E quais frutos Deus espera de nós?
Deus tem paciência para conosco, espera nossa conversão, cerca de cuidado e carinho, como fez com a figueira, esperando os frutos.
Publicado em 24/03/2019

Quadro retratando a parabola da figueira estéril.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
3º DOMINGO DA QUARESMA / DIA 25 – ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Aproximamo-nos da metade do tempo quaresmal e o convite que nos vem da liturgia deste domingo é que todos nós necessitamos de conversão: “Mas, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo jeito”. (Lc 13, 3). Uma das formas de conversão é não ficar a vida inteira murmurando como nos chama atenção o apóstolo Paulo: “Não murmureis como alguns deles murmuravam e foram mortos no deserto pelo anjo exterminador. Portanto, quem julga estar em pé cuidado para não cair ( 1 Cor 10,12). A liturgia conclui que Deus tem paciência para conosco, espera nossa conversão, cerca de cuidado e carinho, como fez com a figueira, esperando os frutos. Caso contrário, a figueira será cortada: “Se não der fruto, então tu a cortarás”.

E quais frutos Deus espera de nós? Dentre eles, a sensibilidade e a compaixão diante do irmão que sofre, que está escravo pela fome, pela miséria, pela dor, pelo desemprego, pela doença, pela falta de esperança, pela droga, pelos vícios, pela falta de Politicas Publicas, etc. Como Moisés, somos nós hoje os chamados a libertá-los. Diariamente são tantas as pessoas que batem à nossa porta, em nossas paróquias, em nossas obras a procura de auxilio, de acolhida. Algumas vêm à procura do pão material, mas a grande maioria vem à procura de uma de palavra amiga, de uma benção, de uma luz em sua vida. Outras não podem vir até nós porque estão impossibilitados, escravos pela enfermidade, em suas casas, nos hospitais. Porém, somos nós que precisamos ir até eles, levando os sacramentos da Confissão, da Unção e da Comunhão, quando necessário e permitido.

Como Cavanis, aproximamo-nos, descalços, da “Sarça Ardente” e escutamos a voz Deus que nos chama pelo nome para ir libertar tantas crianças e jovens escravos em nossos dias. Olhamos em nossa volta com o olhar de Deus e com o olhar de Antônio e Marcos Cavanis. Desde muito jovem os Fundadores foram tocados pela sensibilidade divina ao verem tantas crianças e jovens abandonados nas ruelas de Veneza. Hoje, temos as nossas realidades, e, a destarte, em situações muito piores do que no tempo dos Fundadores. Hoje vemos crianças e jovens escravos pela droga, pelo crime, pelo terrorismo, pela depressão, pelo suicídio, etc, uma verdadeira “Cultura de morte”. E somos nós que precisamos libertá-los: “Onde existir um jovem precisando de ajuda ali deve estar um Cavanis”, dizia nossos Fundadores. Sim, somos poucos, frágeis e despreparados para tamanha tarefa. Não tenhamos medo, pois Deus estará sempre conosco, assim como esteve com Moisés, com Maria e com nossos Fundadores. Que a festa solene da Anunciação do Senhor, nesta segunda-feira, dia 25 de março, nos ajude também acolher e portar o Cristo aos nossos irmãos e irmãs mais necessitados.

  COMUNICADOS:

* Continuamos rezando pelos nossos confrades: Pe. Adriano Sacardo, Ir. Daniel Maciel Domingues, Pe. Fernando Fietta e tantos outros que estão em processo de recuperação da suade. Que Deus os fortaleça e os conforte com nossas orações.

* Reafirmo que às CAMISETAS para a celebração do dia 30 de junho no Santuário Nacional de Aparecida, será mantido a Logo dos 50 anos e a frase: “Sem Maria nada faremos, sem Maria nada começaremos e com Maria viveremos as surpresas de Deus de festa em festa” (Fundadores). Cada comunidade pode fazer a sua camiseta com a inscrição de sua Paróquia ou Obra. Agradeço a todos que estão se mobilizando com os ônibus, camisetas, a fim de realizarmos esta grande Romaria de Ação de Graças.

* Dias 08 a 12 de abril acontecerá em Roma a Reunião do Governo Geral. Dentre os assuntos está a preparação para o 35º Capítulo Geral. Colocamos em nossas orações. Solidarizamo-nos pelos mais de 700 mortos pela inundação em Moçambique.

* Lembro que no dia 19 de maio, domingo, acontecerá a inauguração do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Novo Progresso, PA, e a celebração dos 50 anos de sacerdócio do Pe. José Viani. Vamo-nos organizando para participar.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 28, quinta-feira, Pe. Giuseppe Viani, Conselheiro Geral e Vigário da Paróquia Santa Luzia, Novo Progresso, PA.

- Dia 29, sexta-feira, Pe. Martinho Paulus, missionário Cavanis em Santa Cruz De La Siera, Bolívia, e Conselheiro Geral.

A eles os nossos parabéns com votos de muita saúde e um trabalho a serviço do Governo, do Carisma e da missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,   
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br