Rezemos como comunidade Cavanis pedindo a "luz" do Espírito Santo
Todos: religiosos e leigos, são convocados a rezar e pedir as luzes do Espírito Santo por cada capitular que foi escolhido em cada parte territorial.
Publicado em 14/07/2019

3C

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 14 – São Camilo de Lellis / Dia 15 – São Boaventura / Dia 16 – Nossa Senhora do Carmo e Abertura Oficial do 35º Capítulo Geral em Morlupo, Itália.

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Depois de muito rezar e vigiar chegamos à semana do nosso 35º Capítulo Geral. Muitos já se encontram em Roma, outros estão a caminho. No entanto, todos são convocados por Deus e pala Congregação a participar por inteiro deste momento. Nem todos são delegados do Capítulo, mas todos, religiosos e leigos, são convocados a rezar e pedir as luzes do Espírito Santo por cada capitular que foi escolhido em cada parte territorial. Uma terça parte dos delegados são ex-ofício, participam por direito, mas a grande maioria foi escolhida por nossos confrades e não apenas representam a sua parte territorial, mas toda a Congregação. Este Capítulo deve representar a unidade na diversidade, embora nem todos os religiosos autóctones irão participar.

Recordo o tema do nosso Capítulo: “A Vida Consagrada Cavanis. A serviço dos jovens, numa Igreja em saída e num mundo em mudança”. O 35º Capitulo Geral irá tratar primeiramente da nossa Consagração, da nossa vida de consagrado, do nosso chamado e da nossa resposta radical a Cristo pobre, casto e obediente. Precisamos avaliar como estamos vivendo nossa consagração, pois dela depende à força do Carisma e o despertar das vocações. Em seguida, iremos tratar da nossa missão e nossa vocação última: “Educar a mente e o coração dos jovens”, assim como fizeram nossos Fundadores em seu tempo. Ao nosso tempo, tomamos consciência das profundas e rápidas mudanças eclesiais e sociais, sobre as quais, ouvindo o apelo do papa Francisco, precisamos ser uma “Congregação em saída”, ao encontro das “periferias existenciais”, onde encontramos muitos jovens e crianças nos esperando.

Neste clima, por tradição, nossos Capítulos iniciam no dia ou na semana da comemoração de Nossa Senhora do Carmo, uma co-padroeira da nossa Congregação. Foi no dia 16 de julho de 1838 que a nossa Congregação foi definitivamente aprovada e promulgada a toda a Igreja. Maria sempre esteve e sempre estará conosco. São inúmeros os benefícios e graças recebidos do seu Filho por sua maternal intercessão. Mais uma vez recorremos à Mãe e nela confiamos toda nossa Congregação neste particular momento da graça de Deus. Sendo obediente ao Filho também queremos ser obediente a Mãe que nos diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, como nas bodas Cana. Que seja esta a mais profunda intenção e motivação ao participar deste Capítulo: “Fazer em tudo a vontade de Deus”, como rezamos diariamente, “Seja feita, louvada e ternamente exaltada à justíssima, à altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas”. Assim seja.

COMUNICADOS:

* Nesta terça-feira, dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, inicia em Morlupo, Itália, nosso XXXV Capítulo Geral.  Rezamos incansavelmente por este momento de graça na vida da nossa Congregação e de toda a Igreja. Envio em anexo o “Instrumento Laboris”, em italiano e português, a fim de que todos possam estar cientes das colaborações feitas e dos temas abordados e preparados pela equipe preparatória.

* Convoco toda a Província a celebrar festivamente este dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo e abertura oficial do nosso 35º Capitulo Geral. Cada comunidade procure a melhor maneira para celebra este dia: santa missa, adoração, terço vocacional, etc. Onde puder fazer um tríduo, fica a critério e criatividade de cada confrade. Porém, não vamos deixar passar em branco este dia.

* Aproveito para parabenizar nosso Noviciado de Ponta Grossa e nosso Seminário de Novo Progresso, PA, que trazem Nossa Senhora do Carmo como Padroeira. Lembramos neste dia também nossos confrades falecidos, Ir. Aldo Menghi e Pe. Cleimar Pedro Fassini. Que do Céu intercedam por nós.

* Tendo em vista a participação no Capitulo Geral do Provincial, vigário e mais dois conselheiros, nestes dias em que estremos fora, ficará o conselheiro Pe. Josoé Francisco Zanon como responsável pela Província, especialmente em situação de emergência.  Que Nossa Senhora do Carmo interceda por todos.

* Neste sábado à noite, dia 13 de julho, a Câmera Municipal de Belo Horizonte fará uma homenagem aos religiosos Cavanis pelo trabalho prestado neste município, tendo também em vista as comemorações jubilares. Agradecemos imensamente esta iniciativa e homenagem, a qual será recebida por nossos religiosos de Belo Horizonte.

* Neste domingo, dia 14 de julho, lembramo-nos de São Camilo de Lellis, Padroeiro dos enfermos e profissionais da saúde. Pedimos sua intercessão por toda família Camiliana e por todos idosos e enfermos, especialmente nossos confrades e familiares.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

Dia 14, domingo, Pe. Franco Allen Somensi, Conselheiro Provincial e Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Castro, PR.

Dia 17, quarta-feira, Ir. Wenceslau Kluczkowski, Religioso Cavanis que trabalha na Casa do Menor “Irmãos Cavanis” de Ponta Grossa, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e bom trabalho em favor do Carisma e da missão Cavanis, à luz do ano jubilar.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

Dia 16/07/2016, Pe. Ricardo Buratto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.

Dia 17/07/2011, Pe. José Carlos da Silva Leite, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Uberlândia, MG.

A eles nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e um frutuoso ministério presbiteral à luz do Ano Jubilar e do 35º Capítulo Geral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Nossa Senhora do Carmo, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br