Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso
A Palavra de Deus nos chama atenção e nos apresenta o tema da misericórdia.
Publicado em 24/02/2019

Arquivo WEB: Pintura retratando a Divina Misericórdia.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI CELESTE É MISERICORDIOSO!

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

A Palavra de Deus da liturgia deste final de semana nos chama atenção e nos apresenta o tema da misericórdia: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Junto com este tema, o evangelista Lucas apresenta vários outros temas que vem iluminar nossas relações e nos dar dicas de como viver em comunidade e em família: não julgar, não condenar, rezar pelos inimigos, fazer o bem a todos e não somente aos amigos, emprestar, doar, etc. Somos chamados a fazer isso não porque somos bons, por mérito próprio, mas porque Deus é bom. Ele é misericórdia infinita e somos chamados a fazer o mesmo.

Não me canso de citar nosso 8º Capítulo Provincial: “Somos todos irmãos” (Mt 23,08). Propomo-nos ao longo do triênio, à luz do Ano Jubilar e da celebração do 35º Capítulo Geral, a viver acima de tudo nossa fraternidade consagrada que se manifesta nas relações fraternas, nas relações com nossos irmãos leigos e, acima de tudo, na boa relação com Deus por meio de uma espiritualidade alicerçada. Para que isso possa acontecer, precisamos ter uma boa relação conosco mesmo, nos trabalhando e nos aceitando como filhos de Deus e irmãos de todos. O jovem Davi poderia ter se vingado de Saul, mas preferiu escolher a paz, a reconciliação, o perdão. O que iremos escolher? Que a “imagem do homem celeste prevaleça sobre o homem terrestre” como nos foi apresentado na segunda leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios.

Estamos acompanhando os envios missionários dos nossos religiosos e o recebimento dos encargos paroquias, obras e seminários, os quais são chamados a serem “Vinho novo em odres novos”. Muito me alegrou as celebrações de posse em Pérola D`Oeste e em Uberlândia: a receptividade das comunidades, a acolhida dos Bispos e o bom propósito dos nossos confrades. Penso que são ingredientes fundamentais para um bom e abençoado trabalho em favor do Carisma e da evangelização. Chamou-me muito atenção a observação do Pe. Antônio Paulo Viera Sagrilo ao afirmar que o termo “POSSE” não suava muito bem, pois poderia ser entendido erroneamente em sentido de “tomar posse”, “se apossar”, “centralizar”, “dominar”.

Parabenizo esta visão e atitude, pois assumimos um serviço, uma missão em nome da Congregação e da Igreja, e não o poder enquanto poder. Desejo que seja esta a atitude positiva ao assumir nossos encargos, criando sempre comunhão e não divisão. Que as demais celebrações de recebimento de encargos sejam assumidas com este espírito por todos nossos religiosos em comunhão com todos os leigos. Lembro também que onde tiver pároco e vigário ambos são responsáveis pela missão. As responsabilidades legais são diferentes, mas a missão é igual para todos. É preciso diálogo, programação e condivisão dos trabalhos, dos ônus e bônus. Que Deus abençoe a todos!

  COMUNICADOS:

- As celebrações de tomadas de posse continuam: Neste domingo, dia 24 de fevereiro, às 09h da manhã na Paróquia Imaculada Conceição em Belo Horizonte Pe. Milton Cezar Freo Tubias e Pe. Paulo Oldair Welter e as 19h30 na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia Pe. Silvestre Selunk; dia 03 de março em Guarantã do Norte, MT, Pe. Ricardo Buratto e Pe. Adenilson Alves Souza; dia 09 de março Castelo de Sonhos, PA, Pe. João Pedro Pinheiro, auxiliado pelo Ir. Daniel Maciel Domingues; dia 10 de março em Novo Progresso, PA, Pe. Caetano Ângelo Sandrini, tendo como vigários Pe. José Viani, Pe. Jonas Barbacovi e Pe. Josoé Francisco Zanon; dia 16 de março Castro, PR, Pe. Franco Allen Somensi, tendo como vigários Pe. Rodrigo Duarte e Pe. Edemar de Souza; dia 17 de março Ponta Grossa, PR, Pe. João da Costa Holanda, Pe, José Amilton Gomes dos Santos e Pe. Tadeu Biásio. Colocamos em nossas orações e convidamos nossos religiosos e nossos leigos a participarem.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 27, quarta-feira, Pe. José Amilton Gomes dos Santos, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR.

A ele os nossos parabéns com votos de muita saúde e um trabalho em sua nova missão junto a Paróquia e obras em Ponta Grossa, PR.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,  
Pe. Edemar de Souza - Provincial

 

  











www.cavanis.org.br