Religiosos com menos de 12 anos de votos perpétuos
Encontro anual para formação, exercícios espirituais e convivio fraterno.
Publicado em 11/11/2018

Encontro anual dos religiosos Cavanis com menos de 12 anos de votos perpétuos.

Dia 12 – São Josafá / Dia 17 – Santa Isabel da Hungria

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Aproxima-se o final do ano litúrgico 2018 no qual celebramos o “Ano Nacional do Laicato” em toda nossa Igreja do Brasil. Acreditamos que os frutos foram abundantes, especialmente na conscientização da missão e do papel do leigo e da leiga na vida e dinâmica da Igreja. Muitas comunidades paroquiais também celebraram neste período o sacramento da “Crisma” e o sacramento da “Sagrada Eucaristia”; outras ainda estão celebrando. São momentos fortes na vida dos nossos adolescentes, jovens e adultos.

A liturgia da Palavra deste domingo nos fala que o nosso Deus se coloca ao lado da viúva, do órfão, do estrangeiro. Deus defende e dá a vida aos pobres. Mas os pobres devem aprender a partilhar. É o que Elias diz para a viúva: partilha comigo o pouco que tem e nada e nada faltará. Quando os pobres partilham, a vida triunfa. A verdadeira liderança revela o rosto de Deus no meio dos pobres.

No evangelho, Jesus faz um discurso bem forte contra os doutores da lei, que usam seu saber para dominar e explorar o povo. É muito perigoso quando as lideranças religiosas, ao invés de ensinar o povo a partilhar, usam de seu poder para acumular riquezas. Jesus acusa os teólogos de sua época porque transformam seu saber em poder opressor, manipulando a imagem de Deus. Transformando o Deus defensor dos pobres num Deus que defende os ricos e sua riqueza acumulada.

Hoje, vivemos de certa forma, uma “crise de autoridade”. Poderíamos nos perguntar o que levou a isso, pois “Jesus falava com autoridade”. Diante da crise mundial, muitos governos tornaram-se e estão torando-se autoritários, populistas, que de certa forma, é a outra face do autoritarismo. Enquanto o Papa Francisco prega o acolhimento, o serviço, a humildade, uma Igreja em saída, que tem “cheiro das ovelhas”; estamos caminhando para uma Igreja de sacristia, uma volta tridentina, um afastar-se dos pobres. Felizmente não é unanimidade, pois temos muita gente preocupada com o lado social da Igreja, com a caridade, com o sofrimento do outro.

Como Cavanis somos chamados a “amar e servir” às crianças, os jovens, especialmente os mais necessitados, os últimos da sociedade; embora nossos Fundadores nos ensinassem a acolher a todos, pobres e ricos, sem distinção, ajudando-os a respeitar a pessoa com sua dignidade. A pessoa merece respeito por aquilo que é e não por aquilo que representa. Por isso, toda autoridade deve ser serviço, e estar a serviço dos outros. Que seja este nosso desejo como Província e Congregação. Que possamos exercer nossas autoridades nos Governos, Paróquias, Obras e Seminários com humildade e espírito de serviço. Que Deus abençoe a todos.

COMUNICADOS:

  • Agradeço imensamente aos religiosos abaixo dos 12 anos de votos perpétuos que puderam estar presente em nosso encontro na semana passada, no qual trabalhamos o tema: “O sofrimento invisível dos Presbíteros” e partilhamos nossas vidas e missão. Alguns não puderam comparecer, mas justificaram sua ausência. Que possamos crescer sempre mais na comunhão e participação, pois “somos todos irmãos” (Mt 23, 08).
  • Lembro que nesta semana, entre os dias 12 a 16 de novembro haverá na Itália a ultima reunião do ano do Conselho Geral. Desde já colocamos em nossas orações e peçamos sempre pela missão e unidade da nossa Congregação.
  • Ficou confirmada a celebração do Cinquentenário no Santuário Nacional da Mãe Aparecida no dia 30 de junho de 2019, domingo. Teremos concelebração televisionada às 08h da manhã; 10h ato comemorativo no Auditório.

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 14/11/ 2009, Pe. José Amilton Gomes dos Santos, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Uberlândia, MG.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus e um abençoado ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial




Encontro anual dos religiosos Cavanis com menos de 12 anos de votos perpétuos.


Encontro anual dos religiosos Cavanis com menos de 12 anos de votos perpétuos.






www.cavanis.org.br