A vida é uma missão. Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na terra.
Neste ano o tema da Campanha missionária é: “Enviados para testemunhar o Evangelho e a paz”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Publicado em 14/10/2018

Leigos Cavanis da comunidade da Paroquia Imaculada Conceição em Minas Gerais.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
OUTUBRO – Mês Missionário e Mês do Rosário / Dia 15 – Santa Teresa de Jesus / Dia 17 – Santo Inácio de Antioquia / Dia 18 – São Lucas, Evangelista

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos no segundo domingo de outubro, mês Missionário e mês do Rosário e neste ano o tema da Campanha missionária é: “Enviados para testemunhar o Evangelho e a paz”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Apresento uma parte da Carta Mensagem do Papa Francisco para este tempo especial.

A vida é uma missão. Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na terra. Ser atraído e ser enviado são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando se é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para frente. Ninguém como os jovens sente o quanto a vida surpreende e atrai. Viver com alegria a própria responsabilidade pelo mundo é um grande desafio. Conheço bem as luzes e as sombras de ser jovem e, se penso na minha juventude e na minha família, recordo a intensidade da esperança por um futuro melhor. O fato de nos encontrarmos neste mundo sem ser por nossa decisão faz-nos intuir que há uma iniciativa que nos precede e nos faz existir. Cada um de nós é chamado a refletir sobre esta realidade: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”.

Testemunhar o amor. Sou grato a todas as realidades eclesiais que vos permitem ter o encontro pessoal com Cristo vivo em sua Igreja: nas paróquias, associações, movimentos, comunidades religiosas, nas mais variadas expressões de serviço missionário. Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos “mais pequenos” (cf. Mt 25, 40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão. Essas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenas preparação para o seu bom êxito profissional, mas também para desenvolver e promover os seus dons dados por Deus, para melhor servir aos outros. Essas louváveis formas de serviço missionário são um começo fecundo e, no discernimento vocacional, podem ajudar a decidir pelo dom total de vós mesmos como missionários”.

As palavras de Jesus no final do evangelho deste domingo sintetizam a mensagem do Papa Francisco: “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45).

Rezamos pela missão da Igreja, mas também rezamos por nossa missão Cavanis em todas as partes territoriais onde nos encontramos. Missão esta confiada por Deus aos nossos Veneráveis Fundadores e hoje cabe a nós a missão de acolher, proteger, educar e promover crianças, adolescentes e jovens. Que possamos exercê-la como “Verdadeiros pais da juventude”, especialmente em nossa Província que celebrou o 8º Capítulo Provincial e se prepara para celebrar os 50 anos de presença Cavanis no Brasil. Confiamo-nos a Deus por intermédio da Virgem Maria.

COMUNICADOS:

  • Nos dias 24 e 25 de outubro acontecerá na Cidade de Guarantã do Norte, MT, o encontro dos religiosos abaixo dos 12 anos de votos perpétuos. Desejo que todos possam se organizar para participar.
  • No dia 29 de outubro acontecerá na sede da Província em Castro a reunião dos Formadores, nos dias 30 e 31 a reunião do Conselho Provincial e no dia 01 de novembro acontecerá à reunião dos Diretores Executivos das Obras Sociais e Educacionais. Todas acontecerão na sede Provincial em Castro, PR.
  • Parabenizamos todos os nossos professores e educadores Cavanis das nossas Escolas, Colégios, Faculdade e Obras Sociais pela passagem do seu dia, neste Dia 15 de Outubro, “Dia do Professor”.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 14, Domingo, Religioso Marcelo Cardoso dos Santos, estudante de Filosofia, residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.

- Dia 15, segunda-feira, Pe. José Carlos da Silva Leite, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Castro, PR.

- Dia 19, sexta-feira, Pe. Milton Cezar Freo Tubias, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR.

- Dia 20, sábado, Pe. Braz Elias Pereira, Mestre de Noviços na Republica Democrática do Congo, África.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São Lucas”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br