Semana Santa
...o ponto central, o cume da semana santa: o TRÍDUO PASCAL.
Publicado em 14/04/2019

3C

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
DOMINGO DE RAMOS – ‘SEMANA SANTA” 

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Depois de uma longa e profunda caminhada quaresmal chegamos ao “Domingo de Ramos”, dando assim abertura à SEMANA SANTA. Foram quarenta dias de oração, jejum, pratica penitencial, via-sacra, confissões, convite incessante de conversão, tempo de voltar o coração a Deus e aos irmãos. Para facilitar a revisão de vida e a concretude da conversão a Igreja do Brasil lançou a Campanha da Fraternidade sobre as “Políticas Publicas”, não partidária, com o lema: “Serás libertado pelo Direito e pela justiça” (Is 1,27). Não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro carece da justiça e do direito nas relações humanas, políticas, econômicas e sociais. Também, nós, Consagrados precisamos da justiça e do direito em nossas relações fraternas. Embora saibamos que é amor mutuo, a caridade suprema que deve nos orientar e sustentar.

Ao longo da Semana Santa são tantos os momentos de profunda piedade celebrada pela Igreja, diferente em cada Igreja Particular, de acordo com a cultura e os costumes de cada povo. No entanto, o ponto central, o cume da semana santa é o TRÍDUO PASCAL, celebrada de forma harmoniosa em todas as Igrejas, com o mínimo de particularidades. Isto representa a união e a comunhão de todos em torno do Mistério Pascal, do Cordeiro Imolado por nossos pecados e pela nossa salvação. Não existe nada maior, nada mais profundo e nada mais sagrado do que celebrar a Páscoa. Na Páscoa de Jesus celebramos a nossa pascoa e queremos celebrá-la de forma plena, junto com nosso povo, com nossas crianças, nossos jovens e nossas comunidades.

Penso que não podemos deixar de agradecer a Deus e fazer memória do Ano de Ação de Graças, Ano Jubilar, nesta celebração pascal. Em nossas orações e procissões, lembramo-nos da caminhada da nossa Província nestes 50 anos de Brasil, na Terra de Santa Cruz. Nossa história no Brasil foi marcada por muita alegria, vitórias e ressurreição; como também por muitas cruzes, quedas e sofrimentos. Temos muito que agradecer a Deus, mas também muito a pedir perdão por nossas infidelidades pessoais, como também por não viver plenamente nossa fraternidade e o Carisma da educação. Não tenho duvida de que em tudo Deus esteve conosco e sempre estará, nos auxiliando por meio de Nossa Senhora e dos nossos Veneráveis Fundadores. Desejo a todos uma abençoada Semana Santa e um abençoado Tríduo Pascal. Colocamos também em oração a preparação para nosso 35º Capítulo Geral.

  COMUNICADOS:

* No dia 28 de abril, domingo, às 10h da manhã, iremos celebrar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR, os 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. João da Cunha que no momento trabalha em Veneza, Itália. Neste mesmo dia, as 09h da manhã, haverá a celebração dos 50 anos da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi. Convidamos todos a rezar e participar destes importantes momentos em nossa Província.

* Lembro que no dia 19 de maio, domingo, acontecerá a inauguração do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e a celebração dos 50 anos de sacerdócio do Pe. José Viani. Vamo-nos organizando para participar.

* No dia 07 de maio, terça-feira, acontecerá em Castro, PR, a reunião dos Formadores da Província e a reunião dos Diretores Executivos das obras sociais e educacionais. Nos dias 08 e 09 de maio, também na sede provincial, acontecerá à segunda reunião do ano do Conselho Provincial.  Rezamos e nos preparamos para estes momentos.

* Não deixo de lembrar que estamos a pouco mais de dois meses da celebração no Santuário Nacional, no dia 30 de junho. Vamo-nos motivando e motivando as lideranças das nossas comunidades a participar. Desde já meu muito obrigado pelo empenho e colaboração de todos.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 17, quarta-feira, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa, missionário Cavanis na Republica Democrática do Congo.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus neste trabalho missionário.  

ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 19/04/2008, Pe. Rogério Diesel, missionário Cavanis e Reitor do Seminário Internacional em Roma, Itália.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um abençoado estudo e um frutuoso ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br