Recebei o Espírito Santo!
A solenidade de Pentecostes, à luz do Ressuscitado, é a força criadora da Igreja e nela todos nós somos renovados e enviados em missão.
Publicado em 09/06/2019

Arquivo.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”

SOLENIDADE DE PENTECOSTES / Dia 10 – Virgem Maria, Mãe da Igreja / Dia 11 – São Barnabé / Dia 13 – Santo Antônio de Pádua

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Após uma semana intensa de oração pela unidade dos cristãos e em vigília ao Pentecostes, alegremo-nos com a Igreja neste domingo ao celebrarmos solenemente o “Domingo de Pentecostes”, os cinquenta dias após a ressurreição de Cristo, na qual o Espírito Santo é derramado no coração dos apóstolos, no Cenáculo, com a presença da Virgem Maria. Com a solenidade de Pentecostes conclui-se o tempo pascal e reabre o tempo comum, que continua seu ciclo de solenidades e festas.

A solenidade de Pentecostes, à luz do Ressuscitado, é a força criadora da Igreja e nela todos nós somos renovados e enviados em missão: “Recebei o Espírito Santo”. Jesus sopra o Espírito Santo sobre os apóstolos e os envia em missão, e este mandato é levado muito a sério por toda Igreja que é permanentemente discípula missionária de Jesus. É o Espírito que renova todas as coisas. Precisamos deixar que o mesmo espírito aja em nós e transforme nossos corações, nossos relacionamentos e nossa missão. A Igreja, assim como todas as instituições e a sociedade em geral, precisam mais do que nunca deixar-se guiar pelo Espírito Santo com seus dons, discernindo o que vem de Deus e o que vem dos homens, o que é da carne e o que é do espírito.

Confiemos ao Espírito Santo a nossa Província e nossa Congregação que vivem momentos de graças e de expectativas nestes próximos dias, seja pela celebração jubilar, seja pelo 35º Capítulo Geral. Que todos nós, religiosos e leigos, confiemos mais em Deus do que em nós mesmos, pois precisamos estar em comunhão com Deus e com os irmãos a fim de que aja um verdadeiro pentecostes na Província e na Congregação. Desejamos comunicar a linguagem do amor onde não aja diferença entre judeu e grego, entre cretenses e árabes, assim como nos afirma a primeira leitura. Quando a comunicação vem do Espírito Santo todos entendem, não importa a raça, a cultura ou a nação. Nossa Província se encontra em cinco estados e nossa Congregação em dez países. Precisamos respeitar-nos, amar-nos e servir-nos.

Invocamos o Espírito Santo, Dom de Deus, sobre nossos seminários, formadores e formandos, sobre nossas paróquias, nossas obras educacionais e sociais e todas nossas atividades Cavanis. Como vimos na segunda leitura, o Espírito Santo é um só, mas tem diversos e diferentes dons que é derramado sobre nós. Não temos um único jeito de ser Cavanis, porém, todos precisam sentir-se Cavanis, amar as crianças e os jovens, criar fraternidade. Desejo a todos uma linda e abençoada celebração do Pentecostes em todas as nossas comunidades e que desde já nos preparamos para celebração da Santíssima Trindade no próximo domingo. “Vinde Espírito Santo...”

  COMUNICADOS:

* Neste domingo, dia 09 de junho, Solenidade de Pentecostes, acontece a festa do Divino na Paróquia São Judas Tadeu em Castro, a festa do Sagrado Coração de Jesus em Pérola D`Oeste e a festa de Santo Antônio de Pádua em Castelo de Sonhos, PA. Parabenizamos nossas comunidades e rezamos pela unidade e crescimento espiritual de todas elas.

* Chegamos ao mês de junho e nos preparamos para a Celebração Jubilar no Santuário da Mãe Aparecida. Como havia comunicado anteriormente, nesta semana foi realizada a visita ao Santuário pelo Pe. João Holanda e o Pe. Franco. Dentre as orientações foi mesmo definido que a celebração do domingo pela manhã será com a estola vermelha do próprio santuário. Porém, no sábado à noite, às 20h, dia 29, o Santuário nos permitiu concelebrar às 20h com nossas estolas e casulas. Estamos também organizando uma via-sacra e outros momentos marianos a fim de possamos celebrar uma verdadeira peregrinação e romaria. Vamo-nos motivando, pois está chegando a data e o momento jubilar por excelência.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

Dia 10, segunda-feira, Religioso Ademar Aparecido dos Santos, na etapa do Tirocínio, residente no Seminário Cavanis Nossa Senhora do Carmo em Novo Progresso, PA.

Dia 13, quinta-feira, Religioso Patrick Antônio de Souza, estudante de teologia, residente no Instituto teológico Cavanis em Belo Horizonte, MG.

A eles nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e bom estudo, à luz do Ano Jubilar.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “Santo Antônio de Pádua”, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br