Quaresma: um tempo favorável para sentir a imensa misericórdia de Deus por nós
Ao longo da quaresma, acompanhamos os belos relatos de como se desenvolve e se manifesta esta misericórdia.
Publicado em 07/04/2019
Fonte: colegioanchieta.g12.br
2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
5º DOMINGO DA QUARESMA – ‘Vai! E não peques mais”
Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!
Chegamos à semana em que antecede o “DOMINGO DE RAMOS” e a “SEMANA SANTA”, e somos convidados pela Igreja a intensificar nosso desejo e seu convite à conversão. A quaresma, mais do que um tempo de reconhecimento dos próprios pecados, é um tempo favorável para sentir a imensa misericórdia de Deus por nós. Se o cristão não conseguir sentir a misericórdia de Deus por si, esta força que lhe atrai, não conseguira também reconhecer profundamente seus pecados. Ficará apenas na superficialidade do mistério e não conseguirá mergulhar no sentido profundo da páscoa, a passagem verdadeira no mistério do Cristo que por nós padeceu, morreu e ressuscitou. Continuaremos refletindo a imagem do “homem velho”, “material” e preso ao às amaras do pecado. O Profeta Isaias, assim nos diz: “Não relembreis fatos passados, não olheis para fatos antigos” (Is 43,18).
A Misericórdia Divina se manifesta plenamente na pessoa de Jesus. Ao longo da quaresma, acompanhamos os belos relatos de como se desenvolve e se manifesta esta misericórdia. Neste domingo, por sua vez, o tema da misericórdia está muito nítido na “mulher em flagrante adultério”. Àqueles que se consideram sem pecado ou no direito de acusar, apontar o dedo e, mesmo apedrejar, Jesus os leva a um profundo exame de consciência. Todos, sem exceção, admitem estar com pecado ou pelo menos sem o direito de condenar, de jogar pedra. Jesus é extremamente misericordioso, mas também é justo e decisivo: “Ninguém te condenou?”. “Eu também não te condeno. Podes ir, mas de agora em diante não peques mais” ( Jo 8, 11).
Aqui chamo atenção para duas realidades. Primeiro, todos, sem exceção, somos pecadores e necessitamos da misericórdia divina. Segundo, como consagrados ou leigos engajados, precisamos ajudar nosso irmão e irmã a viver plenamente a vocação pela qual Deus o chamou, orientando quando necessário e não se omitindo quando se percebe que se pode e se deve ajudar; porém, jamais se colocando como juiz e com atitudes de julgamento. Não cabe a nós julgar e nem condenar. Quando isso acontece mata-se o amor e mata-se o relacionamento. Não conhecemos a intencionalidade que cada um traz seu no coração e na sua mente. Somente Deus sabe o que acontece no mais intimo de nós. Posso ajudar o irmão ou irmã a ver as coisas de forma diferente, mais ampliada, mais reflexível. Mas não posso obriga-lo a ver as coisas como eu vejo, como penso, como sinto, pois somos pessoas e seres diferentes. Isto manifesta a nossa riqueza e nosso propósito de vida: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). Revisamos nossas vidas e atitudes e voltamos nosso coração a Deus e aos irmãos e irmãs.
COMUNICADOS:
* No dia 28 de abril, domingo, às 10h da manhã, iremos celebrar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR, os 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. João da Cunha que no momento trabalha em Veneza, Itália. Neste mesmo dia, as 09h da manhã, haverá a celebração dos 50 anos da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi. Convidamos todos a rezar e participar destes importantes momentos em nossa Província.
* Nesta semana, entre os dias 08 a 12 de abril acontecerá em Roma a Reunião do Governo Geral. Dentre os assuntos está a preparação para o 35º Capítulo Geral. Colocamos em nossas orações.
* Lembro que no dia 19 de maio, domingo, acontecerá a inauguração do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e a celebração dos 50 anos de sacerdócio do Pe. José Viani. Vamo-nos organizando para participar.
* Mais uma vez nos solidarizamos com o Pe. Silvestre Selunk e sua família pela passagem do seu pai, à “Casa do Pai”, pedindo a ele o descanso e avida eterna.
ANIVERSARIANTE NA SEMANA:
- Dia 12, sexta-feira, Pe. Ricardo Buratto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.
A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus. Lembro que o Pe. Ricardo se encontra ainda internado. Rezamos.
ANIVERSARIENTE DE ORDNEÇÃO:
- Dia 08/08/1984, Pe. Nelson Luiz Martins, Vigário da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR.
A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um abençoado e frutuoso ministério presbiteral.
Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.
Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial
|