Somos uma única família...
...a Congregação das Escolas de Caridade: “Somos todos irmãos”.
Publicado em 27/01/2019

Estudo das realidades e desafios em nossas comunidades, realizados durante o encontro fraterno de 2019.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 27 – FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM ORTIGUEIRA / Dia 28 – SÃO TOMAS DE AQUINO / Dia 31 – SÃO JOÃO BOSCO / Dia 02 – APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao ultimo domingo do mês de janeiro e nosso sentimento é de gratidão a Deus por tudo que aconteceu ao longo do mês, especialmente o nosso “Encontro Fraterno 2019” e a abertura oficial dos cinquenta anos de presença Cavanis no Brasil. Tivemos ingressos ao noviciado, renovação de votos, recebimento de ministérios, primeiras profissões, retiros, reuniões, assembleias, confraternizações, etc. Por tudo isso bendizemos a Deus e pedimos as forças para voltarmos às nossas realidades e sermos “Cavanis à luz do cinquentenário”, pois “somos todos irmãos” (Mt 23,08).

Nossa imensa gratidão a todos os confrades da Província, ao Governo Geral, aos confrades das demais partes territoriais, aos leigos, aos amigos e benfeitores que não mediram esforços para estar unidos à Província ao longo deste mês por meio da presença, da oração, do serviço, das mais diversas formas de ajuda e colaboração. Nosso muitíssimo obrigado e o convite de continuarmos unidos na oração ao longo deste ano de ação de graças e na preparação do 35º Capitulo Geral que terá como tema: “A vida Consagrada Cavanis. A serviço dos jovens numa Igreja em saída e num mundo em mudança”. Somos uma única família, a Congregação das Escolas de Caridade: “Somos todos irmãos”.

Ao concluir nosso Encontro Fraterno 2019 aconteceu algo de histórico: encontro do Governo Geral com todo o Governo Provincial. Foi um gesto de unidade e fraternidade. Entre alguns assuntos tratados o enfoque e empenho de todos foram às vocações e a necessidade de continuar rezando, investindo e trabalhando neste campo. Caba a nós se dedicar às vocações, futuro da Congregação. Nosso esforço principal é trabalhar com as pastorais vocacionais, no aumento das vocações. Não é uma tarefa fácil, precisamos envolver leigos e religiosos. Nem todos têm o mesmo gosto ou aptidão, mas todos precisam se esforçar neste trabalho. Precisamos criar uma “cultura vocacional” e o primeiro passo é a oração. Sem oração não há vocação. Precisamos empenhar-se na catequese, nas pastorais juvenis, nos ambientes educacionais. As vocações são dons preciosos de Deus. Hoje nossa Congregação tem uns 140 jovens no caminho da formação. Precisamos rezar, motivá-las e sustenta-las.

A Palavra de Deus deste domingo vem reforçar nossa alegria e gratidão: “Este é o dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes, nem choreis” (Ne 8,9). Nossa Província vive o Ano Jubilar, ano de jubilo, de alegria, de louvor. Para que a nossa alegria seja verdadeira, precisamos sentir-nos unidos a Deus e aos irmãos: “Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membro deste corpo” ( 1 Cor 12, 14;27). Também no Evangelho assim nos diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 1, 18-19).

  COMUNICADOS:

- Neste domingo, dia 27 de janeiro, encerra-se a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. Que os frutos desta jornada sejam abundantes aos jovens do mundo inteiro e que nós Cavanis possam servi-los e amá-los em nossas realidades.

- Nossa imensa gratidão a todos os religiosos perpétuos, temporários, noviços e ao Governo Geral por estes dias de convivência e fraternidade. Muitos já voltaram para suas realidades de missão, outros pegaram alguns dias de férias. Que Deus abençoe a todos. O Superior Geral, Pe. Piero Fietta, fica conosco até o dia 30 de janeiro onde retornará para a Itália.

- Na segunda da parte do nosso VIII Capitulo Provincial realizado nesta quinta-feira, dia 24, no Cenáculo Cavanis, foram eleitos os seguintes delegados para o 35º Capítulo Geral: Pe. João da Costa Holanda, 1º Delegado; Pe. Paulo Oldair Welter, 2º Delegado; Pe. Franco Allen Somensi, 3º Delegado; Pe. Caetano Ângelo Sandrini, 4º Delegado. O Provincial participa por Direito. Colocamos o Capítulo Geral em nossas orações.

- Colocamos em nossas orações a vida do Pe. Fernando Fietta que se encontra internado nas Filipinas, a vida do jovem Jonatas que se encontra internado em Realeza, a vida Dona Maria Rothen, mãe do Ir. Renato, que também não se encontra bem de saúde. Que Deus, na sua infinita misericórdia, abençoe a todos e lhes conceda o dom da saúde, segunda sua infinita vontade.

- Neste domingo celebra-se a festa na Paróquia São Sebastião de Ortigueira em comemoração ao Padroeiro e aos 50 anos da Paróquia cuja data de fundação será no mês de abril. Parabenizamos a Paróquia na pessoa dos nossos confrades e todos os paroquianos.

- Em relação às posses dos Párocos e Vigários já estão quase todas marcadas. Nesta semana confirmarei as que faltam confirmar e comunicarei a todos os interessados.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

- Dia 01, sexta-feira, Pe. Edemar de Souza, Superior Provincial, reside na sede provincial na Cidade de Castro, PR.

- Dia 02, sábado, Pe. Mauricio Kviatkovski de Lima, missionário Cavanis no Equador.

A eles os parabéns com votos de muita saúde e um bom trabalho em favor do Carisma e da missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São Tomás de Aquino”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br