Chegamos a uma semana muito especial...
Celebrarmos o Natal do Senhor, festa do nascimento do Menino Deus e nesta semana celebramos oficialmente os 50 anos de presença Cavanis no Brasil.
Publicado em 24/12/2018

(ARQUIVO FEVEREIRO 2018) Padre Edemar de Souza, Superior Provincial, abençoa o tríptico que permanecerá na sede da província. Nas próximas semanas todas as nossas comunidades paroquiais irão receber uma réplica deste para poderem viver os preparativos para o cinquentenário em clima de oração e aprofundando a devoção a Jesus o Bom Pastor, nossa Mãe Maria e aos nossos fundadores.

ANO LITURGICO 2019 / 4º DOMINGO ADVENTO DO SENHOR
Dia 25 – Natal do Senhor / Dia 27 – São João, Apóstolo / “Dia 28 – 50 anos de presença Cavanis no Brasil”.

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos a uma semana muito especial. Além de celebrarmos o Natal do Senhor, festa do nascimento do Menino Deus, festa da esperança, da alegria e da família cristã, nesta semana celebramos oficialmente os 50 anos de presença Cavanis no Brasil. Foram três anos de preparação e, a partir desta data, começaremos a celebrar o “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”, pois temos muito que agradecer e louvar a Deus ao longo do ano jubilar que inicia neste dia 28 de dezembro.

Assim nos narra o livro dos 25 anos: “Sábado, dia 28 de dezembro de 1968 houve o solene ingresso dos Padres Cavanis em Castro, com acolhida e discursos de boas vindas na praça da Matriz de Sant`Ana, do prefeito Dr. Libânio Cardoso e do novo prefeito Rivadavia Menariam, da professora Regina, do Bispo de Ponta Grossa, Dom Geraldo M. Pellanda, da comunidade e da Congregação. No refeitório do Colégio, onde os padres tomam café com as autoridades, houve outros discursos, entre os quais um do professor Bernardo Litzingher, diretor da escola há 17 anos” ( Livro dos 25 anos, pag. 36 e 37). De forma sucinta, assim foi relatado este início da Congregação, sua chegada e acolhida na Cidade de Castro, no dia 28 de dezembro de 1968.

Meu convite é que cada comunidade Cavanis da Província procure estar em oração neste dia. Mesmo sendo uma sexta-feira onde muitos estão de ferias junto com suas famílias e comunidades, não vamos esquecer-nos desta data. Peço que neste dia possamos celebrar a eucaristia, rezar o Santo Rosário, um momento de adoração pela missão Cavanis no Mundo, pelas vocações, lembrando que no Brasil foi à primeira missão depois do início na Itália e hoje estamos em dez países. Esta festa não é particular da Província, ela pertence a toda Congregação e a toda a Igreja. Por isso comunicamos aos Bispos, às Congregações Religiosas e a todos que partilham da nossa história. Colocamos tudo isto nas mãos providente de Deus e na intercessão da Mãe das escolas de Caridade e dos nossos Veneráveis Fundadores.

Aproveito para desejar a todos os religiosos e leigos um feliz e santo natal. Que o Menino Deus renasça no coração de cada um e de suas famílias. Estendo este feliz natal ao Superior Geral e seu Governo, aos religiosos das demais partes territoriais, aos amigos e benfeitores Cavanis, aos nossos funcionários e colaboradores, e às nossas crianças, adolescentes e jovens que diariamente são acolhidas em nossas obras sociais, educacionais e em nossas paróquias. Que Deus abençoe a todos.

COMUNICADOS:

- Nesta semana as Irmãs do Santo Nome de Deus, Irmãs Cavanis, estarão celebrando seu Capítulo Geral na Cidade de Porcari, Itália. Será dos dias 27 a 29 de dezembro. Colocamos em nossas intenções e orações.

- Neste dia 28 de dezembro, sexta-feira, celebramos a data oficial do acolhimento dos Cavanis no Brasil, realizado na Cidade Castro, PR. Teremos às 19h uma santa missa de ação de graças na Paróquia Sant`Ana de Castro. Quem estiver pela região e quiser participar esteja convidado. Porém, quem estiver nas suas comunidades peço que possam se reunir com os fiéis e celebrar este dia com a santa missa ou mesmo uma hora santa vocacional ou mesmo um momento Cavanis, etc.

- Caso alguém ainda não mandou a matéria para a Revista Cháritas 2018 o prazo já venceu, mas colocamos o ultimo limite na segunda-feira, pois dia 26, quarta-feira precisa necessariamente estar na gráfica. Não gostaria que ficasse nenhuma obra ou comunidade de fora.

ANIVERSARIENTE NA SEMANA:

- Dia 27, quinta-feira, Jancy Kaiba, etapa do tirocínio. O qual permaneceu quase quatro anos em nosso meio cursando teologia na FAJE e morando no Instituto Teológico em Belo Horizonte, MG.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e uma abençoada preparação nesta reta final do Tirocínio.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São João, Apóstolo”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,   
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br