logo depois com o anúncio solene de abertura pronunciada pelo preposito General P. Piero Fietta.

Os primeiros dois dias (16 e 17) dedicaram-se à meditação da palavra de Deus e à oração, num admirável retiro pregado pelo p. Pierluigi Nava, Montfortiano, subsecretário da Congregação para os religiosos e consagrados (CIVCSVA) no lugar do Cardeal João Braz de Aviz, que por causa da morete de sua irmã, não se pode fazer presente. Os textos básicos da meditação eram Atos 13 e Romanos 16.

A manhã de 18 de julho começou com o exame unânime e aprovação do Regulamento CGO, com as menores emendas e a eleição dos oficiais capitulares. na ordem dos dois moderadores, assim ficando o PP. Manoel R. Pereira Rosa e Alvise Bellinato; Secretário do CGO p. Giuseppe Moni (que também é secretário-geral); PP. Robert Jann Fallera e o p. Giuseppe Leonardi, que, como o mais jovem e mais velho dos capitulo, já haviam agido como escrutinadores provisórios nesta fase das eleições preliminares. Estes momento foi um tempo muito curto e em uma excelente atmosfera de fraternidade.

A tarde do dia 18 e os dias inteiros dos dias 19 e 20 foram os "dias de escuta": mais tarde e em ordem, como programado, ouvimos o longo e belo relatório do preposito, e as comunicações dos coordenadores dos oficios gerais: p. Irani L. Tonet (UFF. Vocacional e formação), p. Giuseppe Viani (UFF. Carisma e apostolado) e o p. Edmilson Mendes (Procurador das missões e Postulador geral; não capitular); e também do superior provincial do Brasil, padre Edemar de Souza, do superior regional da região Andina P. José Sidney do Prado Alves; e gradualmente as comunicações do primeiro delegado da Itália (Giuseppe Leonardi), Filipinas (Armando Bacalso), Congo (Manoel R.P. rosa), Roménia (A. Elcio Aleixo), Moçambique (Clément Boke M.), Timor-Leste (Robert J. Fallera). Uma mensagem foi lida pelo superior geral do Instituto pio do S. Nome de Deus, Madre Lourdes Colombo; e novamente as comunicações dos leigos convidados pela Itália (Prof. Claudio Callegaro), do Brasil (AMM. Paulo Cesar G. Tavares), a jovem mulher da pastoral juvenil brasileira (senhorita. Thamara M. dos Santos), da Bolívia (Prof. Ronald S. O. Valle), da Romênia (Stud. Albert Patriciu) e os dois jovens religiosos Mose (DRCongo) e vu Van Kiem (Vietnã).

Amanhã, domingo, um dia de descanso, como o senhor diz, e vamos visitar juntos  a cidade de Assis, berço da espiritualidade Franciscana. Grande clima, muito trabalho, belo ambiente, excelente preparação, momento de fraternidade, esperança e paz.

A documentação fotográfica e cinematográfica do evento é garantida pelo amigo ao longo da vida, Fernando Riqueto, brasileiro, um dos gestores do centro de comunicação Cavanis (3C).











Religiosos e leigos durante o XXXV Capítulo Geral Geral

www.cavanis.org.br