Vésperas da celebração jubilar
Estamos na expectativa de nos encontramos como Província e Congregação neste momento tão aguardado por todos nós, no Santuário da Mãe Aparecida.
Publicado em 23/06/2019

Frase escritas pelos Fundadores.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 24 – Natividade de São João Batista
Dia 28 – Sagrado Coração de Jesus
Dia 29 – Sagrado Coração de Maria
Dias 29 e 30 – CELEBRAÇÃO JUBILAR NACIONAL NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos à última semana de junho, às vésperas da celebração jubilar. Estamos na expectativa de nos encontramos como Província e Congregação neste momento tão aguardado por todos nós, no Santuário da Mãe Aparecida. Não é e não deve ser apenas um passeio, mas uma peregrinação, uma verdadeira romaria. Todos os que estarão se deslocando do Norte ao Sul do Brasil, representantes de outras partes territoriais, especialmente da Região Andina, partem com o mesmo sentimento de gratidão a Deus pelos estes 50 anos de presença Cavanis no Brasil e pelo profundo amor que têm aos Cavanis. Serão inúmeros ônibus, lotações e veículos particulares de romeiros que agradecidos a Deus se colocarão de forma humilde à proteção de Maria e na intercessão dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Acredito que não conseguimos fazer tudo o que planejamos ou queríamos fazer ao longo destes três anos em preparação ao jubileu. Afinal, somos poucos e limitados. Porém, acredito que fizemos o que foi possível fazer. Cito alguns momentos: celebramos o tríduo preparatório entre os anos de 2016 a 2018, com temas de estudos específicos; tivemos a presença do Tríptico em todas as nossas comunidades; houve vários momentos celebrativos como jubileu de várias paróquias, profissões e ordenações; celebramos nosso VIII Capítulo Provincial neste clima; fizemos uma linda abertura do Ano de Ação de graças com a passagem do Relicário, o qual estará visitando as nossas comunidades até o dia 28 de dezembro de 2019, encerrando em Castro; fizemos a inauguração do Seminário Nossa Senhora do Carmo em Novo Progresso, PA; tivemos varias celebrações jubilares de ordenações e profissões de confrades; tivemos a visita e colaboração de vários confrades da Itália e demais partes territoriais; tivemos a visita do Superior Geral e seu conselho; foram realizadas algumas publicações; teremos a celebração Nacional em Aparecida; celebraremos de forma ampliada o nosso 35º Capítulo Geral e, assim..., segue a lista.

Nada disso é mérito nosso, mas tudo isso é graça de Deus. E como diziam nossos Fundadores: toda vez que recebemos uma graça precisamos primeiramente pedir perdão a Deus, pois não somos merecedores. Em nossa oração em preparação ao cinquentenário foi muito bem destacada esta consciência e rezamos constantemente: Cavanis, tu me amas? Ali também pedimos perdão a Deus por nossas fraquezas, limitações e infidelidades. Porém, nos propomos em nosso VIII Capítulo Provincial a “sermos Cavanis à luz do cinquentenário”, com o compromisso de “sermos todos irmãos” (Mt 23,8).  Que esta celebração jubilar nacional nos ajude a reconhecer e a pedir perdão por nossas fraquezas e infidelidades ao longo destes 50 anos, de forma pessoal e comunitária, como também reassumir nosso compromisso de sermos verdadeiros Cavanis, doando-nos inteiramente pela causa das crianças, dos adolescentes e dos jovens, especialmente os mais excluídos da sociedade.

  COMUNICADOS:

* Próximos sábado e domingo, dias 29 e 30 de junho, Celebração Jubilar no Santuário da Mãe Aparecida. Para a celebração no domingo pela manhã estaremos com a estola vermelha do próprio santuário. No sábado à noite, às 20h, concelebraremos com as nossas estolas e casulas comemorativas. Desejo uma boa viagem a todos. Nossa intenção é fazer uma via-sacra às 16h do sábado e um momento mariano. Iremos nos comunicando em Aparecida pelo grupo do watzap dos religiosos da Província.

* A partir de quinta-feira, dia 27 de junho, iremos receber em nossa Província para a celebração jubilar alguns confrades e leigos da Região Andina: Equador, Colômbia e Bolívia, sendo acompanhados pelo Pe. Maurício K. de Lima, Diácono Jeiner Pretel e Pe. Gabriel. Após a celebração jubilar eles irão às cidades de Castro, Ponta Grossa e Ortigueira para uma rápida visita em nossas obras. Sejam muito bem vindos!

* Dias 28 à tarde e 29 pela manhã, haverá a reunião do Conselho Provincial em Aparecida. Colocamos em nossas orações.

* Dias 12 e 13 de julho acontecerá a ultima reunião do Conselho Geral em Roma, também em preparação ao XXXV Capítulo Geral que será celebrado entre os dias 16 de julho a 02 de agosto. Rezamos incansavelmente por estes momentos de graças na vida da nossa Congregação.

* Na próxima sexta-feira a Igreja celebra o dia do Sagrado Coração de Jesus e no sábado o Doce Coração de Maria. Lembramo-nos da nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oeste e Bela Vista da Caroba e de todo o Apostolado da Oração.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

Dia 23, Domingo, Pe. Delvair Batista Lemonie, Pároco e Reitor da Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia, Maringá, PR.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e bom trabalho em favor do Carisma e da missão Cavanis.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

Dia 28/06/1986, Pe. Antônio Paulo Vieira Sagrilo, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oeste e Bela Vista da Caroba, PR.

Dia 28/06/1986, Pe. Irani Luiz Tonet, Vigário e Ecônomo geral, residente na Cúria geral em Roma, Itália.

A eles nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e um frutuoso ministério presbiteral à luz do Ano Jubilar.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São João Batista, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br