XV Sínodo dos Bispos sobre a juventude
Tema: “OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL”
Publicado em 01/10/2018

Foto della conferenza in Sala Stampa Vaticana - Apresentação do SINODO 2018

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
DIA NACIONAL DA BIBLIA / Dia 01/10 – Santa Terezinha do Menino Jesus / Dia 02 – Santos Anjos da Guarda / Dia 04- São Francisco de Assis

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao último domingo de setembro, Dia Nacional da Bíblia, e nesta segunda-feira damos inicio ao mês de outubro, mês com muitas motivações, dentre elas, destacamos o XV Sínodo dos Bispos sobre a juventude com o tema: “OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL”, o qual acontecerá em Roma entre os dias 03 a 28 de outubro. Será um momento de muita expectativa para toda a Igreja e não poderá ser diferente para as Congregações que trabalham diretamente com as juventudes, de maneira muito especial, a nossa Congregação Cavanis, que recebeu de Deus, por meio dos nossos Fundadores o Legado de ser “Verdadeiros Pais da Juventude”, educando a mente e o coração dos jovens, numa educação cristã.

Este Sínodo tem um objetivo muito rico e abrangente. Ele pretende alcançar e incluir todos os jovens, sem exceção, em suas mais diversas realidades e culturas. O apóstolo JOÃO, o Discípulo Amado, é o Ícone e a figura que pode ajudar-nos a compreender a experiência vocacional como um progressivo processo de discernimento interior e de amadurecimento da fé, que leva a descobrir a alegria do amor e a vida em plenitude no dom de si e na participação no anúncio da Boa Notícia. Maria, a Jovem de Nazaré, é a figura fiel do seguimento e da vocação. Que possamos acompanhar este Sínodo com nossas orações e que o resultado seja uma benção para toda a Igreja e para todas as juventudes que se preparam para mais uma Jornada no Panamá, em janeiro de 2019.

O Mês de outubro é um dos meses do ano que tem muitas celebrações. Somos chamados a vivenciá-lo com muita intensidade, pois celebramos também o mês da juventude, a infância missionária, das crianças, “Dies Natalis” do Pe. Marcos Cavanis e tantas outras motivações Cavanis. Nesta semana já daremos início a novena de Nossa Senhora do Rosário, São Francisco, Nossa Senhora Aparecida. Todas as nossas comunidades estarão envolvidas, pois temos todos os estes padroeiros em nossas Comunidades. Que seja um momento de muitas bênçãos e um mês muito abençoado. Além do mais, no próximo domingo, dia 07 de outubro, o Povo Brasileiro se apresentará às Urnas a fim de escolher seus representantes em nível Federal e Estadual. Mais do que nunca precisamos contar com o auxilio divino e a proteção materna de Maria, a Mãe Aparecida, que guie e oriente nosso povo e aqueles e aquelas que serão eleitos pelo povo. Que possam exercer o mandato pelo povo e em favor da Nação e não apenas em defesa dos interesses próprios e de quem os elegeu. Que Nossa Senhora Aparecida Interceda por nossa Nação Brasileira. Que neste Dia Nacional da Bíblia possamos nos inspirar nela para bem terminar este mês de setembro e começar um o mês de outubro pedindo que a Palavra de Deus, o Verbo que se fez Carne, ilumine nossos passos e nossas decisões.

COMUNICADOS:

  • Neste dia 01 de outubro a Casa da Criança e do Adolescente Pe. Lívio Donatti de Ortigueira completa 20 anos de fundação. Parabenizamos esta obra social e educacional Cavanis e pedimos por todos seus gestores, educadores e assistidos que por lá passaram e que hoje trabalham e frequentam.
  • No dia 13 de outubro a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR, estará celebrando 50 anos de história, seu Jubileu de Ouro. Desde já convidamos todos a participarem às 19h da Santa Missa com o Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi.
  • Parabenizamos todas as nossas Comunidades que trazem São Francisco como Padroeiro, Nossa Senhora do Rosário. Que Deus abençoe a todas.

 

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

  • Dia 06, sábado, Pe. João da Cunha, missionário Cavanis em Veneza, Itália, que nestes dias está de férias no Brasil.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado ministério Cavanis junto às crianças e jovens em Veneza, Itália.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São Francisco”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br