Possamos lutar e defender sempre a verdade...
Tomamos cuidado para não nos esconder atrás de mentiras e enganos.
Publicado em 26/11/2018

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
Dia 25 – SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO / Dia 30 – SANTO ANDRÉ

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao final do Ano Litúrgico 2018 e com imensa alegria e jubilo celebramos solenemente a festa de “Jesus Cristo, Rei do Universo”. Nossa gratidão a Deus por este tempo litúrgico em que vivemos todo mistério da nossa fé: Encarnação, vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, culminando na sua realeza e glória. Caminhamos com a Igreja e como Igreja e nos preparemos novamente para mais um ciclo. Com esta solenidade a Igreja também encerra o “Ano Nacional do Laicato” que teve início no dia 26 de novembro de 2017 e finaliza neste dia 25 de novembro de 2018. Rendemos graças a Deus pela vida de tantos irmãos e irmãs, leigos e leigas, sujeitos eclesiais, chamados a serem no mundo e na sociedade “sal da terra e luz do mundo”. Penso que tenhamos vivido este tempo na unidade, oração e corresponsabilidade. É impossível pensar uma Igreja nos dias de hoje sem a força do leigo, sua missão e seu testemunho.

No evangelho deste domingo acompanhamos Pilatos que diz: “Então tu és Rei”? Jesus responde: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta minha voz” ( Jo 18, 37). Hoje se fala que vivemos a era do pós humano e do pós verdade. Jesus, porém, em outras passagens se apresenta como o “Caminho, a Verdade e a Vida”; e também diz que “A Verdade vos libertará”. Mesmo que a história e a vida humana sejam marcadas por mentiras, falsidades, enganos, fraudes, calunias, etc, Jesus é a verdade suprema, Aquele em que não há falsidade. Ele também nos ensina que: “o teu sim seja sim e o teu não seja não. O que passa disso vem do maligno”. Que tenhamos isso em mente e possamos lutar e defender sempre a verdade, pois o Diabo é o “Mentiroso por natureza”. Tomamos cuidado para não nos esconder atrás de mentiras e enganos.

Mas que tipo de Rei é Jesus? Jesus vai dizer com clareza que o seu Reino “Não é deste mundo”. Sabemos que Jesus é um Rei bem diferente das imagens de reis que conhecemos. Jesus é, antes de tudo, o Rei pobre. Não possui exercito e nem qualquer força militar. Em sua ação, Jesus combateu os males causados por uma sociedade injusta e desigual. Nesta festa de Cristo Rei queremos ser bons e fiéis súditos de seu reino. Queremos renovar o compromisso de seguir na estrada de Jesus. Compete a nós, hoje, combater este bom combate em defesa da vida, guardar a fé e não perder a esperança. Nesta luta pelo Reino descobriremos a presença de Deus no meio de nós. Louvamos e adoramos Jesus Cristo, o Rei do Universo!

COMUNICADOS:

  • Parabenizamos a Paróquia Cristo Rei de Realeza na pessoa dos nossos confrades, Pe. Adriano Sacardo, Pároco, Pe. Vanderlei Pavan e Pe. Jorge Luiz de Oliveira, Vigários, juntamente com toda comunidade pela festa ao Padroeiro Cristo Rei do Universo.
  • Também queremos nos unir às Irmãs do Santo Nome de Deus, Irmãs Cavanis, que nos dias 27 a 29 de dezembro próximo irão celebrar seu Capítulo Geral na Cidade de Porcari, Itália. Colocamos em nossas orações.
  • Rezamos pelos nossos ESTÁGIOS VOCACIONAIS na Província: Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza e Cenáculo Cavanis de Castro nos dias 07, 08 e 09 de dezembro e na Casa de Acolhida Nossa Senhora do Carmo nos dias 30 de novembro e dias 01 e 02 de dezembro. Rezamos por estes momentos e encaminhamos nossos adolescentes e jovens para esta experiência vocacional.
  • Colocamos em oração o Pe. Fernando Fietta, primo do Pe. Piero Fietta, que sofreu um ICTUS cerebral e que se encontra na Unidade de Terapia intensiva do Davao, Filipinas. Que Deus o fortaleça e conceda o dom da saúde.

 

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 27, terça-feira, Pe. Antônio Élcio Aleixo, missionário Cavanis na Romênia que se encontra em férias no Brasil.

- Dia 29, quinta-feira, Pe. Silvestre Selunk, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oeste e Bela Vista da Caroba, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “Cristo Rei do Universo”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br