Mês de maio: dedicado especialmente a Maria!
A nossa Congregação foi entregue à Maria desde seu inicio, assim como Jesus o fez na Cruz: “Mulher, és aí o teu filho”, depois, “Filho, eis aí tua mãe”.
Publicado em 05/05/2019

Imagem retratando Maria e nossos veneráveis fundadores, Padre Antônio e Padre Marcos Cavanis com o Menino Jesus ao colo, e o povo de Deus.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
3º DOMINGO DA PASCOA / MAIO – MÊS DE MARIA / MÊS DAS MÃES / MÊS DA NOSSA CONGREGAÇÃO

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!
À luz do tempo pascal estamos celebrando o primeiro domingo do mês de maio, dedicado especialmente a Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe. É neste mês que também celebramos o inicio da nossa Congregação, 217 anos de amor educacional aos jovens e crianças. Como nos disseram os Fundadores: “Sem Nossa Senhora nada faremos, sem Nossa Senhora nada começaremos e, com Nossa Senhora viveremos as surpresas de Deus de festa em festa”. A nossa Congregação foi entregue à Maria desde seu inicio, assim como Jesus o fez na Cruz: “Mulher, és aí o teu filho”, depois, “Filho, eis aí tua mãe”. Nossos Fundadores entregaram a Congregação aos cuidados de Maria, como também desejam que possamos também acolher Maria como Mãe e Rainha das Escolas de Caridade, seguindo seu exemplo de docilidade, serviço e fidelidade.

Confiamos a Maria que interceda junto ao seu Filho Jesus por nossos confrades e povo de Moçambique, especialmente as crianças e indefesos, que viveram e vivem dias difíceis depois da passagem dos ciclones. Não temos duvidas que seu manto sagrado esteve protegendo e livrando este povo de maiores atrocidades. Graças a Deus houve poucas vitimas, e sim, danos materiais. Agora chegou a nossa vez de estendermos as mãos solidárias para ajudar a reconstruir suas vidas, suas casas, suas esperanças, de maneira muito especial em Macomia, região onde se encontram nossos Confrades que dedicam suas vidas a serviços de tantas crianças, jovens e famílias. Nossas orações e ajudas espirituais são muito importantes, e agradeço a todos que estão rezando, mas precisamos também disponibilizar dos recursos matérias. Como dizia Betinho: “Quem tem fome tem pressa”. Não deixamos esfriar nossos corações e nossa solidariedade.

Aproximam-se as celebrações jubilares em Aparecida e o 35º Capítulo Geral na Itália. Conforta-nos saber que não seremos abandonados por Deus e nem desamparados por Maria, pois “Sola in Deo Sors”, somente em Deus repousa nossa esperança. Precisamos confiar-nos nas mãos amorosas de Deus e aos cuidados de Maria estes importantes momentos da Província e da Congregação. Porém, precisamos fazer a nossa parte. Não podemos ficar parados, “olhando para o alto” vendo Jesus subir como fizeram os apóstolos na ascensão. Precisamos voltar o olhar às nossas realidades e com os pés no chão celebrar com alegria o Ano Jubilar e nos preparar bem para o 35º Capítulo Geral.

COMUNICADOS:

* Nesta terça-feira, dia 07 de maio, acontecerá em Castro, PR, a reunião dos Formadores da Província e a reunião dos Diretores Executivos das obras sociais e educacionais. Por ser um número bem expressivo de participantes, Diretores e Coordenadores, Formadores, as duas reuniões acontecerão no Cenáculo Cavanis de Castro com o café da manhã às 08h30. Nos dias 08 e 09 de maio, na sede provincial, acontecerá à segunda reunião do ano do Conselho Provincial. Rezamos e nos preparamos para estes importantes momentos na vida da Província.

* Neste sábado, dia 04 de maio, deu-se inicio à novena a Nossa Senhora de Fátima em nossa Paróquia em Ponta Grossa. Pedimos a Deus que seja uma novena muita abençoada por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, à luz do Ano Jubilar. Lembramos que esta Paróquia celebrou em 2018 seu Jubileu de Ouro de história.

* No dia 19 de maio, domingo, acontecerá a inauguração do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e a celebração dos 50 anos de sacerdócio do Pe. José Viani. Vamo-nos organizando para participar e desde já peço as orações de todos pelo aumento e perseverança das vocações.

* Não deixo de lembrar que estamos a pouco mais de um mês da celebração no Santuário Nacional, no dia 30 de junho. Espero que todas as comunidades já tenham se organizado para participar. Estamos terminando os trabalhos de publicações e que seja um momento particular da graça de Deus na vida da Província, da Congregação e da Igreja. A passagem do Relicário começou na Família do Norte, Mato Grosso e Pará e nestes meses de maio e junho estará na Família Religiosa Maria Estrela da Evangelização, Belo Horizonte, Uberlândia e São Paulo. Desde já meu muito obrigado a
todos pelo empenho e colaboração.

* Agradeço imensamente a todas as comunidades que já se organizaram para a Campanha “SOS MOÇAMBIQUE. Continuamos motivando nossas comunidades. Vocês já receberam a conta para depósito. O ecônomo já deu as orientações em comunhão com o Superior Geral e o Ofício Missionário. Sejam generosos neste gesto solidário.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 04, sábado, Pe. Nelson Luiz Martins, Vigário da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR. Foi neste sábado. Peço desculpas pelo engado de data.

- Dia 05, domingo, Religioso Herve Mbuta Koto, da República Democrática do Congo, estudante de Teologia no Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte, MG.

- Dia 06, segunda-feira, Pe. Vanderlei Pavan, Vigário da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas
bênçãos neste Ano Jubilar.
 

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 10/05/1969 – Pe. Giuseppe Viani, Conselheiro Geral, Diretor da Faculdade Católica Cavanis e Vigário da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA.

A ele, nestes 50 anos de ordenação, celebração jubilar, nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, serenidade e as bênçãos de Deus em seu ministério sacerdotal. Celebraremos oficialmente no dia 19 de maio em Novo Progreso, PA.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,

Pe. Edemar de Souza
Provincial











www.cavanis.org.br