Domingo do Bom Pastor
Dia de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas.
Publicado em 12/05/2019

Arquivo.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
4º Domingo da Pascoa – Domingo do Bom Pastor – DIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS E RELIGIOSAS - Dia das Mães / Dia 13 – Nossa Senhora de Fátima / Dia 14 – São Matias, Apóstolo

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao quarto domingo da Páscoa e com imensa alegria celebramos o “DOMINGO DO BOM PASTOR” e o “Dia de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas”. Não esquecendo também que neste dia lembramo-nos com saudade e gratidão das nossas queridas mães, com o chamado “DIA DAS MÃES”. Tudo isso apresentamos a Deus por intercessão da Virgem Maria, dentro do mês de maio a ela dedicado. A ela confiamos também nossa Província no Ano Jubilar e nossa Congregação que se prepara para celebrar o 35º Capítulo Geral.

Ao falar de Cristo, o Bom Pastor, lembramo-nos das palavras de Jesus: “As minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão” (Jo 10, 27-28). Jesus é o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas. Nosso Papa Francisco diz que o Pastor precisa sentir o “cheiro das ovelhas”, precisa estar próximo, cuidá-las, dar a vida por elas. O pastor não pode ser mercenário, ladrão, assaltante. Precisa conhecer suas ovelhas e deixar-se conhecer por elas. Somente assim elas irão segui-lo. Como religiosos e sacerdotes Cavanis precisamos “sentir o cheiro” das crianças, dos jovens, dos empobrecidos e dar a vida por elas, assim como fez Jesus e fizeram nossos Veneráveis Fundadores.

Neste dia de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas, unimo-nos a toda Igreja e rezamos sem cessar ao dono da Messe que envie operários para sua messe. O convite nos vem primeiramente pelo próprio Cristo, assumido pela Igreja e também por nossa Congregação. Em nossa Constituição 64 diz: Todos os consagrados, lembrando-se da Palavra do Senhor: A messe é grande, mas os operários são poucos (Mt 9, 37), empenhe-se com zelo e confiança na atividade pastoral que visa promover e cultivar as vocações. Sabendo que elas são, antes de tudo, dom de Deus, tomem muito a serio o convite de Cristo: “Rogai ao dono da messe que envie operários para a sua messe (Lc 10,2). Também em nosso Documento final, número 18, assim nos diz: “Que o Provincial e o Ofício Vocações e Formação, não deixem de apostar e incentivar o trabalho de animação vocacional, na tentativa de “Vocacionalizar” nossa Província. Lembro também reassumimos o projeto da Ação Evangelizadora “CADA COMUNIDADE, UMA NOVA VOCAÇÃO”, rezando uma dezena do Rosário antes de todas as celebrações e encontros. Que todas estas indicações e convites nos ajudem, como religiosos e leigos, unindo-nos ao SAV, Pastoral Vocacional, às Zeladoras de Capelinhas, Apostolado de Oração, à Catequese a rezar, chamar, acolher e sustentar as vocações em todos os âmbitos e dimensões da Província.

Com muito carinho, saudade e gratidão, lembro-me de todas as MÃES, vivas e falecidas, na passagem do Dia das Mães. Não podemos imaginar a grandeza do seu amor, cuidado e sofrimento pelos filhos. Somente Deus e a Virgem Maria podem entender o que se passa no coração de uma Mãe com a entrega do Filho na Cruz. Parabenizamos as mães que ainda vivem entre nós, especialmente as mães dos nossos confrades, seminaristas, assistidos e colaboradores, pedindo a elas muita saúde, paz, amor e respeito dos filhos, netos e familiares. Às mães falecidas, muitas entre nós, pedimos a elas o descanso eterno junto a Deus e a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, que celebraremos neste dia 13 de maio em toda a Igreja.

  COMUNICADOS:

* Neste domingo, dia 12 de maio, encerra-se à novena a Nossa Senhora de Fátima em nossa Paróquia em Ponta Grossa e nas comunidades onde a temos como Mãe e Padroeira. Segunda-feira, dia 13 de maio, é seu grande dia. Parabenizamos e rezamos por nossa Paróquia e comunidades da Província e Congregação, pedindo as bênçãos de Deus por intercessão da Virgem de Fátima, a Mãe bela e amável.

* No próximo domingo, dia 19 de maio, acontecerá a inauguração do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e a celebração dos 50 anos de sacerdócio do Pe. José Viani. Desde já parabenizamos o Pe. José Viani que nesta sexta-feira, dia 10 de maio, celebrou seus 50 anos de sacerdócio e colocamos em oração o nosso Seminário e todas as vocações, tendo em vista o Dia de Oração pelas Vocações.

* A Província continua com a Campanha “SOS MOÇAMBIQUE. Continuamos motivando nossas comunidades à solidariedade e a oração. Os resultados já estão aparecendo. Mas não podemos parar. Entramos em contato com o Ecônomo Provincial para as devidas orientações, como depositar e enviar.

 

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 14, terça-feira, Pe. Marcio Campos da Silva, Pároco da Paróquia São José de Vila palmeira, São Paulo e Diretor da Casa Clamor Cavanis, “Irmão Aldo Menghi”.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus e da Mãe de Fátima, neste Ano Jubilar.

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 15/05/1982 – Pe. Mário Valcamônica, Pároco da Paróquia São Sebastião de Ortigueira e Diretor das Obras Sociais e Educacionais.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de um abençoado e frutuoso ministério sacerdotal à luz do mês de Maria e do Ano Jubilar.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial

 

   

 











www.cavanis.org.br