Ano Litúrgico 2019”: primeiro domingo do Advento
...tempo de oração, de vigilância, de espera por libertação.
Publicado em 03/12/2018

3C

ANO LITURGICO 2019 / ADVENTO DO SENHOR
Dia 08 – IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
Dia 09 – 3º DIA DO TRIDUO AO CINQUENTENÁRIO DE PRESENÇA CAVANIS NO BRASIL

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao “Ano Litúrgico 2019” com o primeiro domingo do Advento, tempo particular da graça de Deus na qual o Deus Menino vem visitar o seu povo e fazer em nós a sua morada.  As liturgias são próprias, relatam a expectativa do povo pela chagada do “Messias”. É tempo de oração, de vigilância, de espera por libertação. Porém, o Advento é somente quatro semanas, não podemos descuidar ou passar em branco sem nada fazer. Como religiosos e leigos precisamos nos apressar, organizar os encontros de famílias, motivar a todos a participar das novenas. A “magia do natal” não está nos presentes e nem no “papai Noel”, embora isso faça parte do clima de natal. O mistério maior do natal está na chegada do Filho de Deus em forma de criança e quer ser acolhido por todos, independente do credo, da raça e nacionalidade.

Lembro também a nós religiosos e leigos Cavanis que no dia 09 de dezembro, segundo domingo do advento, estaremos celebrando o 3º DIA DO TRÍDUO em preparação ao cinquentenário de presença Cavanis no Brasil. Esta data marca a saída do Porto de Napoli, Itália, dos Padres Lívio Donatti, Francisco Justi e Mario Merotto até o porto de Santos, São Paulo, chegando no dia 23 de dezembro, véspera do natal. Mais do que uma viagem comum, estes três missionários Cavanis traziam no navio, além de pequenas bagagens, o sonho de iniciar uma missão além mar, nas terras de Santa Cruz. Como bem sabemos pela história, este sonho deveria ter acontecido muito antes, talvez não em terras paranaenses. Porém, “cada coisa tem seu tempo neste mundo”. Além do convite do Concílio Vaticano II, de abertura a novos tempos e novos lugares, o Espírito Santo inspirou o Pe. Orfeu Masson, Superior Geral na época, com seu conselho, a tomar esta decisão, mesmo enfrenado muitos desafios e sacrifícios.

Hoje as coisas são muito mais fáceis e ágeis. Não podemos esquecer a história. Quem esquece ou despreza a história e o passado estará comprometendo seu futuro. Com este espírito, nos comprometemos como Província em realizar neste dia 09 de dezembro o 3º dia do nosso tríduo. Mesmo sendo num domingo de Advento, gostaria que cada Paróquia, Seminário ou Obra pudesse fazer alguma coisa para marcar esta data. Vamos convidar o povo a celebrar juntos, agradecer a Congregação, aos primeiros religiosos. O Papa Francisco nos convoca a sermos uma “Igreja em saída”, rumo às “periferias existenciais”. Aproveitamos desta viagem no tempo e nos motivamos a sairmos de nós mesmos, do nosso comodismo, da nossa zona de conforto. Estamos a menos de um mês para celebrar o início da nossa obra no Brasil, a acolhida na Cidade de Castro. O Apóstolo Paulo também nos alerta: “Acorda tu que dormes, pois já é hora de despertar”. Que esta data seja um momento de ficarmos atentos e vigilantes, pois a celebração oficial do cinquentenário está chegando e corremos o risco de cochilarmos e quando acordar tudo já tenha passado. Este é meu convite e alerta a todos, religiosos e leigos Cavanis.

COMUNICADOS:

- Unimo-nos em oração às nossas três Paróquias que celebram nestes dias as novenas a seus Padroeiros: Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte, dia 08 de dezembro; Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Uberlândia no dia 12 de dezembro e Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA, no dia 13 de dezembro. Que Deus abençoe as novenas, nossos confrades e os fiéis das nossas comunidades.

- Também queremos nos unir às Irmãs do Santo Nome de Deus, Irmãs Cavanis, que nos dias 27 a 29 de dezembro próximo irão celebrar seu Capítulo Geral na Cidade de Porcari, Itália. Colocamos em nossas orações.

- Rezamos pelos nossos ESTÁGIOS VOCACIONAIS na Província: Casa de Acolhida Nossa Senhora do Carmo nos dias 30 de novembro e dias 01 e 02 de dezembro, neste final de semana; Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza e Cenáculo Cavanis de Castro nos dias 07, 08 e 09 de dezembro.

- Agradecemos a Deus pelos nossos religiosos estudantes de Filosofia e Teologia que nesta semana encerram o ano letivo 2018. Parabenizamos pelo empenho e perseverança vocacional. Desejamos um bom trabalho nos estágios vocacionais e um abençoado descanso junto à família e à comunidade. Também agradecemos imensamente aos formadores de todas as etapas pelo trabalho, presença e testemunho. Que Deus recompense a todos pela colaboração na nossa formação.

- Apenas reforço que no dia 09 de dezembro, domingo, iremos celebrar o 3º Dia do Tríduo em preparação ao cinquentenário de presença Cavanis no Brasil. Que cada comunidade procure celebrar com espírito de gratidão. Também lembro que enviamos os convites das celebrações por e-mail e estamos enviando por correio. Em relação a celebração de abertura em Castro seria bom que cada comunidade organizasse umas três ou quatro pessoas para representar a Cidade e as Obras. Porém, em relação ao Santuário de Aparecida, mesmo diante dos envios missionários que teremos, seria bom que já fossemos nos organizando para evitar qualquer contratempo.

- Parabenizamos a formatura dos alunos da Escola Ninho Sorriso de Castro que ocorreu nesta sexta-feira dia 30 de novembro e pela formatura dos alunos do Colégio Cavanis de Ortigueira que acontecerá nesta segunda feira, dia 03 de dezembro, no Centro Cultural Queimadas de Ortigueira, PR.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 03/12/2011, Pe. Maurício Kviatkovski de Lima, missionário Cavanis no Equador.   

- Dia 03/12/2008, Pe. Braz Elias Pereira, missionário Cavanis no Congo.

- Dia 06/12/1987, Pe. Vandir Santo Freo, Mestre da Filosofia em Maringá.

- Dia 08/12/1984, Pe. Caetano Ângelo Sandrini, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte, MG.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um abençoado ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da “Imaculada Conceição”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,   
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br