Domingo da Divina Misericórdia
Desde o ano 2000, este mesmo segundo domingo do Tempo Pascal recebe o nome...
Publicado em 28/04/2019

Pintura com a imagem de Jesus Misericordioso.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
2º DOMINGO DA PASCOA – “DOMINGO DA MISERICORDIA
Dia 01 – São José Operário
Dia 02 – 2017 de Fundação da Nossa Congregação “
Dia Cavanis e SEMANA CAVANIS
Dia 03 – São Tiago e São Felipe

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Iniciamos novamente uma semana muito abençoada. À luz do tempo pascal celebramos neste domingo, o “Domingo da Divina Misericórdia”. Desde o ano 2000, este mesmo segundo domingo do Tempo Pascal recebe o nome de “Domingo da Divina Misericórdia”, conforme a disposição de São João Paulo II após a canonização de Santa Faustina Kowalska, santa polonesa. No diário de Santa Faustina com data de 1931, estava escrito uma visão que Jesus lhe havia dito: “Neste dia, estão abertas as entranhas da minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da minha misericórdia”.

O que seria de nós sem a misericórdia de Deus? O tema da misericórdia é um dos mais citados na Sagrada Escritura. Porém, é em Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, que por nós viveu, morreu e ressuscitou que contemplamos o “Rosto da Misericórdia Divina”. Por sua vez, Jesus, em varias passagens, apresenta a misericórdia do Pai. Acredito que a passem do “Pai Misericordioso” seja a mais conhecida e representativa para nós. Porém, é no evangelho deste domingo, onde acontece a profissão de fé de Tomé, que está a inspiração para o tema da misericórdia. Após desejar três vezes paz aos seus discípulos Jesus diz: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados; a quem não perdoardes , eles lhes serão retidos” ( Jo 20,22-23).

Como o Pai me envio, assim também eu vos envio”, disse Jesus. Há 217 anos, Deus enviou dois irmãos, Antônio e Marcos Cavanis, a iniciar uma obra de caridade, voltada diretamente à educação da juventude. Sentido o chamado divino eles não tiveram medo de deixar tudo, de vender tudo o que possuíam e colocar-se a serviço dos pequenos e indefesos da Sereníssima Veneza, que se encontrava em estado de decadência pela devastação napoleônica. Iniciaram a obra com 08 meninos no dia 02 de maio de 1802, saindo da Capela do Crucifixo e adentrando na Igreja de Santa Inês. Hoje, após 217 anos de fundação, são milhares de crianças, adolescentes e jovens acolhidos diariamente em toda a Congregação. Não crescemos muito em numero de consagrados, mas os “filhos espirituais” formam uma multidão nos quatro continentes e nos dez países onde trabalhamos. Assim como Jesus enviou os apóstolos, enviou também nossos Veneráveis Fundadores e continua nos enviando. Como Província nos envia a sermos Cavanis à luz do Cinquentenário; como Congregação nos envia ao 35º Capítulo Geral, a fim de viver a vida Consagrada Cavanis a serviço da juventude, numa Igreja em saída e num mundo em mudanças. Alegramo-nos pelo aniversário da nossa Congregação e renovamos nosso desejo e vivermos como irmãos, sendo “verdadeiramente pais da juventude” a exemplo dos nossos amados Fundadores.

  COMUNICADOS:

* Neste Domingo da Divina Misericórdia, dia 28 de abril, às 10h da manhã, iremos celebrar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR, os 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. João da Cunha que no momento trabalha em Veneza, Itália. Também, as 09h30 da manhã, haverá a celebração dos 50 anos da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi. Parabenizamos o Pe. João da Cunha pelo Jubileu de Prata de Sacerdócio e a Paróquia São Sebastião de Ortigueira pelo Jubileu de Ouro de Paróquia.

* Estamos na “SEMANA CAVANIS” que oficialmente vai do dia 26 de abril a 02 de maio. Porém, cada comunidade tem a liberdade de celebrar da forma que achar melhor.  Neste dia 02 de maio, quinta-feira, aniversário dos 217 anos da nossa Congregação, convido a todos a celebrar este dia em cada realidade onde estamos trabalhando. Sugiro uma grande celebração nas obras e nas Paróquias também em comemoração ao Ano Jubilar. Vamos aproveitar bem este momento e louvemos a Deus por esta linda história, não obstante nossas fraquezas e dificuldades.

* Lembro que no dia 19 de maio, domingo, acontecerá a inauguração do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e a celebração dos 50 anos de sacerdócio do Pe. José Viani. Vamo-nos organizando para participar.

* No dia 07 de maio, terça-feira, acontecerá em Castro, PR, a reunião dos Formadores da Província e a reunião dos Diretores Executivos das obras sociais e educacionais. Nos dias 08 e 09 de maio, também na sede provincial, acontecerá à segunda reunião do ano do Conselho Provincial.  Rezamos e nos preparamos para estes momentos.

* Não deixo de lembrar que estamos a pouco mais de dois meses da celebração no Santuário Nacional, no dia 30 de junho. Vamo-nos motivando e motivando as lideranças das nossas comunidades a participar. Desde já meu muito obrigado pelo empenho e colaboração de todos.

* Acredito que todos tenham acompanhado a passagem de mais um Ciclone em Moçambique, África. Há menos de dois meses passou o primeiro ciclone deixando quase mil mortos e muita devastação. Porém, desta vez atingiu Macomia, região da nossa Paróquia. Quem viu as fotos percebeu que a devastação foi grande, muita destruição, não apenas na região onde estamos. Este povo e nossos confrades precisam muito da nossa solidariedade. À luz dos 217 anos de Congregação e dos 50 anos de Brasil, como gesto concreto, neste “Domingo da Divina Misericórdia”,  convido todos a fazer um gesto solidário. Nossa sugestão é que cada Paróquia pudesse fazer uma celebração pelas vitimas deste ciclone e encaminhasse uma ajuda solidaria. Pode ser a coleta do ofertório de uma santa missa ou mesmo outra ação solidária. Sei que algumas Paróquias já estão se mobilizando. Agradeço a todos, especialmente a Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia de Maringá que esteve lá na reforma do salão em janeiro, (que foi uma das únicas construções que resistiu a força do ciclone) e que foram os primeiros a se reunir neste sábado a encaminhar uma campanha solidária. Cada Paróquia ou realidade pense a melhor forma e nosso desejo é que todos participassem. Eles são nossos irmãos. Quem sabe o dia 02 de maio possa ser o dia escolhido para celebrar o aniversário da Congregação e realização este gesto solidário. Que Deus abençoe nossos irmãos de Moçambique e nossa solidariedade.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Tiago e São Felipe, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,   
Pe. Edemar de Souza - Provincial

 

   

 











www.cavanis.org.br